PLACAR

De Minaur derruba Medvedev e faz quartas inéditas em Paris

Foto: FFT

Paris (França) – Pela primeira vez na carreira, Alex de Minaur está nas quartas de final de Roland Garros. Cabeça de chave número 11 e diante de um frágil Daniil Medvedev, o australiano garantiu uma vaga entre os melhores da competição com uma virada por 3 sets a 1, parciais de 4/6, 6/2, 6/1 e 6/3 em 2h49 de partida.

Além de alcançar quartas inéditas em Paris, o jogador de 25 anos se torna o primeiro australiano a chegar tão longe no torneio em 20 anos. O último havia sido Lleyton Hewitt em 2004, caindo para o argentino Gastón Gaudio, que viria a ser o campeão daquela temporada. De Minaur também iguala seu melhor resultado em Grand Slam, repetindo a campanha do US Open de 2020.

No saibro francês, o atual número 11 do mundo está em sua oitava participação e nunca havia passado sequer da segunda rodada, com quatro eliminações em estreias. Esta foi ainda sua terceira vitória em nove jogos contra Medvedev, naquele que foi o primeiro confronto realizado no saibro.

De Minaur agora aguarda pelo vencedor da partida entre Alexander Zverev e Holger Rune, que jogam no encerramento da rodada desta segunda-feira na Philippe Chatrier, às 15h15. O australiano tem retrospecto negativo de 7 a 2 diante do alemão e um empate por 2 a 2 com o jovem dinamarquês.

Por sua vez, Daniil Medvedev sai da capital francesa com uma nova decepção. Em oito aparições no torneio, ele só chegou às quartas de final uma vez, em 2021. Além disso, fez oitavas também em 2022 e coleciona cinco quedas na primeira rodada, a mais recente no ano passado para o paranaense Thiago Wild.

Australiano sai atrás, mas reage com jogo mais agressivo

A partida desta segunda-feira não começou da melhor maneira para De Minaur, que sofreu bastante com o saque no início de jogo. Depois de salvar quatro break-points logo na abertura, ele ofereceu mais três chances a Medvedev no terceiro game e não resistiu, permitindo que o russo abrisse vantagem. O australiano chegou a ameaçar o serviço do rival e perdeu duas oportunidades de quebra, uma no quarto game e outra no oitavo, mas não concretizou e acabou saindo atrás no placar.

Com um plano de jogo mais ofensivo, Alex de Minaur mudou o cenário do confronto a partir do segundo set, aproveitando melhor as chances que teve e concretizando dois dos quatro breaks-points a seu favor, além de salvar dois contra.

Apesar de um aproveitamento muito baixo de 38% de acerto do primeiro saque no terceiro set, De minaur teve sua melhor média de pontos ganhos com esse fundamento naquela parcial, com incríveis 88%. Com isso, não cedeu uma única chance de quebra e ainda aproveitou duas das quatro que teve a favor para virar o placar.

Medvedev até ensaiou uma reação no início do quarto set com uma quebra precoce, mas cedeu o empate na sequência e não ameaçou mais o australiano, que voltou a superar o serviço do russo no sétimo game e aproveitou uma dupla falta do rival no nono para selar a classificação.

Os números finais da partida comprovam um De Minaur bem mais agressivo do que Medvedev. O australiano terminou o jogo com quase o dobro de winners do adversário (51 a 27), sendo sete aces para cada lado. Ele também cometeu dois erros não forçados a menos que o russo (40 a 42) e foi mais eficiente na rede, com 28 pontos vencidos em 45 subidas (62%) contra 19 em 39 (49%).

9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Federer eterno GOAT
Federer eterno GOAT
9 dias atrás

tá jogando muito o australiano… promessa de um grande duelo contra Ruud na SF

Lee
Lee
9 dias atrás
Responder para  Federer eterno GOAT

Pelo jeito o Ruud não precisa nem jogar seus 2 próximos jogos até chegar na semi final já está garantido a vaga.

Aryno Swionteko
Aryno Swionteko
9 dias atrás
Responder para  Lee

Pelo jeito o Ruud vai ser rude e fritar o Fritz.

Carlos Alberto Ribeiro da Silva
Carlos Alberto Ribeiro da Silva
9 dias atrás
Responder para  Lee

Se o Ruud passar pelas oitavas de final, enfrentará o vencedor entre Novak Djokovic e Francisco Cerundolo. Então, acredito que vai ter que suar um pouquinho pra chegar na semifinal.

Flávio
Flávio
9 dias atrás

Está vendo aí cara só jogão no tênis masculino, que não se nota isso no tênis feminino exceto aquele Iga x Osaka pela entrega que a joponesa pipocou. Agora acabou o jogo do Djokovic x cerundulo isso mostra o nível que está eles.

LuizStipp92
LuizStipp92
9 dias atrás

Medvedev e seu jogo horrendo ficam pelo caminho. Os amantes do tênis bem jogado agradecem.

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
9 dias atrás

Alex de Minaur subiu um degrau este ano. Muito mais sólido e consistente. Apenas sua 2º quartas de Slam, a 1º em RG.

Carlos Alberto Ribeiro da Silva
Carlos Alberto Ribeiro da Silva
9 dias atrás
Responder para  Guilherme E.S. Ribeiro

Concordo. Está com um mental mais forte, acreditando mais nele.

Atilio
Atilio
9 dias atrás

Parece que o tênis do De Minaur atingiu a maioridade também no saibro…

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Toda a comemoração de Alcaraz na conquista de Roland Garros

Jannik Sinner é o 29º homem a liderar o ranking profissional

PUBLICIDADE