Darderi supera susto e conquista título em Umag

Luciano Darderi (Foto: Croatia Open Umag)

Umag (Croácia) – Luciano Darderi vive um momento especial no circuito. Neste sábado, o italiano de 23 anos conquistou seu terceiro título de nível ATP na temporada ao vencer o espanhol Carlos Taberner por duplo 6/3 na final do ATP 250 de Umag, disputada sob chuva nas quadras de saibro do Estádio Goran Ivanisevic.

Vencedor também em Córdoba, em fevereiro, e em Bastad na semana passada, Darderi se torna apenas o terceiro jogador com ao menos três títulos em 2025, ao lado de Carlos Alcaraz (5) e Alexander Bublik (3). Ele agora soma nove vitórias consecutivas e aparece em 11º lugar no ranking da temporada, subindo para o 35º posto na classificação da ATP.

“Foi algo especial para mim. As últimas semanas foram malucas. Se alguém me dissesse que isso aconteceria há duas semanas, eu não acreditaria. Agradeço ao meu pai e à minha equipe. Sem eles, isso não seria possível. Agora é descansar e tentar manter esse nível nas quadras duras”, disse o italiano.

A vitória deste sábado, no entanto, foi marcada por um susto no último game. Ao chegar ao match-point, Darderi torceu o tornozelo, mas, mesmo mancando, conseguiu finalizar a partida no ponto seguinte e caiu no chão em lágrimas. Com um gesto de fair play, Taberner o ajudou a se levantar.

Disputando sua primeira final de ATP, Taberner, de 27 anos e atual 111 do mundo, teve uma grande campanha em Umag, onde eliminou o cabeça 1 Francisco Cerúndolo. Com o vice, o espanhol sobe 27 posições no ranking e deve atingir a melhor marca da carreira na próxima segunda-feira, no 84º posto.

Durante a final, Darderi demonstrou firmeza desde o início. Acertou 20 winners contra 17 erros não forçados e conquistou a quebra decisiva no 3/2 do primeiro set com um winner de forehand. No segundo, controlou bem a vantagem até o fim, mesmo sob forte pressão da chuva.

Agora, ele soma 19 vitórias e apenas uma derrota no saibro contra jogadores fora do top 30 em 2025. Com o título, Darderi mantém 100% de aproveitamento em finais no circuito, agora com quatro triunfos. Ele também havia levantado a taça no saibro de Córdoba no ano passado.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.