Atualizado às 14h21, após a derrota de João Schiessl na Espanha
Telfs (Áustria) – Os dois representantes brasileiros estão nas quartas de final do torneio de nível M25 que acontece sobre o saibro de Telfs, na Áustria. Nesta quinta-feira, o cabeça 6 Daniel Dutra da Silva e Mateus Alves obtiveram vitórias em condições muito distintas.
Danielzinho encarou o tcheco Ondrej Horak, apenas número 1.609 do ranking, e se impôs por 6/4 e 6/1. Muito mais complicada foi a virada de Alves em cima do eslovaco e ex-top 30 Martin Klizan, com as parciais de 6/7 (5-7), 7/6 (7-4) e 6/3.
Os dois terão jogos difíceis nesta sexta-feira. Daniel enfrenta o norte-americano e cabeça 4 Tody Kodat, atual 323º do mundo, enquanto Alves desafia o argentino e segundo favorito da semana, o argentino Facundo Mena.
Outro resultado positivo para o tênis brasileiro veio com Nicolas Zanellato no saibro alemão, confirmando a condição de cabeça 2 no M15 de Uslar com muita autoridade, ao superar o italiano Iannis Miletich, vindo do qualificatório, por 6/1 e 6/3. Número 471 do ranking no momento, ele enfrentará agora o argentino Lautaro Falabella, 964º colocado.
Schiessl é eliminado na Espanha
Por outro lado, o jovem paranaense João Schiessl não teve muitas chances diante do anfitrião Carlos Lopez e foi eliminado na segunda rodada do M25 de Gandia, no saibro espanhol. O cabeça de chave 5 e 343º do ranking cedeu apenas dois games para o canhoto de 19 anos e triunfou pelo placar de 6/2 e 6/0.
Mesmo com a derrota, Schiessl está dando um salto momentâneo de 22 posições e atingindo o 625º lugar na lista da ATP, ainda abaixo do seu recorde pessoal, que é o 606º obtido em junho.
Muito bom
Parabéns aos brasileiros. Daniel Silva atinge sua 6 quartas de final este ano, a 5º em ITFs. Tenta sua 3º semifinal de ITF no ano. Pega o jovem americano Toby Kodat, 21 anos, que apesar de americano joga mais no saibro na sua carreira até aqui. Jogo sem favoritos. Mateus Alves faz também sua 6º quartas de final no ano, a 5º em ITFs. Vai em busca de sua 5º semifinal de ITF no ano. Está com seu melhor ranking, mas pega o experiente argentino Facundo Mena, 32 anos, TOP 300, saibrista nato, que já fe 2 finais de Challenger este ano no piso. Jogo duro, argentino é o favorito. Já o Nicolas Zanellato faz apenas sua 2º quartas de ITF no ano. Tenta sua 1º semifinal na temporada. Apesar do melhor ranking que o argentino Lautaro Falabella, pelo momento não tão bom, acho um jogo sem favoritos. Mas estamos na torcida para que todos os brasileiros ganhem mais uma vez.
Zanellato e Danielzinho cumpriram seus papéis: vitórias protocolares contra adversários alguma degraus abaixo no ranking, Nicolas terá novamente um adversário mais frágil nas QF, tem q aproveitar e fazer SF; já o Daniel terá uma partida mais complicada..
A vitória do Mateus para mim foi de longe a mais expressiva: Klizan tem 6 canecos de ATP e está escalando o ranking rapidamente após longo período de afastamento, parece msm q o BR recuperou a confiança com o recente título de M25 na Alemanha. Próxima rodada outro adversário indigesto, com 2 finais recentes de CHL mas, é uma oportunidade para o BR consolidar um remontada nessa temporada, bora por mais!