San Francisco (EUA) – A oitava edição da Laver Cup tem início nesta sexta-feira em San Francisco. A competição foi criada em 2017, tendo a empresa Team8, de Roger Federer, como uma das promotoras. E depois de duas edições de caráter amistoso, mas com os tenistas orientados a jogar seu melhor, a ATP decidiu oficializar o torneio e contabilizar as vitórias no currículo dos participantes.
Inspirada na tradicional Ryder Cup do golfe profissional, a Laver Cup é uma disputa entre duas equipes, o Time Europa e o Time Mundo. A competição acontece durante três dias, sexta, sábado e domingo. A cada dia, são disputados quatro jogos, três de simples e um de duplas, todos em melhor de três sets, porém o terceiro set será um match-tiebreak (até 10 pontos). Entre as plataformas que mais pagam, a equipe Europa tem grande favoritismo, pagando 35% sobre o valor investido, enquanto o Mundo aparece como ‘zebra’ e oferece 3,2 vezes o valor apostado.
A edição de 2025 será a primeira com um brasileiro em quadra. O carioca João Fonseca, de 19 anos, faz parte do Time Mundo e estreia nesta sexta-feira às 23h (de Brasília) contra o italiano Flavio Cobolli, abrindo a sessão noturna. A transmissão para o Brasil é da ESPN e Disney+.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
As vitórias na sexta-feira valem 1 ponto. No sábado, cada vitória vale 2 pontos. Já no domingo, cada partida vale 3 pontos. O formato impede que a disputa seja encerrada em apenas dois dias. No total, estarão em disputa 24 pontos e o primeiro time que atingir 13 será o vencedor da Laver Cup. No caso de empate por 12, um jogo adicional de duplas será realizado.

As equipes
Mundo: Taylor Fritz, Alex de Minaur, Francisco Cerúndolo, João Fonseca, Alex Michelsen e Reilly Opelka.
Capitão: Andre Agassi, Vice: Patrick Rafter
Europa: Carlos Alcaraz, Alexander Zverev, Holger Rune, Casper Ruud, Jakub Mensik e Flavio Cobolli.
Capitão: Yannick Noah, Vice: Tim Henman
O local
Há alternância de sedes entre Europa e outros continentes a cada temporada. O piso será sempre o sintético coberto. Neste ano, os jogos acontecem no Chase Center, em San Francisco. A organização do evento já confirmou que Londres receberá a edição pela segunda vez em 2026.
Premiação
Cada jogador da equipe campeã recebe uma premiação em dinheiro no valor de US$ 250 mil. Não há premiação específica para os jogadores do time que perder, mas existe também um cachê de participação para todos os tenistas com base nas posições no ranking após Roland Garros.
O histórico
Os europeus mantiveram a hegemonia da competição e conquistaram o título nas quatro primeiras edições, até que o Time Mundo pudesse vencer pela primeira vez em 2022, em Londres. O evento ficou marcado como o último torneio da carreira de Roger Federer, que foi escalado apenas nas duplas, ao lado de Rafael Nadal. Eles foram superados por Jack Sock e Frances Tiafoe por 4/6, 7/6 (7-2) e 11-9.
A primeira disputa foi em Praga, na República Tcheca, com vitória por 15 a 9. No ano seguinte, o torneio foi para Chicago, nos Estados Unidos, e o Time Europa fez 13 a 8. De volta ao território europeu em 2019, Federer teve a oportunidade de jogar em casa, em Genebra, e ajudou a equipe a vencer por 13 a 11, na edição mais equilibrada. O evento não aconteceu em 2020 por conta da pandemia e foi retomado em 2021. A disputa em Boston foi a mais desigual da história, com os europeus vencendo por 14 a 1 no placar final. Em 2023, o Time Mundo dominou, com 13 a 2 em Vancouver. Já no ano passado, em Berlim, a disputa foi equilibrada e os europeus venceram por 13 a 11.











Nossa, o time da Europa está muito superior.
A reportagem disse que um brasileiro nunca tinha jogado a Laver Cuo…
Mas o brasileiro Melo já não tinha participado uma vez? Para jogar duplas? Ou foi alguma outra competição em equipe?
Não, Melo jamais foi convocado para a Laver Cup, até porque sempre chamam apenas destaques de simples.
Como são definidos os jogos do domingo? Em tese, todos os doze jogadores já terão jogado partida simples até sábado. Aí, devem ter um critério para ver quem jogará mais de um jogo de simples.