PLACAR

Como a tecnologia impacta o mercado do tênis

Chino Rocha/Unsplash

As tecnologias têm uma relação direta com os esportes, dentro e fora das quadras. No caso do tênis, a possibilidade de criar e editar vídeos faz parte do cotidiano de quem acompanha a atividade online.

Não existem dúvidas de que o futebol é o principal esporte nacional, mas o tênis ganha fãs no Brasil o tempo todo. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope Repucom, 27 milhões de brasileiros afirmaram possuir interesse ou muito interesse no tênis, especialmente com a acessibilidade do esporte na internet. Jogos têm sido mostrados na tv a cabo e sites e plataformas também transmitem jogos ao vivo.

As ferramentas tecnológicas e o esporte
As ferramentas tecnológicas impactam o mercado dos esportes de múltiplas formas. Para começar, podemos mencionar os editores de vídeos, os quais permitem editar highlights de futebol, tênis, basquete e outros, muitas vezes utilizando inteligências artificiais. Essas, aliás, merecem destaque.

Inteligências artificiais estão presentes em todos os aspectos da vida digital atual, indo desde empreitadas criativas até tarefas repetitivas. Naturalmente, isso vale para o esporte em variados espaços, incluindo contagem de pontos e tabelas, criação de materiais audiovisuais e transmissões.

Dentro do campo, tecnologias garantem que regras do tênis sejam colocadas em prática de maneira mais correta, já que é possível ver e rever jogadas. Isso contribui para um esporte mais justo, algo que agrada tanto os fãs do esporte, quanto os tenistas. O avanço da tecnologia, aqui, é muito positivo.

Como o Wondershare Filmora pode ser usado para editar vídeos de tênis?
O editor de vídeo inteligente como uma ferramenta tecnológica impacta o mercado do tênis, o que é passível de ser explicado a partir do Wondershare Filmora. Na prática, ele se trata de um editor de mídias audiovisuais altamente compatível e de uso simples.

Também é possível relacioná-lo com as inteligências artificiais, já que parte dos recursos se valem dessa tecnologia. A principal é a ferramenta de “copiloto”, a qual pode ser utilizada pelos usuários para pedir dicas ou sanar dúvidas enquanto se edita vídeos sobre esportes.

Apesar de ser um software pago, o Wondershare Filmora pode ser testado gratuitamente por quem se interessa por ele. Isso, aliado aos benefícios já mencionados, o torna uma boa recomendação para quem procura ferramentas de edição de vídeos sobre tênis, relacionando o esporte às tecnologias.

Vantagens de usar a tecnologia do Wondershare Filmora
Há 4 vantagens possibilitadas pelo software quando o assunto é o tênis na internet. Esses pontos valem tanto para usuários individuais quanto para produtores de conteúdo e grupos sobre o esporte. Vejamos os detalhes:

1 – Editar vídeos sem conhecimentos técnicos aprofundados
Logo de cara, uma das principais vantagens do uso do Wondershare Filmora é a possibilidade de editar vídeos sobre tênis mesmo sem possuir conhecimentos técnicos aprofundados. A publicação de materiais nas redes, por exemplo, gera engajamento e não pede que se gaste muito tempo editando.

Isso se deve ao copiloto IA mencionado antes, é claro, mas também pela interface amigável do software. Embora traga uma infinidade de opções de edição, todas elas são alocadas em espaços intuitivos, onde os usuários conseguem achá-las sem dificuldade. E tudo de maneira direta e ágil.

2 – Aprofundar o aprendizado sobre inteligências artificiais
Quando o assunto são as inteligências artificiais, uma coisa é certa: elas não vão a lugar algum tão cedo. Mais do que isso, a sua prevalência só tende a crescer em todos os espaços, o que torna essencial compreendê-las melhor a partir de atividades práticas. Esse é o caso dos recursos do editor Filmora.

O editor de vídeo traz as IA em variados espaços, incluindo um muito associado com outra ferramenta moderna: o chat. Popularizado pelo ChatGPT, o funcionamento dessa parte da tecnologia é simples e direto: a partir de comandos de textos direcionados, as IA realizam trabalhos de edição de mídias.

3 – Gravar a tela durante transmissões de partidas de tênis
O gravador de tela é um dos recursos presentes no Wondershare Filmora, e um dos mais úteis. Funciona da seguinte forma: de acordo com instruções do usuário, o software é capaz de capturar imagens do seu monitor. Se existir uma aba exibindo uma partida de tênis ou futebol, ele irá gravá-la.

Não é preciso dizer que isso pode ser útil em muitos contextos, especialmente para quem trabalha com a produção de materiais audiovisuais para as redes sociais. Após a gravação, existe também a possibilidade de editar o seu vídeo diretamente no programa, unindo todos os recursos em um só.

4 – Está disponível em mais de um dispositivo
O Wondershare Filmora é mais conhecido por sua versão para computadores, mas a verdade é que ele existe para variados dispositivos. É possível editar vídeos em máquinas com os sistemas operacionais Windows e MacOS, mas também em tablets ou smartphones, a partir de apps dedicados.

Isso é interessante porque abrange tanto os usuários que utilizam mais frequentemente os dispositivos móveis, quanto aqueles acostumados com computadores de mesa e laptops. Em todo caso, as ferramentas disponíveis variam de acordo com a complexidade e potência de cada dispositivo.

E essas são apenas algumas formas como as tecnologias, e em especial as IA presentes em programas como o Wondershare Filmora, impactam o mercado do tênis. É impossível prever onode irá chegar, mas as perspectivas são positivas.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Veja como foi a espetacular vitória de Fonseca sobre Sonego

Nadal pode ter feito seu último jogo oficial em Barcelona

PUBLICIDADE