Começa o grande desafio de Djokovic

De volta ao tênis eficiente e competitivo que lhe faltou tantas vezes nos últimos 12 meses, Novak Djokovic chega a sua 61ª presença em quartas de final de Grand Slam pronto para iniciar o grande desafio que o separa do 25º troféu. Afinal, a lógica diz que ele terá de ganhar dos três líderes do atual ranking para isso, incluindo o atual campeão. Seria uma tarefa hercúlea caso o sérvio não fosse o maior tenista que já disputou o Australian Open.

Aos 37 anos e esbanjando vitalidade, Nole passou pelo quarto adversário consecutivo que tem pelo menos uma década a menos de idade: o garoto Nishesh Basavareddy tinha 18 de diferença; Jaime Faria, 16; Tomas Machac, 13; e neste domingo Jiri Lehecka, 14. Os dois últimos eram cabeças de chave e mesmo assim não tiraram set.

Mas agora vem Carlos Alcaraz e, apesar de o espanhol também ter 16 anos de vantagem, o patamar é outro. A apertadíssima rivalidade está com 4 a 3 de vantagem para Nole, sendo 2 a 1 para Carlitos em Slam. Os dois não se cruzam na quadra dura desde as duas vitórias do sérvio em 2023, em Cincinnati e no Finals. Aliás, nunca se cruzaram antes de uma semi até agora.

É um jogo sem favoritos, ainda mais depois da vitória de Djokovic na final olímpica de cinco meses atrás, o mais recente dos confrontos. Há pressão óbvia para os dois lados e pouca expectativa de inovação tática. Os dois vão tentar se impor na correria, embora eu ache que a ousadia de Djokovic pelas paralelas possa lhe dar buracos essenciais. Carlitos é extremamente versátil e pode optar por ser defensivo, mas existem muitos poucos homens na história que conseguiram derrotar Nole sem agressividade constante.

Enquanto Djokovic dominou o bom saque de Lehecka, sabendo explorar o forehand instável – o tcheco só conseguiu tirar um serviço e ameaçar quando passou a centralizar mais as bolas para tirar os ângulos -, Alcaraz só precisou jogar dois sets antes que Jack Draper acusasse o efeito dos 15 sets disputados na primeiras rodadas. O espanhol agora é o segundo mais jovem profissional a somar 10 quartas de Slam, superado apenas pelo sueco Mats Wilander.

Para encerrar o dia, veio a surpresa geral: Djokovic saiu de quadra sem dar entrevista a Jim Courier, o que sugeria irritação com a parcela do público que andou de novo atrapalhando a partida. Mas rapidamente veio a explicação. Nole decidiu retaliar o Canal 9, a emissora oficial do torneio, porque o jornalista Tony Jones fez referências irônicas e inapropriadas sobre a torcida sérvia e o próprio jogador. E manterá o boicote até uma desculpa formal. Certíssimo.

À espera de sua vez, Alexander Zverev perdeu o primeiro set nesta edição, mas jamais correu qualquer risco diante do canhoto Ugo Humbert. No entanto, para chegar pela terceira vez à semi em Melbourne, Sascha terá de superar Tommy Paul, para quem perdeu os dois jogos já feitos, ambos no piso sintético porém um em 2020 e outro em 2022. O norte-americano foi outro que teve vida fácil, com o esperado esgotamento de Alejandro Davidovich.

Sabalenka atropela, Coco reage

Com atuação peso pesado, Aryna Sabalenka atingiu a notável marca de 24 sets consecutivos vencidos no Australian Open. O último cedido foi o primeiro na final de 2023 diante de Elena Rybakina. A adolescente Mirra Andreeva não teve potência para encarar a bielorrussa em piso mais veloz e foi totalmente dominada. Até curtinha a número 1 deu.

A quadra dura é especialidade da bielorrussa, que ganhou 31 dos últimos 32 jogos de Slam sobre a superfície desde 2023. Ela aliás soma 10 quartas, maior número de qualquer outra tenista nas últimas cinco temporadas. Enfrentará agora a experiente Anastasia Pavlyuchenkova, essa sim uma tenista ofensiva e que venceu dois dos três duelos. Mas as duas não se cruzam há quase quatro anos.

Coco Gauff por sua vez chegou à nona vitória da temporada. Levou um susto de Belinda Bencic, que jogou um belo e arrojado primeiro set. Aí não sustentou o ritmo e foi amplamente superada. A campeã do US Open de 2023 é outra especialista na quadra dura, tendo vencido 22 de seus últimos 24 jogos.

O reencontro com a espanhola Paula Badosa será um tira-teima, com três vitórias para cada lado, ainda que Coco tenha vencido as duas de 2024. Na partida deste domingo, Badosa venceu fácil o primeiro set da canhota Olga Danilovic, mas perdia por 2/5 o segundo set. Achou forças para levar o tiebreak e evitou um perigoso terceiro set. A cabeça está firme.

Bia se solta nas duplas

Ótima atuação de Bia Haddad na parceria bem casada que faz com a guerreira Laura Siegemund. Embora por vezes as duas batam raquete, a combinação de bom saque, voleios firmes e devoluções variadas está dando muito certo. Curioso como Bia tem sido outra tenista nos jogos de duplas: saca muito mais forte, bate pesado e está firme na rede. Melhor ainda, parece se divertir. Nesta noite, o desafio são as cabeças 2, nossa conhecida Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe. Duríssimo.

Subscribe
Notificar
guest
137 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Tadeu
Tadeu
22 dias atrás

Final antecipada

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
22 dias atrás
Responder para  Tadeu

Tás brincando. A FINAL provavelmente terá a presença do N 1 do Mundo. Abs !

Lee
Lee
22 dias atrás
Responder para  Tadeu

Tem o Sinner do outro lado ainda que vai vir mais descansado pois o lado dele da chave está mais tranquilo. Quem passar de Djokovic ou Alcaraz vai ter outro jogo complicado na semi ainda.

Marcos
Marcos
22 dias atrás
Responder para  Tadeu

Discordo de vc.
Final antecipada seria Alcaraz x Sinner

José Carlos
José Carlos
22 dias atrás
Responder para  Tadeu

Não, né… Sinner continua amplo favorito e Zverev está pelo menos no mesmo nível de ambos. E uma partida de quartas de final que poderia ser semi em função do sorteio, mas muito improvável que fosse uma final. A temporada decepcionante e muito abaixo da média do sérvio em ´24 explica. Alcaraz é amplo favorito.

Daniel
Daniel
22 dias atrás
Responder para  Tadeu

N3 e N7 de onde final antecipada?

Refaelov
Refaelov
22 dias atrás

“Curioso como Bia tem sido outra tenista nos jogos de duplas: saca muito mais forte, bate pesado e está firme na rede. Melhor ainda, parece se divertir…” será que a ausência da necessidade de cerrar os punhos e fazer contato visual com o técnico a cada ponto n tem alguma relação com isso Dalcin?

Saudações!

Andre Borges
Andre Borges
22 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Porque será que o pessoal cisma tanto com isso de cerrar o punho e buscar aprovação do tecnico? 99% do do ciruito masculino e feminino faz isso o tempo todo. Achava até que a WTA e ATP davam curso disso, porque todos fazem bem ensaiadinho, igualzinho.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
22 dias atrás
Responder para  Andre Borges

A meu ver, começou exagerado em 2021 , com Carlitos e Ferrero. Devido ao sucesso precoce do mesmo , foi copiado até por marmanjos . No caso de Bia , chega a ser realmente irritante. Abs!

Luiz Otávio
Luiz Otávio
22 dias atrás
Responder para  Andre Borges

Discordo. Veja o contato visual do Sinner por ex… a Bia faz a todo ponto.

Evaldo Moreira
Evaldo Moreira
22 dias atrás
Responder para  Refaelov

Olha, é melhor ela se integrar as duplas, parece que o nível sobe e é outra jogadora

Sergio
Sergio
22 dias atrás

Excelente comentário Dalcim. Penso que agora é que é a hora da onça beber água. Penso que será um grande confronto. Djokovic realmente é um fenômeno. Aos 37 anos jogando como um garoto. Porém, terá pela frente um outro fenômeno. Jogo imprevisível.

José Afonso
José Afonso
22 dias atrás

Excelente texto, mestre Dalcim! Primoroso.

A missão do sérvio é quase impossível, mas se tem alguém que poderia conseguir nesta idade é o Big 3 e, mais especialmente ainda, ele, que se destacou como o mais longevo e maior campeão dos três gigantes.

Agora é torcer muito por ele. Se por acaso conseguir, será consagração ainda mais absoluta como GOAT, pois terá o recorde isolado de Slams e em cima dos fenômenos da atualidade que dominam o ranking.

Última edição 22 dias atrás by José Afonso
Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
22 dias atrás
Responder para  José Afonso

Como assim, mais longevo ? . Veja os Títulos de Federer depois dos 37 , e o nível de Tênis jogado aos 38 . Rafa Nadal por exemplo, ZERO Título pós 36 anos. Djokovic pós 37 , por enquanto somente o Ouro Olímpico. Abs !

Pedro Oliveira
Pedro Oliveira
22 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Federer nao ganhou rigorosamente nada depois que fez 37 anos. Seu ultimo titulo digno de nota foi ausopen de 2018, qnd ele estava com 36 e meio. Sem duvidas ele jogou em alto nivel, mas titulo real c essa idade só o Djoko venceu.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
22 dias atrás
Responder para  Pedro Oliveira

Rigorosamente nada e’ não ganhar nem ATP 250 , meu caro. Decacampeonato do ATP 500 da Basiléia 10/2018 , ATP 500 de Dubai 03/2019 , MASTERS 1000 de Miami 03/2019, Decacampeonato do ATP 500 de Halle 06 /2019 . O nível apresentado na FINAL de Wimbledon 2019 , e no ATP FINALS 2019 , eliminando Djokovic em Sets diretos , fica como brinde . Isto é o problema de cair de paraquedas, caríssimo Pedro Oliveira rs . Abs !

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
21 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Nenhum Big Title como o ouro olímpico.

José Afonso
José Afonso
22 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Mais longevo, pois ganhou 12 Slams após os 30 anos de idade, sendo os três últimos no ano que completou 36 anos. Aliás, também terminou a temporada como número 1 aos 36 anos e ganhou ouro olímpico aos 37.

Federer pode ter mais títulos aos 37, mas longevidade não se mede somente a partir desta idade, mas também pelos feitos todos a partir dos 30 e 35 anos, mas claro, também pelo que é feito perto dos 40.

Leandro Augusto
Leandro Augusto
21 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Calma meu amigo, pois o ano está começando com muita água para rolar e quem sabe não vem mais um título de slam para o servio.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
21 dias atrás
Responder para  Leandro Augusto

Muda o que Sr Leandro ? Quero apenas ver o nível de competitividade do Sérvio. Abs !

Sergio
Sergio
21 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Nadal foi campeão em Roland Garros aos 36 anos em 2022.

Jose Yoh
Jose Yoh
21 dias atrás
Responder para  José Afonso

Longevidade é algo muito associado à medicina e tecnologia. Conforme o tempo avança os atletas ficam mais longevos, entao o último sempre leva vantagem.

Abs

José Afonso
José Afonso
20 dias atrás
Responder para  Jose Yoh

É verdade, mas, apesar disso, Ken Rosewall e Jimmy Connors foram incrivelmente longevos também, décadas atrás.

Alvaro Armbrust
Alvaro Armbrust
22 dias atrás

Na minha opinião, atualmente somente 3 jogadores conseguem jogar de igual para igual contra Djokovic: Sinner, Alcaraz e Zverev. Mas para vencê-lo, além de agressividade e regularidade, tem que ter muita paciência.

João Sawao ando
João Sawao ando
22 dias atrás

Na dupla a Bia joga mais solta

Jonas
Jonas
22 dias atrás

Djoko é autêntico e era esperado esse tipo de reação dele, que tomou a atitude mais correta. Criticar alguém é uma coisa, passar dos limites na liberdade de expressão é outra.

Quanto às quartas de final, vejo um confronto praticamente sem favoritos. Se o jogo for para o quinto set talvez o espanhol tenha uma vantagem física, afinal é 16 anos mais jovem e ficou pouco tempo em quadra. O sérvio não tem mais a intensidade de antes e até seria estranho ter aos 37 anos. A questão é que o cara é muito acima tecnicamente e mesmo nessa idade pode bater qualquer um. Espera-se um jogaço entre esses dois gênios.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
22 dias atrás
Responder para  Jonas

Porque estranho após os 37 ???. Quer que eu repita o discurso de Novak em janeiro sobre a FINAL de WIMBLEDON 2019 ???. Rsrsrs, Abs !

Jonas
Jonas
22 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Gosta de passar vergonha né Serginho… mas ok. Djoko hoje joga mais que Federer aos 37 anos, não tenho dúvida. O suíço jamais bateria o fenômeno Alcaraz de 21 anos em final olímpica no saibro, muito menos em sets diretos.

Além disso, Djoko faz 38 anos em Maio deste ano, ele pode muito bem continuar em alto nível por um bom tempo, só depende dele. No mais deixa eu refrescar sua memória: após os 36 anos Djoko venceu Roland Garros, US Open, ATP Finals, Cincinnati, Paris e o Ouro Olímpico. Ah, essa final de 2019 foi aquela em que o Federer se tornou trivice pro Djoko logo no piso preferido do suíço, abs.

Última edição 22 dias atrás by Jonas
Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
22 dias atrás
Responder para  Jonas

Vergonha maior que o caríssimo Pedro , mais acima . O próprio cortou SLAM de Federer aos 36 e meio (na sequência se tornou o mais Velho N1do Mundo) . E o Mestrinho vem citar vários do Sérvio antes dos 37 ? . Nenhum ATP 250 que seja após esta idade . E olha que disputou muitos . A FINAL de Wimbledon e o ATP FINALS foram em 2019 . Faz a conta , meu caro . Acorda joninho, isto é que passar vergonha…rs. Ps : Não conseguiu quebrar o Serviço do garoto nem no Saibro Olímpico. Abs !

Jonas
Jonas
21 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O Djoko não fez 38 anos ainda. Ele está com 37 anos e meio. Você deve saber prever o futuro rsrs.

Além dos títulos que o sérvio conquistou após os 36, esqueci de citar que ele terminou a temporada 2023 como número 1 do mundo, ampliando ainda mais seu recorde depois de bater Sinner e Alcaraz no Finals.

Federer foi bem aos 37 mas qualquer comparação soa como piada. Um simples Ouro Olímpico sobre Alcaraz aos 37 anos já é maior do que os 250 que o Federer ganhou, abs.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
21 dias atrás
Responder para  Jonas

Aprenda ao menos a Ler , caríssimo. A Turminha da Kombi não lê nada até o Final. Federer não disputou ATP 250 nesta idade . Já Sérvio disputou e perdeu os dois . Tadinho…rs. Abs!

Sandra
Sandra
22 dias atrás

Dalcim , ate gostaria que o Djokovic ganhasse , mas vc nao daria um percentual major para o Alcaraz? Na sua opiniao quem pegou a chave pior ate aqui ?

Maurício Luís *
Maurício Luís *
22 dias atrás

Pelo ‘ranking’, Alcaraz seria favorito. Mas há coisas que ao meu ver lhe tiram o dito cujo:
– histórico entre eles muito equilibrado;
– idade pesa a favor do espanhol, mas experiência pesa um pouco a favor do sérvio. Apesar que Carlitos já é bem experiente pra idade;
– em questão de desempenho, Nole é um ponto fora da curva pra idade dele, assim como Federer também o foi;
– a final olímpica pesou negativamente pro Alcaraz, e não se sabe se ele realmente superou aquela derrota. Na hora H, às vezes acontece de alguns fantasmas reaparecerem.
Assim sendo: Alcaraz quer brigar com Sinner pelo número 1 e ganhar o único Slam que lhe falta. Djokovic está com a faca nos dentes porque sabe que esta pode ser uma de suas últimas chances de chegar ao Slam 25.
Vai voar pena pra tudo que é lado.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
22 dias atrás

Ainda é um sonho bem distante, mas se Djoko bater o número 3, o número 2 e o número 1 do mundo com 37 pra 38 anos sendo eles todos muito mais jovens, vai ser difícil não considerá-lo o maior atleta de todos os tempos indiscutivelmente (hoje ele está “apenas” no debate). Seria um feito totalmente sem precedentes.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
22 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Recordei-me do Masters 1000 de Madrid, no qual Nalbadian bateu o BIG 3 (que também era o TOP 3) para levar o caneco.

Não tem relação direta à sua comparação, alem de ter ocorrido em 2007, mas ainda assim um feito único.

Se isso que comentas ocorrer, também será um grande feito.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
22 dias atrás
Responder para  Marcelo Reis

além*

Paulo Almeida
Paulo Almeida
22 dias atrás
Responder para  Marcelo Reis

Nalbandian conseguiu um grande feito em melhor de 3 sets, mas ainda era jovem. Para o Djokovic perto dos 38 não seria um grande feito: seria a maior façanha esportiva já realizada, de longe.

Lembrando que seus principais concorrentes Phelps e Bolt pararam bem cedo, não chegaram nem perto da longevidade do sérvio.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
22 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Entendo seu descomedimento de fã.

Mas o próprio Djokovic tem feitos bem superiores a este, caso ocorra. O de semanas como top 1, por exemplo. O Nadal, com 14 RGs, bate com sobras este feito, caso ocorra. Claro, minha opinião. Este seria simbolicamente muito bonito porque seria o 25º e o 100°, além de serem marcos incríveis. Grandes feitos no tênis – para mim.

E sobre comparar atletas de diferentes esportes, a gente brinca, mas não é simples comparar de forma totalmente honesta. Se formos pensar objetivamente nos números, o Usain e o Phelps ganharam percentualmente maior que o Djokovic. O Bolt, por exemplo, tem um rendimento idêntico ao de Nadal em RG – mas na carreira inteira, desde que se profissionalizou. Ficou imbatível por quase 5 anos. O Phelps com mais de 90 medalhas em top-tier events e 28 olímpicas … sem condições de comparar. E sobre o life span esportivo, bem distintos também. Não “existe” nadador ou corredor de alto rendimento após 30 e poucos anos, é algo raríssimo. No tênis, as margens são bem diferentes e no top 100 temos muitos com idade de 30 para cima.

Por fim, ano passado fizeram uma lista de melhores atletas do século XXI, só especialistas da área, nada de fãs. O Djoko não pegou nem top 10, outros tenistas pegaram. Não tô dizendo que concordo, só me atenho aos fatos. Eu jamais diria “maior façanha” esportiva, mas sem dúvidas um grande feito no tênis.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
21 dias atrás
Responder para  Marcelo Reis

É difícil eu ser comedido quando se trata de Novak Djokovic, como você bem sabe, mas posso tentar agora com adrenalina um pouco mais baixa após vitória e polêmica da entrevista recusada.

Eu deveria ter dito maior façanha dentro de um mesmo torneio. Se houver equilíbrio nesses hipotéticos 3 jogos, Djoko não ficará menos de 4 ou talvez 5 horas em nenhum deles. Seria como disputar a semifinal de Wimbledon 2018 ou a final de Wimbledon 2019 três vezes, por exemplo. Sim, os próprios recordes do sérvio e os 14 RG do Nadal continuariam bem maiores, pois aí estamos falando de carreiras inteiras.

De fato, é muito complexo comparar esportes diferentes, porém minha argumentação (você já deve ter visto) é que somente no tênis masculino os 3 maiores da história se enfrentaram por cerca de 15 anos pelo posto de GOAT. Sem falar em entressafra, mas Phelps e Bolt não passaram por um tripla rivalidade dessas e por tanto tempo. Excluí atletas de esportes coletivos porque eles não ganham sozinhos, precisam de companheiros.

Eu lembro da lista e não foi isso que você postou. Foram especialistas de diferentes esportes podendo votar várias vezes sobre aqueles que não dominam, o que pra mim diminui bem a credibilidade. Também não gostei de misturarem homens com mulheres, mas não entenda como misoginia. Só acho que não faz muito sentido.

Gildokson
Gildokson
21 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

No que o Bolt é concorrente do Djokovic Paulo? O que esse sérvio chato fez só da pra ser comparado com Phelps mesmo. O jamaicano foi gigante, mas o grau de dificuldade do esporte praticado por ele é indiscutivelmente inferior.
Para um cara que vive diminuindo os feitos do Federer eu estou até espantado com essa comparação.

Ps: Vira e mexe eu dou um rolê por aqui para acompanhar como andam as coisas, e nada muda kkkkk
Você e alguns outros nolitas praticando um bullying incansável contra meu companheiro Sérgio Ribeiro que segue firme defendendo a honra do maior gênio que já pisou numa quadra de tênis. Calma, não o maior jogador, maior gênio…
Abs!!!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
21 dias atrás
Responder para  Gildokson

Então, sumido Gildokson, se formos entrar nesse aspecto subjetivo, tanto natação quanto metros rasos dependem majoritariamente de explosão, aceleração e cadência da alta velocidade. Obviamente tênis é um esporte muito mais complexo, exigindo técnica apurada, mental forte, mudança de estratégia se as coisas começam a dar errado, entre outros. Citei Phelps e Bolt porque são esportes “parecidos” e eles tiveram o mesmo grau de supremacia.

Cara, ontem eu escrevi minha definição de gênio para o Flávio na notícia da vitória do Djoko. Vou reproduzir aqui:

“Minha definição de gênio é outra: é aquele jogador que é o rei dos pontos vermelhos, que sai de vários 0-40 e 15-40; que vira jogos improváveis perdendo de 2×0; que salva dois 40-15 contra o Federer; que salva 19 break points contra esse mesmo jogador na final do USO 2015; que vira um set perdendo de 4-1 e com 0-40 contra no sexto game (semi do AO 2020).

Federer não era esse jogador, abaixo do Nadal também. Ele fazia mais jogadas acrobáticas do que o Djokovic, mas a maioria em games de início de set, games de 40-0; aí era mais fácil. Na hora do ponto importante, ele escolhia as jogadas erradas, diferente do gênio Djokovic.”

Dácio Campos falava que Federer era o mais espetacular e Djoko o mais completo, ainda em 2015. Enfim, cada um com seu conceito.

Abs!

CRAS
CRAS
22 dias atrás
Responder para  Marcelo Reis

Amigão, Nalbadian foi um excelente tenista argentino que, me lembro bem, eliminou o Guga de RG 2004, logo na sequência do brasileiro eliminar o Federer.
Mas comparar o Nalbadian ao Maior de todos vc só pode estar de brincadeira.
Na real, quem foi Nalbadian na fila do pão??
Quem tem mais tem 24!!

Marcelo Reis
Marcelo Reis
22 dias atrás
Responder para  CRAS

Se você ler com cuidado minha postagem, verá que eu não comparei os dois.

Última edição 22 dias atrás by Marcelo Reis
Luiz Fernando
Luiz Fernando
22 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

De fato se isso ocorrer será um feito impar, e não podemos nos esquecer que a Rod Laver é a P. Chatrier do Djoko…

Rodri
Rodri
22 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Kkkkk só no debate da sua mente…ele já é o goat já faz um bom tempo

Paulo Almeida
Paulo Almeida
21 dias atrás
Responder para  Rodri

Não estou falando de GOAT do tênis. Favor ler novamente com bastante atenção.

Jose Yoh
Jose Yoh
21 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Sinner e Alcaraz, ainda no início da carreira e com muito ainda a provar sao grandes tenistas mas nao acho que seja um feito histórico bater os dois no mesmo torneio. Diferente do Big 3 que foram alguns dos maiores tenistas de todos os tempos.
Abs

Paulo Almeida
Paulo Almeida
21 dias atrás
Responder para  Jose Yoh

Já são jogadores prontos, Yoh, um perto dos 22 e outro com 23 e muitas conquistas. Nadal tirou o número 1 do Federer com 22 em 2008. Além disso, ele também precisaria bater o Zverev, número 2, outra tarefa duríssima.

Lembra do USO 2021? Pois é, Djoko chegou destruído na final por conta do jogo em 5 sets contra o alemão e outros em que se complicou e perdeu sets (Nishikori, Brooksby e Berrettini). Medvedev pegou uma chave tranquila e chegou fresquinho na final, panorama semelhante ao do Sinner. O sérvio tinha 34 anos na época, imagine a missão agora com 37 e 8 meses.

Abs.

arcanjo ribamar
arcanjo ribamar
22 dias atrás

independente de estar certo ou errado nesse episódio em específico, uma coisa há que se reconhecer… o sérvio é o grão mestre nível diamante triplo em se envolver em polêmicas. acho que é algo que ele não pode evitar, o troço é genético, ancestral, astrológico e cármico.
muitos amam, muitos detestam mas todo mundo fala dele, vide esse blog onde qualquer notícia, seja do novo disco alienígena que ele usa pra alinhar os chakras ou da discussão que teve com a tia-avó da amiga da esposa é dez vezes mais comentada do que qualquer notícia sobre tênis ou qualquer outro tenista.
Novak Djokovic, o GOAT absoluto da audiência

Wilson Rocha
Wilson Rocha
22 dias atrás

3 x 0 Alcaraz

Jmsa
Jmsa
22 dias atrás

Eu tenho impressão que o jogo vai se decidir no primeiro set ,quem ganhar leva o jogo

Rafael
Rafael
22 dias atrás

Sera um super jogo e eu acredito que o Djoko vai levar. Ele consegiui elevar o seu nivel e me parece muito focado e confiante. E quando fica assim no AusOpen, ele se transforma! Mestre, o que o Murray tem ajudado no jogo do Djoko? E quanto sera importante para a proxima partida?

Craig
Craig
22 dias atrás

Nobre Dalcim, me deu uma vontade de te elogiar e não vou hesitar!
É raro hoje em dia alguém tão profissional como você na mídia. Nesses anos todos acompanhando o site, tampouco distingui o seu tenista favorito. Posso deduzir que não seja Djokovic, mas nunca vi você jogar “cascas de banana” nele. Mesmo no caso de vacina e, de alguma forma, percebendo sua posição, você se manteve imparcial e sem julgamentos à escolha dele, visto que não é um assunto de senso comum.
Quando necessário, você não fica em cima do muro e mostra bom senso, como nos casos da Collins e de hoje de Djokovic, onde muitos podem estar jogando pedras no sérvio, mas ficariam doídos citando preconceito, xenofobia ou bla-bla-bla se o ocorrido fosse com o Zé e a torcida de “Tangamandápio”.
Eu sempre pensei e até aproveito para tirar a curiosidade – Poxa, nunca te chamaram pra comentar na TV não ????? Infelizmente muitos deixam a desejar, sejam pela falta de profundidade nos comentários, pela evidente torcida por jogadores ou pela falta de conhecimento dos jogadores do circuito.
Eu adoraria te ver comentando na TV!
Abs

Rodri
Rodri
22 dias atrás
Responder para  Craig

Assino (quase) embaixo do seu comentário. Dalcim é Federer, e isso nada muda nas suas análises sensatas.

Andre Borges
Andre Borges
22 dias atrás

O cara consegue ser vaiado no país onde é o maior vencedor de Slam, será que não há um unico lugar onde gostem dele fora da Sérvia?

Leandro Augusto
Leandro Augusto
21 dias atrás
Responder para  Andre Borges

Aqui Brasil certamente gostam.

João Sawao ando
João Sawao ando
21 dias atrás
Responder para  Leandro Augusto

Teria que fazer um levantamento….tai dalcim …

Andre Borges
Andre Borges
21 dias atrás
Responder para  Leandro Augusto

mas é aquele publico com perfil bem especifico que o moderador não me deixa comentar qual é kkkkkkkkkk esse publico tem no mundo todo

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
21 dias atrás
Responder para  Andre Borges

Certamente um público onde há a presença de André Borges não é um público que receberia bem Novak Djokovic. E nem é necessário que ele faça ou deixe de fazer alguma coisa.
Vi uma matéria hoje, no Youtube, de uma apresentadora comentando o episódio do Sr. jornalista do tal Canal 9.
Li também que é o mesmo que tentou beijar uma colega a força.
Nem a apresentadora, nem os convidados da mesa, entre eles o ex-tenista James Blake deixaram de dar razão a Novak Djokovic.
Li 50 comentários abaixo do vídeo (parei por falta de tempo, mas havia infinitamente mais) e nenhum deles, igualmente como acima, tirou a razão do sérvio.
Uma pequena observação: nenhum comentarista, por escrito ou entrevistado nesse vídeo, é brasileiro.
Fique bem!

Vinícius
Vinícius
22 dias atrás

Dalcim pelo que eu vi no Twitter, o djokovic chegou a 61 QF de Grande slam e não 58 como mencionado.

Ronildo
Ronildo
22 dias atrás

Djokovic está muito bem neste AO, certamente revitalizado pela parceria com Murray. Porém Alcaraz será o fim para ele. Alcaraz entra mais concentrado nos jogos contra Djokovic como vimos em Wimbledon. Tanto que está 2 a 1 em slan para Alcaraz. Porém, se acontecer de, por qualquer motivo, Djokovic passar por Alcaraz, então Zverev terá a oportunidade de ser o stop para Djokovic neste slan. Se porventura Djokovic vencer Zverev na semifinal, então Sinner terá novamente a eminente glória de abater Djokovic na final do AO o que será novo feito histórico. Como vemos, há várias opções para Djokovic neste AO.

José Afonso
José Afonso
22 dias atrás
Responder para  Ronildo

Dos últimos 4 jogos entre eles, Nole levou 3 e o único que perdeu ele estava recém-operado do joelho.

Por isso e por ele estar bem no torneio, eu aposto nele. Mas sei que será muito difícil e que pode perder, especialmente se Alcaraz jogar 100% seu melhor.

Mas essa soberba dos haters é boa de ver, pois se por acaso ele conseguir o impossível (ser campeão aos 37 anos em cima dos três melhores jogadores do momento), será a consagração absoluta e o sofrimento de vocês será maior ainda, pois quanto maior a soberba, maior a queda.

Ronildo
Ronildo
22 dias atrás
Responder para  José Afonso

Verdade José Afonso

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
22 dias atrás
Responder para  José Afonso

Dos 4 últimos jogos Nole levou 3 ? . Isto é uma inverdade sem tamanho que repetes a exaustão, Sr José Afonso. Ele largou RG, fez uma simples artroscopia, e chegou a FINAL de WIMBLEDON 2024 . Tomou uma surra sem nome , proporcionando o Bicampeonato Consecutivo para Alcaraz , e 20 dias depois , estava em outra Final. Desta vez na Olímpica , onde não quebrou o Serviço de Carlitos. Conta outras que estas não colam …rs. Ps: Franco Baresi fez o mesmo durante a Copa de 1994 , jogou a FINAL , e o baixinho Romário não viu a cor da bola . Foi a pior figura em campo, e na cara dura, diz que Italiano foi seu melhor marcador em toda a carreira. Sei…rs.

José Afonso
José Afonso
22 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Ele ter levado 3 dos últimos 4 jogos entre eles é inverdade sem tamanho, caro Sérgio Ribeiro?? Vejamos, do mais recente ao menos:

Olimpíadas 2024 – 2 a 0 para Djokovic
Wimbledon 2024 – 3 a 0 para Alcaraz
ATP Finals 2023 – 2 a 0 para Djokovic
Cincinnati 2023 – 2 a 1 para Djokovic

Alguma inverdade nisso??

Curioso é você desdenhar de uma artroscopia – que é uma cirurgia no joelho – como se não fosse nada, como se pudesse no dia seguinte já estar treinando. É óbvio que prejudica e muito a preparação de qualquer atleta para um campeonato, além de trazer limitações.

Por acaso essa artroscopia não foi realizada poucas semanas antes de Wimbledon, senhor Sérgio Ribeiro?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
21 dias atrás
Responder para  José Afonso

Exato. E como foi bem sucedida ( assim como a de Baresi DURANTE a Copa do Mundo) , conseguiu atingir a FINAL de WIMBLEDON depois de largar Roland Garros. Alcaraz é que jogou barbaridade e não deu chances ao Sérvio. Com limitações, não mudaria de piso e chegaria 20 dias depois a outra FINAL . O Sérvio não usa desculpas para as 3 derrotas e 4 vitórias contra Carlos Alcaraz. Mas concordo que na Rod Laver Arena , é favorito para chegar a Semi . Abs!

Willian Rodrigues
Willian Rodrigues
21 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Você é médico, prezado?! Creio que não… A recuperação mais rápida ou mais lenta de diferentes atletas tem TOTAL relação com o grau de severidade da lesão, tempo aguardado para a intervenção cirúrgica, técnica utilizada, destreza do profissional e de aspectos biológicos do atleta. Há muitas coisas envolvidas! Por esse motivo é IMPOSSÍVEL se estabelecer comparações como as que você insiste em fazer. Desculpe, mas para certas argumentações é necessário ter maior conhecimento de causa.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
21 dias atrás
Responder para  Willian Rodrigues

Tu se acha mesmo. Tanto o procedimento de Baresi DURANTE a Copa de 94 , quanto a do Sérvio ( saiu de quadra em RG e fez na França mesmo) , foram muito bem sucedidos . Daí terem uma recuperação num prazo mínimo. Isso foi amplamente divulgado e ninguém precisou ser Sr William, para entender os pareceres. Aliás, não estou nem aí pra tua opinião que o Atleta chegou a FINAL de WIMBLEDON, baleado . Se liga !!!. Abs!

Willian Rodrigues
Willian Rodrigues
21 dias atrás
Responder para  José Afonso

A grande questão aqui não foi a artroscopia (procedimento) em si, mas a lesão que o obrigou a realizar o mesmo… A depender do percentual de perda do menisco e da lateralidade (medial ou lateral), o joelho fica instável por bastante tempo, até uma reorganização das fibras de colágeno (reforço) dos ligamentos, e fortalecimento muscular. No momento, parece estar totalmente recuperado. MAS, é um fato (médico – fisiopatológico): Djokovic chegou àquela final de Wimbledon “baleado”. Não há dúvidas. Infelizmente, isso tira sim um pouco do mérito do Alcaraz (sou fã do espanhol), especificamente na final, que fique bem claro. Venceu um cara que estava apenas com 1 perna e meia.
Abs

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
21 dias atrás
Responder para  Willian Rodrigues

Se essa artroscopia tivesse sido feita em outro tenista, Alcaraz teria uma enorme mancha em seu 4 título de GS.

José Afonso
José Afonso
21 dias atrás
Responder para  Willian Rodrigues

Exato! Obrigado pelo maior esclarecimento técnico-médico.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
21 dias atrás
Responder para  José Afonso

Afonso, SR não conseguiu reverter suas “inverdades” e ainda colocou Baresi para jogar junto com Alcaraz na final de Wimbledon 24. Ganharam fácil o jogo.
Argumenta que Djokovic não conseguiu quebrar Alcaraz na final olímpica. Como se fosse necessário.
Mas, Alcaraz conseguiu quebrar Djokovic na mesma final?
O que não pode é fazer 94 winners e ainda ser apenas vice.
Acho que a vaga que o Tony Jones deixará no Channel 9 seria uma boa para ele.
Piadista sem graça.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
21 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Não bates bem mesmo. Um sujeito quando se fala em qualquer assunto que não seja ” goat” , se comporta como uma pessoa mimada. Baresi e Djokovic fizeram artroscopias bem sucedidas e ponto final. Teus recalques logo , logo , serão utilizados com Carlos Alcaraz. És um comentarista absolutamente sem noção. E se escora sempre em terceiros . Ridículo!!!. Abs!

José Afonso
José Afonso
21 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Exatamente, caro Luiz Fabriciano. Vez ou outra é claro que posso cometer algum engano – o que prontamente reconheço, caso aconteça -, pois não sou infalível nem onisciente, como qualquer pessoa, mas eu jamais traria inverdades intencionalmente e reiteradamente.

Procuro sempre trazer fatos objetivos, junto de minhas opiniões e previsões. Já o colega SR até entende de tênis, mas precisa afastar mais o ego de seus comentários, pois não aceita estar errado. Você costuma ser um comentarista equilibrado e de boas tiradas, Sr. Luiz Fabriciano, parabéns e abs!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
21 dias atrás
Responder para  Ronildo

E se Djokovic ganhar do Sinner na final, certamente o José das Couves que o enfrentará na R1 do próximo ATP 250, o vencerá, finalmente.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
21 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Este é o exemplo corriqueiro do teu nível. Lamentável!!!… Tu e ‘ que se achas grande piadista kkkkkkkkkk. Abs !

Gustavo
Gustavo
22 dias atrás

Ao terminar sua partida no Australian Open, Djokovic se recusou a dar entrevista porque momentos antes um jornalista de uma TV local debochou dele e de sua torcida, se recusando a pedir desculpas.

Em vez disso, o sérvio publicou um vídeo no que já foi reproduzido mais de 30 milhões de vezes. Sem cortes, sem edições, sem perguntas capciosas.

Esse é o futuro da comunicação global. Cada vez mais as pessoas estão ganhando mais poder em detrimento de uma velha, manipuladora e arcaica mídia tradicional.

A nova mídia somos todos nós agora!

E o Djokovic é um pesadelo pra mídia tradicional. Ele é um gigante do esporte que pratica e que não liga pro mindset woke/politicamente correto. Sabe usar o tamanho dele pra defender seus valores.

Luiz Otávio
Luiz Otávio
22 dias atrás
Responder para  Gustavo

O Servio é chato. Se não for do jeito dele ele não quer. Não é a primeira e nem será a última, as desculpas sempre serão variadas.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
21 dias atrás
Responder para  Luiz Otávio

OK Sr. Luiz Otávio, aceite minhas críticas à sua postura.
Aceite-as e não seja chato.

André Borges
André Borges
22 dias atrás
Responder para  Gustavo

Os valores: negacionismo e descumprimento de legislação sanitária.

Última edição 22 dias atrás by André Borges
Alexandre
Alexandre
22 dias atrás
Responder para  André Borges

Nada melhor do que descumprir uma m…. de “legislação santitária”. Além disso viva o negacionismo de testar “in vivo” medicação experimental. Grande abraço Nole, o poeta das quadras e GOAT do bom humor nas entrevistas, sempre muito dolorosas aos minúsculos “haters” de plantão.

Última edição 22 dias atrás by Alexandre
Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
22 dias atrás
Responder para  Gustavo

Não é assim mesmo. Ninguém olhou pro seu ” tamanho” pra surgir a tal Associação paralela. Nenhuma das suas ideias foram adiante na Associação dos Tenistas Profissionais. Teve que se render a todas as mudanças implementadas pela ATP e ITF . Até a Sérvia teve reconhecimento internacional, como um exemplo de Vacinação em massa, mesmo sendo tao amigo do Presidente . Como Líder, Sérvio é um Esportista que pouco acrescentou . Abs!

Felipe
Felipe
22 dias atrás
Responder para  Gustavo

Em um mundo onde atletas e celebridades famosos têm medo de falar publicamente o que pensam por medo de perder patrocinadores ou chatear alguém, é tão revigorante que temos alguém como Djoko que nunca comprometerá seus princípios, integridade e moral.

Jose Yoh
Jose Yoh
21 dias atrás
Responder para  Gustavo

A manipulaçao apenas mudou de dono, Gustavo. O presente momento da comunicaçao global é que nao sabemos mais o que é verdade (ou melhor, nunca soubemos) e há dúvidas em qualquer informaçao divulgada já que há poucas evidencias dos fatos.

Sem contar o fato de que nao há profissionalismo nenhum nos vídeos de qualquer mídia social, entao a comunicaçao normalmente é distorcida e sem conferencia.

Nao sei exatamente o que é melhor, o novo ou o velho.
Abs

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
22 dias atrás

Novak Djokovic : ” Não é somente o fato de ser incansável no trabalho. Andy Murray prepara vídeos dos pontos mais importantes dos oponentes e de mim mesmo . Adoro combinarmos qual a estratégia “. Verdade seja dita, parecia um Sérvio renovado nestes últimos dois jogos. Carlos Alcaraz ainda não se mostrou a vontade no AOPEN. Alguns ENFS totalmente fora de hora. Como ele e Carlitos já se conhecem muito, se existe um favorito é o Decacampeão. Abs!

Ronildo
Ronildo
22 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Acredito que Alcaraz subirá seu nível de jogo Sérgio.

Marcelo Costa
Marcelo Costa
22 dias atrás

Com o imbróglio do repórter, a quadra estará fervendo, o sérvio irá se nutrir disso, agora como o Alcaraz irá lidar com a animosidade contra o sérvio.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
22 dias atrás
Responder para  Marcelo Costa

Está acostumado. Eles podem jogar até no Polo Norte que Pinguim vai xingar Djokovic… rsrs. Abs !

Paulo F.
Paulo F.
21 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O problema é que pinguins existem apenas no Polo Sul…
Para quem se acha tão pleno de conhecimento…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
21 dias atrás
Responder para  Paulo F.

Até 1949 , devido a não voarem , os Pinguins largaram os predadores da área. Mas no Polo Sul, Servio é vaiado do mesmo jeito. Conseguiu em Monte Carlo onde mora kkkkkk.Abs !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
21 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Obrigado pela rica informação.
Não sabia que pinguins não voavam.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
21 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Não sabias e não sabes ler . Largaram a área fugindo dos predadores. Motivo principal, não saber voar . Sei que é muito ” confuso” para LF2 entender…Abs !

Kario
Kario
22 dias atrás

Eu nao vi todo o jogo da Bia, mas no segundo set achei a devolução de saque de backhand dela bem precária – pelo menos no início do set.

Última edição 22 dias atrás by Kario
Maurício Luís *
Maurício Luís *
22 dias atrás

O que eu tenho observado é que não dá pra confiar no que os jogadores dizem antes das partidas. E por um motivo simples: qualquer dor, qualquer dificuldade, é propositalmente ocultada porque todos sabem que adversários e técnicos estão de olho pra tentar explorar.
Então quando um jogador diz ” Estou bem, estou motivado…” ou qualquer outra declaração otimista, o torcedor que não se iluda.
Veremos na quadra quem está falando a verdade.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
21 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Vamos deixar as devidas proporções muito bem guardadas.
Certa vez, estava eu e meu adversário no aquecimento, para um jogo de semi-final.
Eu, não gosto de conversar com adversários nos momentos de jogos, seja no aquecimento ou nas trocas de lado na quadra, mas ele, tagarela.
Estou bem, estou me sentido animado. Hoje vou dar tudo etc.
No 5×0 para mim, ele foi embora.

José Yoh
José Yoh
21 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Clássico. A pessoa fala e coloca pressão em si mesmo, já que se não ganhar é vexame. kkkk
Abs

Joaz Magalhães
Joaz Magalhães
22 dias atrás

Entre Alcaraz , Djokovic e Zverev quem passar vai chegar na final super desgastado tanto física como mentalmente . Chegará em desvantagem provavelmente contra Sinner do outro lado. Mas, no tênis tudo pode acontecer.

Felipe
Felipe
22 dias atrás

Sinner levou 11 minutos para fazer o MTO

Como isso é permitido?

Regras especiais para um cara especial.

Gustavo
Gustavo
21 dias atrás
Responder para  Felipe

Sinner levou em média 37 segundos entre pontos no saque nos primeiros 4 games da partida até agora

Surge a pergunta: Jannik pode ser punido com violações de tempo ou ele está isento???

Bem, ele foi isento de muito mais. Eles estão deixando tudo passar

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
21 dias atrás
Responder para  Gustavo

Você deve ter usado um cronômetro da Época da Vovó. Nenhuma reclamação de Rune durante toda a partida. Quem deveria ser punido… deixa pra lá. Tu é muito chato !!! rs. Abs !

Gustavo
Gustavo
21 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Dalcim escreveu sobre o Rune reclamar disso no novo texto.
Para variar, vc só cria confusão

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
21 dias atrás
Responder para  Gustavo

Li rápido e achei que ele gastava 37 sec de média para fechar o game.
Porque muitos tenistas fazem isso em determinados jogos.
O próprio Djokovic que sempre saca no limite, já fez games em Wimbledon abaixo de 1 min.
Depois vi que era para sacar.

Felipe
Felipe
21 dias atrás
Responder para  Felipe

E quando seu oponente precisou de um MTO, ele começou a rir debochando

Luiz Fernando
Luiz Fernando
21 dias atrás

Voltando ao trabalho após 2 semanas vi q Sinner precisou de atendimento médico. Pra um cara da idade dele me pareceu algo inesperado, embora caras jovens não sejam de ferro, claro. Será q isso arranha o grande favoritismo dele no torneio? É algo a conferir kkk!
E hj a noite tem… Paulinha, as 21:30, embora eu julgue difícil q ela vença, não custa torcer…

João Sawao ando
João Sawao ando
21 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Na torcida

Ronildo
Ronildo
21 dias atrás

Dada às recentes declarações de Carlos Alcaraz traçando os objetivos para este ano, acredito que para ele o torneio começa agora, entrando nas partidas no modo “verdadeiro Alcaraz 2025”. Sendo assim os jogos anteriores serviram de treino onde não estava totalmente focado.

João Silva
João Silva
21 dias atrás

Acho que o Jornalista Jones deu o Slam para Djokovic.. este tipo de motivação que ele gosta. Pessoas torcendo contra, ofendendo e chamando ele de ultrapassado.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
21 dias atrás
Responder para  João Silva

Concordo.

Fabio
Fabio
21 dias atrás

Bom dia Dalcim. Deixa te perguntar. Rapaz por que será que o Australian Open é o torneio de tênis onde mais se tem o set 6/0 o famoso pneu. E tanto no feminino e masculino o 6/0 sempre tem. E todo ano percebo isso. E tá parecendo o mês de maio onde a uma grande parte dos tenista fazem aniversário. Abraço Dalcim.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
21 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Bom, onde Iga estiver, vai ter essa média alta.
Raducanu será que anotou a placa?

L. Sartorio
L. Sartorio
21 dias atrás

Aparte a eliminação precoce de Fritz e Medvedev, prevaleceu a lógica nas quartas.

Título – na minha opinião – deve ficar entre Siner, Zverev, Djokovic e Alcaraz, nesta ordem.

Todos os demais – na minha opinião – seriam zebras, e das grandes.

E a nova geração, encabeçada pelos “experientes” Siner e Alcaraz parecem vir muito forte. Vamos aguardar.

Interessante o advento do “fenômeno efêmero” do Fonseca neste AusOpen: Teve o poder de encobrir e tirar um pouco o foco sobre o tema doping cuja nuvem não se dissolvia nem passava. Já no Brasil, deve ter aliviado um pouco a pressão sobre BHM e TM, sempre muito questionados sobre o tema ‘desempenho vs. ranking’, e sobre TSW, sempre muito perseguido pelos próprios atos juvenis de outros tempos.

Com o passar dos meses, vamos assistir e ver como esses temas se desenrolam.

Embora… se Iga e/ou Siner ganharem o Ausopen, duvido que a mídia internacional perdoe e esqueça.

Já o caso dos brasileiros, o caso parece mais simples se o JF embalar.

;-)

Willian Rodrigues
Willian Rodrigues
21 dias atrás
Responder para  L. Sartorio

Ótimo comentário! Creio que o título ficará mesmo entre um dos dos 4 que você mencionou.
Na torcida por grandes jogos! Independentemente dos tenistas envolvidos.
Abs

Felipe
Felipe
21 dias atrás

Wimbledon QF 2024: Jannik Sinner pede um tempo médico de 12 minutos por perda de condicionamento fora da quadra.

Aberto da Austrália – 4ª rodada de 2025: Jannik Sinner pede um tempo médico de 11 minutos por perda de condicionamento fora da quadra.

Excelente jogador de tênis, porém, falhou em dois testes de drogas e usará qualquer página do livro do establishment em seu benefício.

Pecador de nome, pecador por natureza

Maurício Luís *
Maurício Luís *
21 dias atrás
Responder para  Felipe

É sua opinião e deve ser respeitada, mas felizmente quem o julga não é você.

Felipe
Felipe
21 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Nem vc

Maurício Luís *
Maurício Luís *
21 dias atrás
Responder para  Felipe

Tem razão. Eu não julgo. Mas também não faço afirmações em tom doutoral como se tivesse lido detalhadamente todo o processo. Eu sei o meu lugar.

Felipe
Felipe
21 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Só citei fatos neste post

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
21 dias atrás
Responder para  Felipe

Não acredito que li este comentário. Típico de quem adora e conhece muito o Esporte. Lamentável!!!. Abs!

Felipe
Felipe
21 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Não leia então

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
21 dias atrás
Responder para  Felipe

Desleia.
Seria o mais correto.
Rsss.

Felipe
Felipe
21 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Desleia e não leia os próximos kkkk
Que cara insuportável

Gustavo
Gustavo
21 dias atrás

Horrível de ver o Sinner tremendo . Parecia perto de um colapso.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
21 dias atrás
Responder para  Gustavo

Jura ??? Procure saber o que é um colapso. Fica frio que JANNIK SINNER estará na FINAL. Abs !

José Afonso
José Afonso
21 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Caro SR, entre Sinner e Alcaraz, qual é o seu predileto?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
21 dias atrás
Responder para  José Afonso

Desde que o vi treinar aqui no RIO OPEN 2021 , Tourinho Assassino passou a ser meu escolhido. E justamente no ano que Roger Federer largou. Admiro muito Jannik SInner, mas num jogo entre os dois, fico sempre com Carlos Alcaraz. Abs !

Gustavo
Gustavo
21 dias atrás

Djokovic em 4 Sets amanhã

Jota
Jota
21 dias atrás

Minha torcida: Djokovic ganhar do Alcaraz
Mas acho q Carlos ganha em 4, talvez 5 sets

Alison Cordeiro
Alison Cordeiro
21 dias atrás

Alcaraz e Djokovic cumpriram as expectativas e chegam para mais um confronto em GS. Fecharão a noite de terça fazendo história.

O arsenal de Carlitos é impressionante, unindo ténica, velocidade, destreza e habilidade. Por outro lado, as ferramentas que Djoko possui também são espetaculares, aliadas a experiência de saber usá-las de acordo com a necessidade.

Os confrontos entre eles são exigentes, tanto no físico quanto no mental. Mais do que em qualquer outra situação, uma bola pode decidir o jogo. E para mim esse é o grande diferencial desses jogos grandes. Uma batalha intensa que um lance depois entra para a história como ponto crucial daquela decisão.

Djoko agora vive por esses momentos. Nessa altura da carreira, mesmo uma partida de quartas de final de Grand Slam seria apenas mais uma. No entanto, Alcaraz representa um desafio fenomenal. Joga demais, sabe machucar o sérvio. Já o venceu em GS.

Carlitos ganha uma experiência única a cada jogo contra Djoko. Aprende muito, se supera, se aprimora. Não se intimida, ganha lastro. Vencer Djoko aumenta seu moral, o faz ser ainda mais temido.

Nesse jogo, ganhamos todos que apreciam tênis. Minha expectativa por este jogo é a mesma dos épicos jogos entre o Big 3. Que vença o melhor.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
21 dias atrás
Responder para  Alison Cordeiro

Perfeito, Alison. Observou muito bem que 1 única bola pode ser o diferencial nestes jogos épicos.

José Afonso
José Afonso
21 dias atrás
Responder para  Alison Cordeiro

Ótimo comentário, é isso mesmo.

Neri Malheiros
Neri Malheiros
21 dias atrás
Responder para  Alison Cordeiro

Mais um excelente e ponderado texto, Alison.

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.