* Atualizado com resultado de duplas e definição da adversária da semi
São Paulo (SP) – Com uma atuação bastante segura do início ao fim, Laura Pigossi confirmou seu lugar na semifinal do Torneio Internacional Feminino de Tênis – Ano VII – Engie Open, competição de nível ITF W75 que acontece nas quadras de saibro do Clube Paineiras do Morumby. A número 2 do Brasil e 144ª do mundo superou a espanhola Irene Burillo, 256ª colocada, por duplo 6/2 em 1h30 de partida nesta sexta-feira.
Vencedora de dez torneios no circuito profissional, Pigossi tenta alcançar sua segunda final da temporada, com um título conquistado em março na África do Sul. Sua próxima rival será a russa Daria Lodikova, 384ª do ranking, que venceu a italiana Giorgia Pedone por 2/6, 6/4 e 7/5. A semifinal será neste sábado, ao meio-dia (de Brasília) com entrada gratuita.
A campanha até a semifinal rende 29 pontos na WTA para Pigossi, que tenta se reaproximar do top 100. O torneio dá 75 pontos no ranking para a campeã e 49 para a vice. Por enquanto a paulistana de 30 anos está ganhando apenas uma posição. Ela pode chegar ao 135º lugar se for finalista e voltar ao grupo das 130 melhores em caso de título.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Enfrentei uma jogadora que treina comigo faz quatro anos e a gente se conhece muito bem”, disse Pigossi após a partida. Com as condições mais lentas e pesadas, após dois dias com tempo mais fechado em São Paulo, o jogo foi marcado por ralis mais longos. E a brasileira soube jogar com paciência durante a construção dos pontos e esperar pelas oportunidades, enquanto a espanhola vinha cometendo muitos erros.
Depois de um primeiro set com seis quebras, quatro a favor de Pigossi e duas para Burillo, a brasileira abriu vantagem cedo no segundo set e chegou a liderar por 5/1. Ainda que a espanhola tenha escapado de dois match-points no saque e confirmado seu último game de serviço, ela não conseguiu devovler as quebras sofridas no início da parcial e Pigossi definiu a disputa em seu saque.
Brasileiras se despedem nas duplas
Na chave de duplas, Laura Pigossi e a argentina Julia Riera foram superadas na semifinal pela grega Eleni Christofi e a italiana Aurora Zantedeschi, principais cabeças de chave, que marcaram um duplo 6/2. Já Thaísa Pedretti e a boliviana Noelia Zeballos perderam para a italiana Nicole Fossa Huergo e a cazaque Zhibek Kulambayeva por 7/6 (7-5) e 6/1.
O Torneio Internacional Feminino de Tênis – Ano VII – Engie Open é apresentado pela Sabesp através da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte. Tem o patrocínio da Sabesp, Engie e do Banco BRB. A realização é do Instituto Esperança do Amanhã. A competição tem as chancelas da Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Paulista de Tênis.
Muito bom
Mais uma boa vitória da Pigossi, pra ela essa umidade da quadra pela chuva ajuda muito, tornando o jogo mais lento, torcer pro tempo n abrir muito por lá msm..
Bora Pigossi vencer este torneio
Laurinha está jogando muito bem. Galera de SP, vão até o Paineiras torcer por ela. Vale muito a pena. O clube é um show.
Clima e quadra excelente pra ela hoje, adversária embalada mas acessível. Se tudo der certo amanhã eh dia de final no Morumbi rsrsrs
Vamos Laurinha ganhar esse torneio