Com direito a ‘pneu’, Kasatkina bate Andreeva e é campeã

Foto: Ningbo Open

Ningbo (China) – Em uma final 100% russa, Daria Kasatkina faturou neste domingo o título do WTA 500 de Ningbo, na China. Cabeça de chave número 5, ela superou a jovem compatriota Mirra Andreeva, de 17 anos, com direito a ‘pneu’, marcando as parciais de 6/0, 4/6 e 6/4 em 1h54 de jogo.

Este é o oitavo título da carreira de Kasatkina e o segundo somente em 2024, depois de ter levantado o troféu na grama de Eastbourne. Ao todo, a jogadora de 27 anos tem agora seis conquistas em eventos de nível 500 (também faturou Charleston 2017, Moscou 2018, St. Petersburg 2021 e San Jose 2022) e outros dois na categoria 250, em Phillip Island 2021 e Granby 2022.

Finalista de outros quatro torneios na atual temporada, Dasha voltará para o top 10 do ranking nesta segunda-feira, assumindo a nona colocação. Seu recorde pessoal é o oitavo lugar, obtido em outubro de 2022 e no qual ela passou 24 semanas consecutivas. Ela não figurava na faixa das dez melhores desde julho do ano passado.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Do outro lado, Andreeva disputou apenas a segunda final da carreira, tendo faturado o título do WTA 250 de Iasi em agosto. Atualmente com seu melhor ranking, na 19ª posição, a adolescente vai melhorar ainda mais sua marca e assumir o 16º posto, ficando a pouco mais de 600 pontos de distância do top 10. Amiga de Kasatkina, elas se enfrentaram pela primeira vez no circuito.

Kasatkina explora segundo serviço de Andreeva

Um elemento-chave da vitória de Dasha neste sábado foi aproveitar o baixo índice dos pontos ganhos da adversária com o saque, especialmente com o segundo serviço. Em toda a partida, Andreeva acertou 68% do primeiro saque, mas só ganhou 54% dos pontos com essas bolas. Já com o segundo, o índice foi ainda pior: 38% (10 em 26).

Kasatkina aproveitou isso muito bem e quebrou a oponente em sete oportunidades ao longo do jogo, três delas somente no primeiro set, ganhando a parcial de zero. Ela chegou a vencer sete games seguidos na partida, começando o segundo set também com uma quebra, mas Andreeva tratou de reagir e conseguiu três breaks (também concedeu outro) para empatar a partida.

No terceiro set, foi a tenista de 17 anos quem saiu na frente e chegou a abrir 3/0 no placar. No entanto, após um longo quinto game, Kasatkina devolveu a quebra e voltou a superar o saque de Andreeva no sétimo, abrindo uma vantagem sem volta. Com firmeza, perdeu apenas dois pontos com o serviço a partir daí e confirmou o título.

Schuurs conquista título de duplas com chinesa

Na chave de duplas, o título do WTA 500 de Ningbo ficou com a holandesa Demi Schuurs e a chinesa Yue Yuan, que na final derrotaram com um duplo 6/3 a parceria cabeça 1, formada pela australiana Ellen Perez e a norte-americana Nicole Melichar-Martinez.

Vale lembrar que Schuurs atuou como parceira fixa da paulista Luisa Stefani ao longo de toda a temporada 2024. Juntas, elas conquistaram o o WTA 1000 de Doha, em fevereiro, naquela que a foi a única decisão que disputaram no ano. Entre outros resultados de destaque, a brasileira e a holandesa fizeram quartas no Aberto da Austrália, US  Open, Indian Wells e Cincinnati, além de semis em Estrasburgo e Berlim.

Com um desconforto no joelho, Luisa anunciou a antecipação do fim de sua temporada, visando a preparação para o próximo ano. Atualmente, ela ocupa a 29ª colocação no ranking de duplas da WTA. Já Demi Schuurs é a 26ª, mas está saltando para o 21º lugar após o título deste domingo.

Subscribe
Notificar
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Sawao ando
João Sawao ando
10 meses atrás

Parabéns kasaktina pelo campeonato

Beto_poa
Beto_poa
10 meses atrás

muito parecido com a final contra a Bia; dominou amplamente o primeiro set, perdeu o segundo mas dessa vez manteve a calma e conseguiu fechar o jogo no set decisivo. Parabéns !

Fernando Venezian
Fernando Venezian
10 meses atrás

Andreeva surpreendeu nessa campanha! Apesar de ser uma especialista em saibro, já tá aprendendo a jogar em outros pisos também! Poderia ter vencido essa final, mas ficar no jogo franco de fundo contra a Kasatkina é muito difícil! É preciso tentar encurtar os pontos

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
10 meses atrás

Título merecido!!!
No final fiquei com pena da adolescente. Chorou demais.
Com certeza vai ter muitas alegrias e o sorriso virá.

Paulo A.
Paulo A.
10 meses atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

A pobrezinha teve um ataque de choro de soluçar. É ainda uma garota mas vai ganhar muitos outros títulos no futuro.

João Sawao ando
João Sawao ando
10 meses atrás
Responder para  Paulo A.

Pelo ranking dela sim .com certeza

André Aguiar
André Aguiar
10 meses atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

Se até o Federer, com 27 anos e meio nas costas, chorou lágrimas de esguicho ao receber o prato na cerimônia de premiação do AO 2009, por que não dar esse direito à graciosa adolescente russa?
Ressalte-se a bela atitude da Kasatkina ao levantar-se da sua cadeira para ir abraçar carinhosamente a desconsolada colega. Aliás, mais ou menos o que fez o Nadal no supracitado AO.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
10 meses atrás

Parabéns à Daria Kasatkina pelo título. Conquista merecida. De uns tempos pra cá, talvez desde 2022, vem mostrando consistência e conseguindo se manter no top 20 e algumas vezes até no top 10. Infelizmente no esporte não tem meio termo, uns choram de alegria pela vitória e outros de tristeza pela derrota. A Mirra Andreeva deve ter muitas outras oportunidades para conquistar títulos e a derrota de hoje deve servir de aprendizado para o seu crescimento como jogadora e como pessoa.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.