Ningbo (China) – Em uma final 100% russa, Daria Kasatkina faturou neste domingo o título do WTA 500 de Ningbo, na China. Cabeça de chave número 5, ela superou a jovem compatriota Mirra Andreeva, de 17 anos, com direito a ‘pneu’, marcando as parciais de 6/0, 4/6 e 6/4 em 1h54 de jogo.
Este é o oitavo título da carreira de Kasatkina e o segundo somente em 2024, depois de ter levantado o troféu na grama de Eastbourne. Ao todo, a jogadora de 27 anos tem agora seis conquistas em eventos de nível 500 (também faturou Charleston 2017, Moscou 2018, St. Petersburg 2021 e San Jose 2022) e outros dois na categoria 250, em Phillip Island 2021 e Granby 2022.
Finalista de outros quatro torneios na atual temporada, Dasha voltará para o top 10 do ranking nesta segunda-feira, assumindo a nona colocação. Seu recorde pessoal é o oitavo lugar, obtido em outubro de 2022 e no qual ela passou 24 semanas consecutivas. Ela não figurava na faixa das dez melhores desde julho do ano passado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Do outro lado, Andreeva disputou apenas a segunda final da carreira, tendo faturado o título do WTA 250 de Iasi em agosto. Atualmente com seu melhor ranking, na 19ª posição, a adolescente vai melhorar ainda mais sua marca e assumir o 16º posto, ficando a pouco mais de 600 pontos de distância do top 10. Amiga de Kasatkina, elas se enfrentaram pela primeira vez no circuito.
Lucky number 8 in Ningbo 🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆@DKasatkina | #NingboOpen pic.twitter.com/gwiO9KI4ha
— wta (@WTA) October 20, 2024
Kasatkina explora segundo serviço de Andreeva
Um elemento-chave da vitória de Dasha neste sábado foi aproveitar o baixo índice dos pontos ganhos da adversária com o saque, especialmente com o segundo serviço. Em toda a partida, Andreeva acertou 68% do primeiro saque, mas só ganhou 54% dos pontos com essas bolas. Já com o segundo, o índice foi ainda pior: 38% (10 em 26).
Kasatkina aproveitou isso muito bem e quebrou a oponente em sete oportunidades ao longo do jogo, três delas somente no primeiro set, ganhando a parcial de zero. Ela chegou a vencer sete games seguidos na partida, começando o segundo set também com uma quebra, mas Andreeva tratou de reagir e conseguiu três breaks (também concedeu outro) para empatar a partida.
No terceiro set, foi a tenista de 17 anos quem saiu na frente e chegou a abrir 3/0 no placar. No entanto, após um longo quinto game, Kasatkina devolveu a quebra e voltou a superar o saque de Andreeva no sétimo, abrindo uma vantagem sem volta. Com firmeza, perdeu apenas dois pontos com o serviço a partir daí e confirmou o título.
Dasha lifts her second WTA 500 trophy of the season! 🏆🏆@DKasatkina | #NingboOpen pic.twitter.com/0G0v61340x
— wta (@WTA) October 20, 2024
Schuurs conquista título de duplas com chinesa
Na chave de duplas, o título do WTA 500 de Ningbo ficou com a holandesa Demi Schuurs e a chinesa Yue Yuan, que na final derrotaram com um duplo 6/3 a parceria cabeça 1, formada pela australiana Ellen Perez e a norte-americana Nicole Melichar-Martinez.
Vale lembrar que Schuurs atuou como parceira fixa da paulista Luisa Stefani ao longo de toda a temporada 2024. Juntas, elas conquistaram o o WTA 1000 de Doha, em fevereiro, naquela que a foi a única decisão que disputaram no ano. Entre outros resultados de destaque, a brasileira e a holandesa fizeram quartas no Aberto da Austrália, US Open, Indian Wells e Cincinnati, além de semis em Estrasburgo e Berlim.
Com um desconforto no joelho, Luisa anunciou a antecipação do fim de sua temporada, visando a preparação para o próximo ano. Atualmente, ela ocupa a 29ª colocação no ranking de duplas da WTA. Já Demi Schuurs é a 26ª, mas está saltando para o 21º lugar após o título deste domingo.
Parabéns kasaktina pelo campeonato
muito parecido com a final contra a Bia; dominou amplamente o primeiro set, perdeu o segundo mas dessa vez manteve a calma e conseguiu fechar o jogo no set decisivo. Parabéns !
Andreeva surpreendeu nessa campanha! Apesar de ser uma especialista em saibro, já tá aprendendo a jogar em outros pisos também! Poderia ter vencido essa final, mas ficar no jogo franco de fundo contra a Kasatkina é muito difícil! É preciso tentar encurtar os pontos
Título merecido!!!
No final fiquei com pena da adolescente. Chorou demais.
Com certeza vai ter muitas alegrias e o sorriso virá.
A pobrezinha teve um ataque de choro de soluçar. É ainda uma garota mas vai ganhar muitos outros títulos no futuro.
Pelo ranking dela sim .com certeza
Se até o Federer, com 27 anos e meio nas costas, chorou lágrimas de esguicho ao receber o prato na cerimônia de premiação do AO 2009, por que não dar esse direito à graciosa adolescente russa?
Ressalte-se a bela atitude da Kasatkina ao levantar-se da sua cadeira para ir abraçar carinhosamente a desconsolada colega. Aliás, mais ou menos o que fez o Nadal no supracitado AO.
Parabéns à Daria Kasatkina pelo título. Conquista merecida. De uns tempos pra cá, talvez desde 2022, vem mostrando consistência e conseguindo se manter no top 20 e algumas vezes até no top 10. Infelizmente no esporte não tem meio termo, uns choram de alegria pela vitória e outros de tristeza pela derrota. A Mirra Andreeva deve ter muitas outras oportunidades para conquistar títulos e a derrota de hoje deve servir de aprendizado para o seu crescimento como jogadora e como pessoa.