PLACAR

Com Brasil em quadra, United Cup começa nesta quinta

Perth (Austrália) – A temporada 2024 do tênis será oficialmente iniciada na noite desta quinta-feira (horário de Brasília), com a abertura da segunda edição da United Cup, competição mista entre países. Neste primeiro dia, dois confrontos acontecerão na cidade australiana de Perth: Espanha e Brasil se enfrentam pelo grupo A a partir das 23h, enquanto Grã-Bretanha e Austrália duelam pelo grupo C, às 6h da sexta-feira.

A classificação da equipe brasileira se deu por conta do ranking individual de Beatriz Haddad Maia, número 11 do mundo. Ao lado de Bia, o time nacional será formado por Thiago Wild, Marcelo Melo e os irmãos Felipe e Carolina Meligeni Alves. Assim como em 2023, o técnico Rafael Paciaroni será novamente o capitão.

Já os adversários do Brasil na primeira rodada terão à disposição seis jogadores: Alejandro Davidovich Fokina, Roberto Carballes Baena, Sara Sorribes, Marina Bassols, Rosa Vicens Mas e David Vega. A United Cup dá pontos no ranking, mas a tabela varia conforme a rodada e o ranking do adversário. Se Wild vencer o 26º do ranking, soma 40 pontos; se Bia superar a 48ª colocada, ganha 35 pontos.

Além dos brasileiros e espanhóis, o grupo A ainda conta com a Polônia de Iga Swiatek. A número 1 do mundo terá a companhia do top 10 Hubert Hurkacz, Daniel Michalski, Katarzyna Kawa, Katarzyna Piter e Jan Zielinski.

Pelo grupo C, a Grã-Bretanha levará Cameron Norrie, Daniel Evans, Katie Boulter, Francesca Jones, Maia Lumsden e Neal Skupski. Por sua vez, a Austrália terá Alex de Minaur, John Millman, Ajla Tomljanovic, Storm Hunter, Matthew Ebden e Ellen Perez.

Ao todo, a competição possui seis grupos (três em Perth e três em Sydney) e se classificam às quartas de final os campeões das chaves e os melhores segundos colocados de cada cidade. Os confrontos serão composto por três partidas, sendo duas de simples (masculina e feminina) e uma dupla mista. A organização do torneio informa também que a ordem das partidas de simples podem variar a cada duelo e que o jogo de duplas será sempre o último. No Brasil, a única opção para assistir à United Cup é pelo canal oficial do evento no YouTube.

Confira a programação do primeiro dia, com jogos a partir das 23h (de Brasília):

Grupo A (Perth) – Espanha x Brasil
Alejandro Fokina x Thiago Wild
Sara Sorribes x Beatriz Haddad Maia
Duplas mistas

Grupo C (Perth) – Grã-Bretanha x Austrália
Cameron Norrie x Alex de Minaur
Katie Boulter x Ajla Tomljanovic
Duplas mistas

19 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Tiago PW
Tiago PW
1 mês atrás

Boa sorte pessoal!

Paulo A Franke
Paulo A Franke
1 mês atrás

O horário está errado. Começa às 23:00.

José Nilton Dalcim
Admin
1 mês atrás
Responder para  Paulo A Franke

O Brasil começa às 23h, mas o outro duelo é às 21h.

Ubiratan (Black)
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Não sei se teve mudança, ou se essa outra era uma programação lá atrás, mas no site da UC começa com o Wild às 23h. O outro grupo, C, começa 7h depois. O grupo B está em Sydnei.

José Nilton Dalcim
Admin
1 mês atrás
Responder para  Ubiratan (Black)

Tem razão, Ubiratan. Já solicitei correção dos horários.

Marcelo Ikeda
Marcelo Ikeda
1 mês atrás

Wild x Fokina vai reeditar o grande duelo entre os dois no Rio Open quando saiu faísca rs e o Wild teve uma vitória sensacional, salvando inclusive um match point que o Fokina se enroscou na rede tentando devolver uma curtinha rs.

Geraldo
Geraldo
1 mês atrás

A Stefani e o Matos não poderiam atuar pelas duplas mistas?

Ubiratan (Black)
1 mês atrás

Agora é a hora! Precisamos fazer duas vitórias nessa rodada pelo menos. Mas seria o momento de conseguir as 3. O que é nada fácil mas obviamente contra a Polônia será teoricamente mais difícil.
Bia x Iga não existe surpresa, pode acontecer qualquer coisa.
Wild já mostrou potencial para ganhar de gente grande.
Confiar também na grande experiência e qualidade do Marcelo pra levar nas duplas.
Conseguirem ganhar o jogo aparentemente menos difícil e fazer set se perderem é o caminho para a classificação em um melhor segundo lugar pelo menos.
Que consigam jogar bem, sobretudo com estreia e tudo mais! se ganhar, perfeito!
Boa sorte!

Ubiratan (Black)
1 mês atrás
Responder para  Ubiratan (Black)

As duplas só jogam se rolar empate nas simples?

Ubiratan (Black)
1 mês atrás
Responder para  Matheus Dalcim

Melhor assim!
Postei e logo depois li uma matéria de hoje na CNN afirmando essa condição.
A gente do lado de cá do telespetador fica procurando em vários lugares declarações e imagens de treino dos atletas e também essas questões de regras, mas normalmente a gente encontra a mesma coisa. As vezes o texto é totalmente copiado e quando muda a apresentação, a parte de regras é repetida sem nada adicional. Queremos saber daquele “e se tal coisa?”, mas o normal é estar o básico, tudo igual. Pensei que finalmente tinha visto a informação adicional, de que duplas “só se…”, mas então não procede.

JOSE RONALDO
JOSE RONALDO
1 mês atrás

Onde assistir?

Eduardo
Eduardo
1 mês atrás

Wild e Fokina tem favoritismo espanhol, principalmente por ser na quadra dura. Mas não é “aquela” superioridade. Considerando que é o primeiro jogo da temporada, fica mais em aberto ainda. Bia não terá moleza contra essa espanhola, vale o mesmo pelo fato de ser o 1o jogo pós-treinos.

Leonel
Leonel
1 mês atrás
Responder para  Eduardo

Eduardo. Se a Bia jogar o que jogou na China vai atropelar a Sorriso Torno e nem a Iga vai segurar ela. Na China a Bia tava monstra. Agora é início de temporada pra todos e então ninguém vai estar no seu melhor

Ubiratan (Black)
1 mês atrás
Responder para  Leonel

É o que a gente espera, que contra a Sorribes não precise do drama de RG, mas não tem sido fácil os jogos entre as duas. Olhando aqui, os últimos da espanhola foi na BJK mês passado! ganhou da Linetti e perdeu pra Leylah em 2 tiebreaks. Então, tava firme.

Christiano
Christiano
1 mês atrás

Fokina vai devolver a derrota sofrida no Rio hoje á noite. Apesar disso, o Brasil deve levar o confronto contra a Espanha. A chance do Will seria se entrasse o Carballes Baena no lugar … Will ainda é muito “cru” na quadra dura.

Ubiratan (Black)
1 mês atrás

Analisando a tabela, Brasil no grupo A, EUA no C e China no E são os países que jogam 2 dias seguidos. Isso, em Perth que é o que nos interessa chegar nas quartas.
No horário de lá, a gente joga agora sexta e sábado.
Para a classificação no nosso grupo, Bia e Wild jogarão 2 dias sem folga, e ainda pior para Bia que fará duplas com Marcelo depois de jogar com Sorribes. Podem trocar a dupla mas é o que está agendado. E não acho que vão deixar de colocar Bia. Se tivéssemos levado a Luísa, aí liberávamos Bia pelo menos desse jogo e a dupla continuaria em alto nível.
Iga e seu time vai ter 1 dia de folga para a segunda rodada e a Espanha terá 2 dias.
Influencia no rendimento para o primeiro lugar do nosso grupo, como também para um possível melhor segundo lugar. E, falando em melhor segundo lugar, pelo que li em um único local, é 1 para todos em Perth e 1 para os de Sydney. Achava que era os 2 melhores entre todos.

PRGF
PRGF
1 mês atrás

Quem vai jogar a mista? Bia e Marcelo?
Com essa mudança para 3 jogos em vez de 5 não vejo oportunidade pros irmãos Meligene jogarem… Só em uma situação atípica…

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Bopanna entra para a história do tênis aos 43 anos

A emoção de Hsieh e Mertens com o novo título de Slam

PUBLICIDADE