Cobolli supera Baez e conquista em Bucareste seu primeiro ATP

Flavio Cobolli (Foto: Tiriac Open)

Bucareste (Romênia) – Com uma atuação firme diante de um especialista em saibro, o italiano Flavio Cobolli levou a melhor sobre o argentino Sebastian Baez e faturou o ATP 250 de Bucareste. Na decisão deste domingo, ele precisou de 1h46 e sete match-points para anotar um duplo 6/4 e levantar o primeiro troféu da carreira.

Aos 22 anos, Cobolli disputou apenas sua segunda final no circuito e obtém uma conquista inédita, depois de ter ficado com o vice-campeonato no piso duro de Washington na temporada passada. Com esse título, ele se torna o sétimo italiano em atividade a vencer um ATP e o quinto tenista a ganhar em 2025 seu primeiro torneio na elite do circuito, depois Alexandre Muller (Hong Kong), João Fonseca (Buenos Aires), Tomas Machac (Acapulco) e Jakub Mensik (Miami).

Quarto italiano a decidir o título em Bucareste, Cobolli se torna o primeiro jogador do país a vencer o evento, depois dos vices de Andrea Gaudenzi (1997), Filippo Volandri (2006) e Fabio Fognini (2012). Ele também se junta a Jannik Sinner, atual bicampeão do Australian Open, como os representantes do país a terem levantado um troféu em 2025, mas podem ganhar a companhia de Luciano Darderi ainda neste domingo, já que ele disputará a decisão de Marrakech.

Ex-número 30 do mundo e atual 45º colocado no ranking, Flavio Cobolli recebe 250 pontos pela conquista no saibro romeno e ganhará nove posições na lista desta segunda-feira, aparecendo na 36ª posição. De quebra, ele sai de Bucareste com um prêmio US$ 90.675.

Do outro lado, Sebastian Baez desperdiça a chance de conquistar seu oitavo título e o sétimo na terra batida. Agora com 11 finais no currículo, ele amarga o quarto vice-campeonato, o segundo nesta temporada. Em fevereiro, ele já havia perdido a decisão de Santiago, uma semana após faturar o bi do Rio Open.

O tenista de Buenos Aires é, ao lado de Félix Auger-Aliassime, o tenista com mais finais em 2025 no circuito masculino, porém, o canadense venceu duas delas, contra uma do argentino. Além disso, Baez é o jogador com mais vitórias no saibro neste ano, agora com 12 triunfos em 15 jogos.

Atualmente no 36º lugar do ranking, o ex-top 20 ganhará três posições e assumirá o 33º posto. Ele ainda recebe um cheque de US$ 52.890 pela campanha desta semana.

Cobolli lidera desde o início e dá poucas chances a Baez

Mais experiente e considerado um especialista em saibro, Sebastian Baez entrou na partida deste domingo como um favorito natural diante de Flavio Cobolli. No entanto, desde o começo a história foi bem diferente, e o italiano nunca esteve em desvantagem no placar. Logo no terceiro game do jogo, ele conseguiu a primeira quebra, devolvida pelo argentino na sequência. A resposta rápida do rival não abalou Cobolli, que voltou a superar o serviço de Baez no sétimo game e depois disso apenas precisou confirmar seu saque duas vezes para fechar a parcial.

Apesar dos 90% de acerto do primeiro saque, argentino venceu apenas 63% desses pontos e 33% com o segundo. Por sua vez, o italiano acertou apenas 40% do primeiro saque em quadra, mas ganhou 75% dessas bolas e 50% com o segundo serviço. Esses detalhes foram suficientes para fazer a diferença no placar final.

Mais solto, Cobolli começou a segunda parcial com tudo e conseguiu duas quebras, uma no terceiro game e outra no sétimo. Ele então sacou para o jogo com 5/2 e teve seus três primeiros match-points, todos salvos por Baez, que devolveu uma das quebras após três break-points. No saque do argentino, o italiano teve mais três oportunidades para vencer o jogo, mas novamente não concluiu. Ele viu o adversário diminuir a desvantagem para 5/4, mas então teve novamente a gente de sacar para o campeonato, e não titubeou, sacramentando a conquista com um bonito lob.

Subscribe
Notificar
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edil
Edil
16 dias atrás

Que festa da Italia, em. Dois jovem talentos brilhando. De tres 250 nesta semna, levaram dois. Impressionante. E’ melhor a equipe do Big J ja’ ir dando uma estudada no jogo destes dois jovens italianos. Parabens Italia.

Sergio
Sergio
16 dias atrás

Parabéns ao italiano. Não é fácil ganhar do Baez, que é um grande lutador.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.