Cirstea conquista, aos 35 anos, seu terceiro título de WTA em Cleveland

Sorana Cirstea (Foto: Tennis in the Land)

Cleveland (EUA) – A experiente romena Sorana Cirstea conquistou, sem perder sets, o título do WTA 250 de Cleveland, em quadras duras nos Estados Unidos. Cirstea venceu na final deste sábado a norte-americana Ann Li, 69ª do ranking, por 6/2 e 6/4.

Este é o terceiro título de WTA na carreira de Cirstea, de 35 anos. A primeira conquista foi ainda em 2008 em Tashkent e a mais recente em 2021, nas quadras de saibro de Istambul. Ela disputou sua sétima final da carreira.

Ex-número 21 do mundo, Cirstea aparece atualmente no 54º lugar do ranking. Ela se afastou do circuito no ano passado, logo depois de Wimbledon, por lesão e cirurgia no pé. Durante a semana em Cleveland, veio do quali e chegou a vencer a russa Liudmila Samsonova, principal cabeça de chave e número 19 do mundo, nas quartas de final.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Foi uma semana maravilhosa e muito especial para mim”, disse Cirstea após a partida. “Cheguei aqui sem nenhuma expectativa, mas desde a primeira partida do quali, senti a energia, me senti acolhida e adorei a cidade e a atmosfera. Dava para ver na quadra o quanto eu estava relaxada e me divertindo. Eu queria muito ficar o máximo possível aqui, então estou muito feliz por ter conseguido”.

Superada por Cirstea na final deste sábado, Li chegou à sua quinta final da carreira aos 25 anos. Ela tem um título em Tenerife em 2021. Lembrando que a norte-americana tem uma final de WTA 500 em Melbournne que não foi disputada, devido à pandemia, em que tanto ela quanto a estoniana Anett Kontaveit receberam pontos e premiação de vices na época.

O primeiro set da final de Cleveland foi dominado por Cirstea, que conseguiu duas quebras e enfrentou apenas um break-point. A romena conseguiu a única quebra da segunda parcial e teve quatro match-points no saque da norte-americana quando já vencia por 5/3. Li ainda confirmou o serviço e teve chances de devolver a quebra no game seguinte, mas não evitou a derrota em sets diretos.

Krunic e Danilina são as campeãs de duplas

A final de duplas foi entre as cabeças de chave 1 e 2 do torneio, com o título da cazaque Anna Danilina e da sérvia Aleksandra Krunic, que venceram a taiwanesa Hao-Ching Chan e a chinesa Xinyu Jiang por 7/6 (7-3) e 6/4. Danilina, de 30 anos, conquistou seu 11º título de duplas e o segundo na temporada. Já Krunic, de 32 anos, venceu seu oitavo título.

Na temporada, a cazaque também foi campeã na grama de Eastbourne, ao lado da tcheca Marie Bouzkova. Já a sérvia ganhou no saibro de Rouen, na França, com a norte-americana Sabrina Santamaria. Jogando juntas, elas foram finalistas de Roland Garros.

Subscribe
Notificar
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Diego
Diego
1 mês atrás

Romenia nao chegava a final desde 2021,quando foi vice com irina camelia begu,perdeu para a estoniana Anett Kontaveit
Eua voltou a final depois de ser campea em 2024 com Mccartney Kessler

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás

Vendo a Sorana vencendo aos 35 anos, após lesão e cirurgia, me dá esperanças de ainda ver a Bia conquistar algo grande…ou não?

Gabriel Potin
Gabriel Potin
1 mês atrás
Responder para  Paulo A.

Bia ja ganhou Atp 500 e Semi de Slam e final de M1000. Ja e algo grande. Organizando o mental pode copar M1000 e fazer final de Slam

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.