Paris (França) – Responsáveis pela queda de Luísa Stefani e Thiago Wild logo na primeira rodada, em grande virada, os chineses Xinyu Wang e Zhizhen Zhang irão decidir o ouro olímpico nesta sexta-feira. Eles enfrentarão os tchecos Katerina Siniakova e Tomas Machac, responsáveis por eliminar os cabeças 1 Laura Siegemund e Alexander Zverev na estreia.
Nesta quinta-feira, o dueto chinês voltou a virar um placar – o que aconteceu também nas quartas de final – e tiraram os holandeses Demi Schuurs e Wesley Koolhof, por 2/6, 6/4 e 10-4. Já os tchecos ganharam com autoridade dos canadenses Gabriela Dabrowski e Félix Auger-Aliassime, por duplo 6/3. Os perdedores jogam pelo bronze também nesta sexta.
Siniakova é a única destes finalistas que já foi ao pódio olímpico, tendo conquistado ouro em Tóquio ao lado de Barbora Krejcikova. Além disso, tem nove troféus de Grand Slam, incluindo Roland Garros e Wimbledon deste ano.
Wang também venceu um Slam, no ano passado em Paris, ao lado da taiwanesa Su-Wei Hsieh. O tênis chinês busca uma segunda conquista olímpica, depois do título de Li Ting e Sun Tian-Tian em Atenas-2004.
Fato curioso, Machac e Zhizhen fizeram parceria e chegaram na semi do Australian Open e nas quartas de Roland Garros deste ano.