Melbourne (Austrália) – A disputa do primeiro Grand Slam do ano ainda nem começou, mas o tênis australiano já vem fazendo história. Pela primeira vez desde 1998, o país terá 15 representantes na chave principal masculina de simples. Naquela oportunidade, 18 jogadores da casa participaram da competição.
Liderado pelo mais novo top 10 do ranking, Alex de Minaur, o esquadrão local ainda conta com os top 50 Alexei Popyrin, Max Purcell e Jordan Thompson, além dos campeões de duplas em Melbourne, Rinky Hijikata, Jason Kubler e Thanasi Kokkinakis.
Há 26 anos, o selecionado australiano tinha como destaques principais os cabeças de chave Patrick Rafter e Mark Philippoussis, o jovem convidado Lleyton Hewitt e o experiente Todd Woodbridge, multicampeão nas duplas. No entanto, nenhum deles alcançou sequer as quartas de final, sendo que Woodbridge e o ex-top 30 Richard Fromberg foram os únicos a chegarem nas oitavas de final, caindo para Nicolas Escudé e Karol Kucera, respectivamente. Escudé, aliás, havia eliminado o catarinense Gustavo Kuerten na segunda rodada e foi até as semifinais.
Confira os 15 australianos garantidos na chave principal em 2024:
1. Alex de Minaur #10
2. Alexei Popyrin
3. Max Purcell
4. Jordan Thompson
5. Aleksandar Vukic
6. Thanasi Kokkinakis
7. Rinky Hijikata
8. Christopher O’Connell
9. James Duckworth #C
10. Jason Kubler #C
11. Marc Polmans #C
12. Adam Walton #C
13. Dane Sweeny #Q
14. James McCabe #C
15. Omar Jasika #Q
ATP e WTA deveriam extinguir de vez essa história de empresas que organizam torneios poderem fornecer “convites”. Esportivamente nao faz qualquer sentido e passa uma imagem de que o tenis eh muito mais um negócio do que propriamente uma competição justa e seria em que atletas disputam algo em igualdade de condições. Em pleno sec XXI essas mutretas comerciais nao tem mais lugar no esporte de alto rendimento.
Sem chororo, se fosse no Brasil e se vc tivesse um filho tenista, não ia gostar de ganhar um convite p ele participar. Tem muitos que recebem convites e fazem sucesso, chega até longe no torneio.
Impressionante a quantidade de australianos, estão de parabéns pelo grande número de atletas profissionais.