Szczecin (Polônia) – Em uma semana de Copa Davis, poucos brasileiros irão se arriscar nos challengers logo após o US Open e os dos únicos que estarão em ação em torneios deste nível, o cearense Thiago Monteiro e o gaúcho Orlando Luz, competição no challenger de Szczecin, disputado no saibro.
Cabeça de chave número 8 na competição, Monteiro terá pela frente na estreia o espanhol Pablo Llamas, de 22 anos e atual 361º do mundo. Será a primeira vez que eles medirão forças no circuito e quem vencer enfrentará o búlgaro Dimitar Kuzmanov ou o convidado da casa Alan Wazny na próxima rodada.
Se chegar nas quartas de final, o canhoto cearense tem tudo para desafiar o principal candidato ao título em Szczecin, o tcheco Vit Kopriva, 89º colocado no ranking da ATP e o único top 100 da competição. Neste quadrante também está o promissor alemão Diego Dedura, de apenas 17 anos.
Na chave de duplas, Orlandinho e o boliviano Federico Zeballos são os cabeças de chave 3 e estreiam contra a dupla da casa formada por Szymon Kielan e Filip Pieczonka. Vencendo, eles podem encarar nas quartas os tchecos Hynek Barton e Vit Kopriva ou a parceria do local Szymon Walkow com o espanhol Iñigo Cervantes.
Orlandinho até tentou a sorte no quali de simples, mas foi derrotado neste domingo logo na primeira rodada, O gaúcho fez um jogo de 2h05 e três sets contra o alemão Niklas Schell, caindo com parciais de 6/2, 5/7 e 7/5. Seu algoz enfrentará o compatriota Henri Squire por um lugar na chave principal.
Grande Tiago Monteiro, go, go, go!!! Estamos com você, Monteirão da Massa!!!