Nova York (EUA) – Apesar do fim da parceria com o russo Daniil Medvedev, o treinador francês Gilles Cervara deixa o cargo com boas recordações e sem rancor. Ele mesmo acreditava que o agora ex-pupilo precisava de uma energia nova ao seu lado e por isso acredita que a decisão foi acertada.
Em entrevista à imprensa francesa, ele comentou o término com o russo e reconheceu a necessidade por mudanças. “Os resultados são o indicador do sucesso profissional e até mesmo a medida da relação entre jogador e treinador no tênis. Eles já vinham sendo insatisfatórios há algum tempo”, disse Cervara.
“Venho refletindo sobre isso há muito tempo. Depois de sua derrota na primeira rodada em Wimbledon este ano, eu tinha certeza de que se os resultados não melhorassem durante o verão, algo precisava mudar. Esse “algo” era a energia em torno do Daniil. Então, precisávamos mudar as pessoas envolvidas”, falou o francês.
Cervara conversou com o Medvedev depois do US Open e então abordaram o assunto. “Ele mesmo levantou a ideia: ‘Depois de oito anos, talvez seja hora de fazer algo diferente’. Eu disse: ‘Escute, na minha opinião, é exatamente isso que precisa ser feito, porque não acho que posso continuar exigindo que você jogue no nível que está jogando agora’”.
O agora ex-técnico acredita que o russo precise de algo diferente para se transformar. “A decisão veio naturalmente para ele. Obviamente, sinto tristeza por um capítulo estar chegando ao fim. Mas essas são emoções normais e agradáveis. Quando nos despedimos, a sensação era leve”, contou Cervara, que apoiou a decisão do russo
“Disse para ele: ‘É uma boa decisão, tenho certeza de que você se sairá bem, tenho certeza de que vencerá novamente’. É bom para ambos não ficarmos presos”, comentou o treinador, que confia na volta por cima de Medvedev. “Acredito firmemente que ele ainda tem o que é preciso, que em breve poderá brilhar novamente e conquistar a vitória”, garantiu o técnico.
“Isso foi visível em alguns momentos este ano, mas ele não conseguiu fechar algumas partidas, por vários motivos. É quase certo que isso colocará as coisas nos trilhos novamente. Muitos atletas passam por momentos difíceis e se recuperam. Tenho certeza de que ele é capaz e que chegará lá. Se vencer algumas partidas, pode reacender a chama”, finalizou.
Cercaram sendo generoso com o pupilo. Um exemplo de como finalizar o contrato.
Cervara
Quando a pessoa fala com elegância sobre outra, reconhecendo que a relação profissional entre as duas já não era mais harmoniosa e produtiva. Sem atacar o jogador, falando a verdade e reconhecendo que ali havia um problema.
Que maduro