Florianópolis (SC) – Começou nesta quarta-feira, na sede da Confederação Brasileira de Tênis, em Florianópolis, o Encontro Nacional de Treinamento 2025. O evento, que acontece até a próxima sexta-feira, reúne os três atletas de melhor ranking das categorias 12, 14, 16 e 18 anos, no masculino e no feminino, para três dias de atividades intensas focadas em desenvolvimento técnico, físico e comportamental.
Os jovens terão a oportunidade, ao longo dos próximos dias, de treinar em um ambiente de alto rendimento, ao lado dos melhores atletas de suas categorias e sob orientação de treinadores da CBT, técnicos particulares e preparadores físicos, todos trabalhando de forma integrada.
O encontro é estruturado a partir de quatro pilares fundamentais:
– Aprender a treinar: estabelecimento e cumprimento de rotinas claras com foco em qualidade;
– Gestão positiva dos erros: entender que trabalhar fora da zona de conforto faz parte do aprendizado;
– Respeito à bola: compreender que a bola define a tomada de decisão, exigindo consciência da zona de quadra e execução adequada;
– Intensidade de movimentação: abordagem cognitiva da movimentação, enfatizando qualidade, primeiros passos e recuperação.
Luiz Peniza, um dos coordenadores do Encontro Nacional de Treinamento e capitão do Brasil na Billie Jean King Cup, destaca a importância do evento. “Aqui, eles convivem com os melhores da sua categoria, o que eleva o padrão técnico e competitivo. Além disso, conseguimos integrar de forma muito positiva os treinadores da CBT com os técnicos particulares e os preparadores físicos. Todos trabalham juntos, trocando experiências e alinhando conceitos, fortalecendo o processo de desenvolvimento dos jovens. Essa união de forças é fundamental para que nossos jogadores evoluam com consistência e construam caminhos sólidos no tênis”, afirmou Peniza.
O atleta Leonardo Storck França, de 16 anos, que conquistou seu primeiro ponto no ranking da ATP em 2025, celebrou o início das atividades. “Começar o encontro hoje já treinando forte com os melhores do país é muito importante para a minha evolução. Esse ambiente faz a gente elevar o nível, aprender mais e se desafiar o tempo todo. Agradeço à CBT pela convocação e pela oportunidade de participar de um evento tão completo, que com certeza vai me ajudar bastante na minha trajetória”, destacou Storck.
Além dos treinos físicos, táticos e técnicos, os atletas participarão de palestras dos mais variados temas, entre eles, Nutrição esportiva, Política Antidoping, além de uma palestra com o tema “Minha jornada: aprendendo com o passado para potencializar o futuro”.
Atletas convocados
12 anos – Feminino:
Maria Alice de Loureiro Fernandes, Valentina Mejolaro Britto, Sofia Mesquita Sanson
12 anos – Masculino:
Henrique Sawada Araújo, João Pedro Silva Daquino, Pedro Furtado
14 anos – Feminino:
Flavia Cherobim Souza, Anna Faminova, Kauany Oliveira Rodrigues
14 anos – Masculino:
Davih Paiva Lichtnow, Pedro Dias Sanches Nastrini, Dante Rela Puccinelli Monte
16 anos – Feminino:
Maria Eduarda Carbone dos Santos, Laura Veronesi Noel Ribeiro, Ana Laura Amarante da Cruz
16 anos – Masculino:
Felipe de Carvalho Mamede, Leonardo Storck França, Carlos Eduardo Lino
18 anos – Feminino:
Larissa Stipp Silenci, Nathalia Pontes Tourinho, Laura Pedrotti de Oliveira
18 anos – Masculino:
Victor Alvares de Castro Rocha, Gustavo de Oliveira Albieri, Vicente Menezes Freda
Equipe Técnica
Coordenadores: Luiz Peniza, Caio Cortela, César Augusto Kist
Coordenador de Treinadores: Michel Milistetd
Auxiliar de Coordenação: Matheus Wagner
Treinadores:
Nicolas Cavallini Menechino Carlos dos Santos, Edson Krause, João Felipe de Queiroz Tinôco Araújo, Tone Amorim Takayama, Vitor Cruz Moraes Maynard, Juan Pablo Etchecoin, João Menezes, Maísa Costa Feital, Fernanda Barbosa Ferreira, Ricardo Hocevar, Rodrigo da Costa Ferreiro, Ricardo Valim Homem de Mello
Preparadores físicos:
Renato Pucci, Eduardo Faria, Vanessa M. Nardin Monte Bello
Os atletas foram convocados com base no ranking nacional da CBT.











