PLACAR

Calor, chuva e raios interrompem semi de Fonseca

Foto: Mike Lawrence/USTA

Nova York (EUA) – A semifinal do torneio juvenil do US Open, que conta com a participação de João Fonseca, precisou ser interrompida por uma série fatores relacionados ao tempo instável desta sexta-feira em Nova York. O calor excessivo acima dos 32º C, a incidência de raios na região do torneio, e finalmente a chuva no fim da tarde. A previsão é de retorno por volta das 20h (de Brasília).

Fonseca lidera o placar contra o italiano Federico Cina por 6/4, 3/6 e 2/1. A partida já tem 1h32 de duração, além das longas paralisações. O vencedor enfrentará o francês Arthur Gea ou o canhoto norte-americano Learner Tien, que ainda nem entraram em quadra.

Brasileiro mais bem colocado no ranking mundial juvenil, ocupando atualmente o sétimo lugar, Fonseca tem a chance de sair do US Open como o novo número 1 da categoria. São duas as possibilidades para o carioca de 17 anos, o título ou mesmo um vice-campeonato, desde que Tien não seja campeão.

Apesar de ter sofrido uma quebra logo em seu primeiro game de serviço, e começado a partida perdendo por 2/0, Fonseca logo assumiu o controle da partida no primeiro set. Ele buscou o empate de imediato, voltou a quebrar no sétimo game e não teria mais o saque ameaçado até o fim do set.

Assim como na primeira parcial, Cina começou melhor no segundo set e venceu 12 pontos em 15 possíveis para abrir 3/0. Só então, Fonseca voltou a confirmar o serviço, mas logo depois a partida foi interrompida por causa do forte calor. O jogo ficou parado por mais de uma hora. Na volta, o brasileiro devolveu a quebra e buscou o empate por 3/3. Mas pouco depois, ele voltou a ter o serviço pressionado pelo italiano, que igualou a partida.

Ainda que a temperatura estivesse mais amena, o andamento jogo passou a ter mais uma ameaça. O árbitro de cadeira paralisou a disputa por causa do risco de raio, diante também da previsão de chuva para Nova York, o que acabou se confirmando no fim da tarde, quando os tenistas já estavam fora da quadra.

Em situação parecida estão as semifinais femininas do juvenil. A tcheca Tereza Valentova lidera o placar contra a eslovaca Renata Jamrichova por 3/6, 6/4 e 1/0. Quem vencer enfrenta a tcheca Laura Samsonova ou a norte-americana Katherine Hui.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Agassi recorda trajetória de drama e sucesso em Roland Garros

Os melhores lances de Iga Swiatek rumo ao tri no Foro Italico

PUBLICIDADE