Cadeira de rodas: Brasil terá três atletas nos Jogos Paralímpicos de Paris

Ymanitu Silva (Foto: Cris Mattos/CPB)

Paris (França) – O Brasil vai marcar presença na disputa do Tênis em Cadeira de Rodas dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Nesta quinta-feira, foram convocados três brasileiros na modalidade. O evento acontece de 28 de agosto a 8 de setembro, nas quadras de Roland Garros.

A lista foi definida com base no ranking ITF do dia 15 deste mês. Na categoria Masculino Open, Daniel Rodrigues (#19) e Gustavo Carneiro (#37) jogam nas chaves de simples e duplas. Já na categoria Quad, Ymanitu Silva (#11) estará presente na chave de simples. Os atletas estarão acompanhados dos treinadores Raphael Oliveira e Vinícius Cyrillo, além da coordenadora da modalidade, Patricia Cavalheiro. O TCR está marcado para 30 de agosto a 7 de setembro

Além dos atletas já confirmados, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estão enviando solicitações de bipartite (convite) à Federação Internacional de Tênis (ITF) para que mais brasileiros disputem os Jogos.

Para o vice-presidente da CBT, Jesus Tajra, o TCR é um dos esportes que mais se desenvolveu nos últimos anos no mundo e o Brasil segue acompanhando esse crescimento. “Graças a um trabalho incansável da CBT e do CPB, nossos atletas têm conquistado cada vez mais espaço no circuito. Prova disso é que estamos chegando nos Jogos Paralímpicos após uma campanha histórica no Parapan de Santiago. Estamos muito felizes e esperançosos de que eles alcancem voos altos em Paris”, destacou.

Conheça os atletas

Masculino Open

Daniel Rodrigues

O mineiro Daniel Rodrigues, de 37 anos, nasceu com má-formação na perna direita (20 centímetros menor do que a esquerda). Em 2013, decidiu amputar a perna e usar prótese. Atualmente é o número 19 do Ranking ITF e possui 77 títulos entre simples e duplas. Esta será a sua quarta participação nos Jogos, já que esteve presente em Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2021).

Gustavo Carneiro

Gustavo Carneiro, de 51 anos, sempre gostou de jogar tênis. Após a descoberta de um lipossarcoma em 2013, teve que amputar a perna acima do joelho. Na 37ª posição do ranking ITF, o mineiro tem 17 títulos na carreira e vai para a sua segunda Paraolimpíada, após marcar presença em Tóquio (2021).

Quad

Ymanitu Silva

O catarinense de 41 anos sofreu um acidente de carro em 2007 e ficou tetraplégico. Durante a reabilitação, conheceu o tênis em cadeira de rodas e se encantou. Jogando como profissional, Many tem uma extensa lista de conquistas. São 56 títulos na carreira e é o primeiro brasileiro a disputar todos os Grand Slam no TCR, alcançando o vice-campeonato de duplas em Roland Garros (2019) e no Australian Open (2023). Esta será a sua terceira participação nos Jogos, após disputar no Rio de Janeiro (2016) e em Tóquio (2021).

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.