PLACAR

Cadeira de rodas: Brasil inicia primeira turnê do ano

Ymanitu Silva (Sara Hawk/ FPTenis)

Florianópolis (SP) – Abrindo o calendário internacional do tênis em cadeira de rodas em 2024, o Brasil inicia a primeira turnê do ano com uma série de torneios na Austrália e nos Estados Unidos. Daniel Rodrigues e Gustavo Carneiro (Masculino Open), Leandro Pena e Ymanitu Silva (Quad) e Meirycoll Duval (Feminino Open) disputam quatro competições de 8 a 28 de janeiro. A participação dos atletas conta com o apoio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Os atletas começam pelo Australian Summer Series, que é composto por três torneios na cidade de Melbourne: Victorian Wheelchair Open, de 8 a 12 de janeiro; Melbourne Wheelchair Open, de 14 a 19 de janeiro, em Melbourne; e Australian Open, de 23 a 28 de janeiro, com a presença apenas de Ymanitu Silva. Após os torneios na Oceania, os tenistas seguem para o Estados Unidos, onde jogam o Indian Wells Tennis Garden Wheelchair Championships, de 23 a 28 de janeiro, em Indian Wells.

“É muito importante ter um calendário com muitas competições desde o começo do ano, além de estar junto dos principais jogadores do ranking. Assim, ganhamos ritmo e confiança. Fiz uma intensa pré-temporada, visando esses torneios, já que são muito fortes”, disse Ymanitu Silva.

De acordo com o vice-presidente da CBT, Jesus Tajra, a iniciativa busca desenvolver os atletas, mas também tem o foco no principal evento do ano: os Jogos Paralímpicos. “Temos feito um trabalho contínuo com esses e tantos outros tenistas. No ano passado, tivemos uma boa demonstração de que estamos no caminho certo, com o recorde de medalhas no Parapan e agora estamos nos preparando para uma ótima participação em Paris”, completou.

Os eventos fazem parte do Circuito UNIQLO Wheelchair Tennis Tour e recebem os principais atletas do mundo, de acordo com o ranking internacional vigente. A posição desses atletas define suas possíveis convocações para participar de grandes eventos como os Grand Slam e Mundiais, assim como posição no ranking e futuras convocações para as Paralimpíadas de Paris 2024.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Reveja os melhores lances da final masculina de Wimbledon

Momento histórico: Hewett completa o Slam em Wimbledon

PUBLICIDADE