Kitzbuhel (Áustria) – Principal favorito ao título no ATP 250 de Kitzbuhel, o cazaque Alexander Bublik levou a melhor no duelo com o compatriota Alexander Shevchenko e se garantiu nas semifinais do torneio. Depois de uma longa interrupção por chuva no segundo set, ele selou a vitória em sets diretos, marcando o placar de 6/4 e 6/2, em 1h15 de partida.
O paranaense Thiago Wild pode ser o próximo adversário de Bublik no saibro austríaco, mas para que isso aconteça ele terá que vencer o holandês Botic van de Zandschulp no jogo que fecha a rodada.
Embalado após seu primeiro título de ATP no saibro, Bublik garantiu sua sexta vitória seguida com bastante agressividade. Ele anotou 20 bolas vencedoras a mais do que o compatriota (27 a 7) e cometeu apenas quatro erros não forçados a mais (24 a 20). Do outro lado, Shevchenko sofreu três quebras e não conseguiu aproveitar sequer um dos cinco break-points que teve.
Um pouco antes de Bublik entrar em quadra, a festa foi toda dos franceses, que garantiram uma semifinal entre compatriotas no outro lado da chave. Arthur Cazaux e Arthur Rinderknech levaram a melhor nos duelos franco-germânicos pelas quartas de final e garantiram assim um francês na final.
Sexto favorito, Rinderknech teve mais trabalho e precisou de três sets para derrotar o quali alemão Yannick Hanfmann, fechando o jogo com parciais de 6/4, 3/6 e 6/1. Cazaux também encarou um alemão vindo do quali e eliminou Jan-Lennard Struff em sets diretos, com o placar final de 6/3 e 6/4. Ele leva vantagem no histórico com Rinderknecht, batendo o compatriota no challenger de Bordeaux em 2023.
Bublik no caminho de colecionar titulos esse ano. Fugindo de Washington pra copar num range mais tranquilo.