Kitzbuhel (Áustria) – Pela segunda semana consecutiva, o cazaque Alexander Bublik levanta um troféu no saibro. Campeão em Gstaad há seis dias, ele faturou neste sábado o ATP 250 de Kitzbuhel, na Áustria, ao bater na decisão o francês Arthur Cazaux pelo placar de 6/4 e 6/3, em 1h24 de jogo.
Agora com oito partidas de invencibilidade, Bublik chega ao sétimo título da carreira e o terceiro em 2025. No mês passado, ele também triunfou na grama de Halle. Dessa forma, esta já é a temporada mais vencedora da carreira do tenista de 28 anos, superando 2023, quando levantou duas taças. Desde Roland Garros, o cazaque tem agora 16 vitórias em 18 jogos.
O terceiro título no ano faz de Bublik o segundo jogador com mais troféus desde janeiro, atrás apenas de Carlos Alcaraz, com cinco. Ele deixa para trás nomes como Jannik Sinner, Taylor Fritz, Félix-Auger Aliassime, Flavio Cobolli, Luciano Darderi e Denis Shapovalov, todos com duas taças.
Ex-número 17 do ranking e atual 30º colocado, Alexander Bublik ganhará cinco posições e será o 25 do mundo na atualização de segunda-feira. Além dos 250 pontos, ele recebe um prêmio de 90.675 euros pela conquista.
“Não acredito que consegui [este título], pois foi provavelmente uma das semanas mais difíceis da minha vida, porque vim de Gstaad, joguei aqui, em condições diferentes e chovendo. Estou feliz por ter conseguido e obrigado por me apoiarem durante todo o torneio”, disse Bublik na entrevista em quadra.
Por sua vez, Arthur Cazaux disputou sua primeira final de ATP na carreira. O jogador de 22 anos tentava ser o primeiro francês a vencer o torneio de Kitzbuhel na Era Aberta. Ele sofre também sua segunda derrota seguida para Bublik, tendo caído para o rival na semifinal de Gstaad na semana passada, também em sets diretos. O cazaque tem agora 3 a 0 no confronto direto.
O próprio Bublik reconheceu a campanha do adversário e fez questão de exaltar seu desempenho no torneio. “Eu sabia que ele estava tendo a semana da vida dele. Esta foi a minha 14ª final, mas me lembro da primeira como se fosse ontem. Foi muito difícil, mas desejo a ele todo o sucesso”, afirmou o campeão.
Atualmente na 100ª posição do ranking, Cazaux saltará para o 75º lugar, aproximando-se de sua melhor marca, o 63º posto obtido em dezembro de 2024. Pelo vice-campeonato ele recebe 165 pontos e um cheque de 52.890 euros.
2025 just keeps getting better for this man 👏#GeneraliOpen pic.twitter.com/taVPuGdBTg
— Tennis TV (@TennisTV) July 26, 2025
Esse Bublik joga muito tenis. Se mantiver a cabeca no lugar tem tudo pra terminar o ano no Top 10.
É um dos raros talentos do circuito. Quando ele leva a sério, é um adversário perigosíssimo
Verdade. E pensar que Fonseca o venceu em um Challenger há uns meses.
Bublik está jogando como um TOP20. 7º título na carreira, 3º no ano, o 2º no saibro.
E pensar que o João já ganhou desse cara em uma final
Tecnicamente o melhor jogador do circuito