Uberlândia (MG) – Tenistas de nove estados conquistaram neste sábado os títulos da chave GA do Campeonato Brasileiro Infantojuvenil de Tênis, disputado no Praia Clube. Principal torneio do calendário nacional, o Brasileirão foi disputado entre 12 e 18 anos, masculino e feminino. Venceram representantes da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.
No próximo final de semana, ainda acontece a chave GA+, com os atletas de maior ranking das categorias juvenis. Somando as duas chaves, o evento reúne cerca de 1.500 tenistas na cidade mineira.
Mesmo com o encerramento só da primeira etapa da competição, o vice-presidente da CBT, Aristides Barcellos, já afirma que o evento é um sucesso. “Tivemos recorde de inscritos e a presença de mais de 1.000 atletas só na chave GA/Tennis Kids, que fizeram uma excelente demonstração da força que o nosso esporte vem ganhando”, destacou.
Início da Copa das Federações
Agora todas as atenções estão voltadas para a Copa das Federações, competição por equipes onde os estados se enfrentam no formato semelhante à Copa Davis e à Billie Jean King Cup, com dois jogos de simples e um de duplas por confronto. O evento se inicia neste domingo também no Praia Clube.
O sábado também foi marcado pela tradicional reunião entre capitães e delegados das federações estaduais. O congresso técnico foi conduzido pelo árbitro geral e pela direção do torneio, contando com a presença das 22 federações participantes da edição 2025.
Durante o encontro, foram apresentadas as diretrizes da competição, sorteadas as chaves e debatidos temas importantes para o bom andamento do torneio, como a conduta e comportamento das equipes e das torcidas. A iniciativa busca reforçar a importância do respeito, da disciplina e do espírito esportivo que caracterizam a competição.
As equipes são divididas em duas categorias, sendo elas A e B, conforme o ranking dos dois melhores atletas inscritos por cada federação, o que garante equilíbrio técnico e valoriza o desempenho individual e coletivo dos times.
Veja a lista dos campeões da chave GA do Brasileirão
Simples
8 anos
Campeã: Elisa Oliveira (GO) e vice: Helena Alves (SP)
Campeão: José Nascimento (MG) e vice: Davi Raposo (RJ)
9 anos
Campeã: Melissa Sgorbissa (SP) e vice: Victória Ferreira (SP)
Campeão: Matheus Fonseca Salas (MG) e vice Henrique Alvarenga (MG)
10 anos
Campeã: Agnely Royma (PE) e vice: Isabela Barcelos (GO)
Campeão: Natan Carvalho (DF) e vice: Antônio Raymundo (RS)
11 anos
Campeã: Maria Santos (TO) e vice: Ana Alves (SP)
Campeão: Matheus Machado (SP) e vice: Caue Mehl (PR)
12 anos
Campeã: Lara Castro (RJ) e vice: Anna Anjos (MS)
Campeão: Pedro Maltez (SP) e vice: Arthur Aranha (SP)
14 anos
Campeã: Marina Sgorbissa (SP) e vice: Valentina Vivenza (MG)
Campeão: Rodrigo Altieri (SP) e vice: Lorenzo Mantovanello (SP)
16 anos
Campeã: Amanda Costa (BA) e vice: Alice Oliveira (SP)
Campeão: Mateus Pisani (SP) e vice: Caetano Andrade (SP)
18 anos
Campeão: Rafael Sales (SE) e vice: Pedro Oliveira (SP)