PLACAR

Brasil volta a ter dois top 100 na ATP após quase 7 anos

Foto: ATP Tour

Por Matheus Dalcim
Da redação

Pela primeira vez desde 16 de outubro de 2017, o tênis brasileiro terá simultaneamente dois jogadores no top 100 do ranking masculino de simples. Naquela ocasião, Thomaz Bellucci figurava pela última vez na carreira nesta prestigiada faixa, ocupando a 92ª posição, enquanto Rogerio Dutra Silva era o 81º colocado. De quebra, Beatriz Haddad Maia aparecia como 58ª na WTA. Hoje ela é a 13ª.

Desta vez, os dois representantes nacionais entre os 100 melhores do mundo na ATP serão Thiago Wild e Thiago Monteiro. Firme neste grupo desde sua estreia em setembro do ano passado, o tenista paranaense é o atual 61º, mas com os resultados de momento está subindo três colocações e entrando de forma inédita no top 60.

Já o canhoto cearense estava fora do top 100 desde julho de 2023 e agora retorna após as ótimas campanhas em Madri e Roma. Em sua última aparição, Monteiro ocupava o 95º posto, mas despencou para a 153ª colocação no fim de setembro. Ele começou a atual temporada como 122º e chegou a beirar o top 100 após o Rio Open, no fim de fevereiro, atingindo o 102º lugar. Com a terceira rodada garantida no Foro Italico, está alcançando provisoriamente a 91ª posição.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Brasil teve três top 100 na ATP em 2017

Na mesma temporada em que o Brasil emplacou dois jogadores no top 100 pela última vez, houve ainda uma semana em que três tenistas do país apareceram juntos nesta faixa. No dia 10 de julho daquele ano, Bellucci era o 55º melhor do mundo, Rogerinho aparecia na 69ª posição e Monteiro fechava a lista justamente no 100º lugar. Para completar, Beatriz Haddad Maia constava nessa data como a 97ª colocada na WTA, aumentando para quatro o número de brasileiros no top 100 de forma simultânea.

15 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Herald
Herald
9 dias atrás

Jogando do jeito que estão em breve teremos dois no Top 50 (Wild e Monteiro)

Rockton
Rockton
9 dias atrás
Responder para  Herald

Brasileiro é uma graça. Acabou de entrar no buzão e já acha que vai sentar na janela. Kkkk

Caseh
Caseh
9 dias atrás
Responder para  Herald

Ainda quero esperar para ver o desempenho do Monteiro quando terminar a gira de saibro, antes de fazer esse tipo de prognóstico

Bukele
Bukele
8 dias atrás
Responder para  Caseh

Normal querer esperar, mas o fato é que nesses 2 torneios Monteiro está jogando o suficiente pra entrar no top 50, talvez top 30, só que pra isso, realmente, tem que jogar o ano inteiro nesse nível.

Refaelov
Refaelov
9 dias atrás

Eu diria q mais importante doq voltar a ter 2 top 100 é a percepção q os nossos 2 jogadores nessa faixa estão desempenhando o melhor tênis de suas respectivas carreiras, logo, n tem como n ficar animado por possíveis feitos maiores ainda esse ano..

Última edição 9 dias atrás by Refaelov
JONY MARCIO SANTOS
JONY MARCIO SANTOS
9 dias atrás

Bom momento do tênis brasileiro. Uma pena que a Laura não soube aproveitar algumas oportunidades que apareceram esse ano. No próximo ranking poderíamos ter dois tenistas no Top 100 masculino e mais duas no feminino. Acho que a última vez que isso aconteceu deve ter sido lá pelo final dos anos 80 com Luiz Mattar e Cássio Motta no masculino e Niege Dias e Andréa Vieira no feminino. Se alguém pudesse trazer essa informação aqui acho que seria bem interessante.

Aryno Swionteko
Aryno Swionteko
9 dias atrás
Responder para  JONY MARCIO SANTOS

Mestre Dalcim deve saber

Fernando S P
Fernando S P
8 dias atrás
Responder para  JONY MARCIO SANTOS

1989, muito provavelmente. A Niége se aposentou em julho deste ano (estava no Top 60 – não sei qual foi a última semana dela no Top 100). Dei uma olhada nos sites da ATP e da WTA.

José Nilton Dalcim
Admin
8 dias atrás
Responder para  Fernando S P

Sim, Dadá Vieira e Niege Dias figuraram juntas no top 100 praticamente toda semana entre julho de 1989 e abril de 1990, Fernando.

Rockton
Rockton
9 dias atrás

Difícil

Última edição 9 dias atrás by Rockton
fernando
fernando
9 dias atrás

Em menos de um ano iremos, com certeza, superar essa marca com três tenistas no top 100, com Fonseca estreando na lista.

Guilherme Ribeiro
Guilherme Ribeiro
9 dias atrás

E o Ruud amarelou. Ficou com medo do Monteiro. kkkk. Brincadeiras a parte, depois de meter um pneu no primeiro set, tomou a virada do Kecmanovic. Monteiro pegará o bom tenista sérvio na 3º Rodada. Kecmanovic não vem tendo um grande ano, mas não é bobo no saibro, já venceu ATP na terra e ganhou do Thiago duas vezes, uma no saibro. Mas dá para o brasileiro continuar surpreendendo, principalmente se continuar jogando como está. Olha a chave abrindo. Já pode sonhar com Monteiro e Djokovic nas quartas de Roma??

Gusmão
Gusmão
8 dias atrás

Força Monteiro e Wild.
Força Brasileiros.

Já poderíamos ter 4, se Fonseca e Meligeni tivesse jogado a gira Sul-americana e no Brasil, foram muitos Challenger.
Heide também pode alcançar, ficou afastado e perdeu a gira Sul-americana

A CBT que está devendo, com poucos Torneios no Brasil fica difícil para o restante acompanhar.

Adriano T
Adriano T
8 dias atrás

Vamos com calma com Monteiro.

Mas já repararam que Hoje ele está apenas há 325 pontos do Top 50?

Uma possível quartas em Roma e oitavas em RG já faz ele cheirar o cangote dos Top 50 rsrs

JONY MARCIO SANTOS
JONY MARCIO SANTOS
6 dias atrás
Responder para  Adriano T

Semifinal em Roma já resolve. Mais duas vitórias.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Nadal leva público italiano ao delírio com incrível reação

Conheça o que aconteceu nos bastidores do WTA 100 de Madri

PUBLICIDADE