Metz (França) – Embalado por dois títulos e um vice no circuito challenger nas últimas semanas, o francês Benjamin Bonzi coroou a grande fase com a conquista do seu primeiro ATP. Jogando em casa, o tenista de 28 anos e 124º do ranking faturou o torneio de Metz, evento de nível 250, ao bater o ex-top 10 Cameron Norrie pelo placar de 7/6 (8-6) e 6/4, em 1h54 de partida.
Vice-campeão em Pune e Marselha no ano passado, Bonzi disputou sua terceira final na elite do circuito, faturando um título inédito. Vindo do quali em Metz, ele se torna o quarto jogador em 2024 a superar a fase prévia e ser campeão, repetindo os feitos de Alejandro Tabilo em Auckland, Luciano Darderi em Córdoba e Denis Shapovalov em Belgrado, o último deles também neste sábado.
Até esta semana, Bonzi tinha um retrospecto de seis derrotas em seis jogo em nível ATP na temporada, tendo sido eliminado nas estreias de Hong Kong, Auckland, Australian Open, Montpellier, Marselha e Bucareste. Agora, ele soma agora 21 vitórias nos últimos 22 jogos, considerando todos os tipos de evento. Nesse período, venceu os challengers de Roanne e St. Brieuc, e foi finalista em Brest.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Atualmente na modesta 124ª colocação do ranking, o ex-número 42 do mundo dará um importante salto de 47 posições para retornar ao top 80, mais precisamente no 77º lugar. O francês começou o ano no 73º posto, mas já na segunda semana de janeiro saiu da faixa dos cem melhores e só retornou agora.
Por sua vez, o canhoto Cameron Norrie desperdiça a última chance de não passar em branco em 2024. Dono de cinco títulos em 15 finais disputadas, o britânico de 29 anos não vence um torneio desde que faturou o Rio Open na temporada passada. Ex-top 8, ele ocupa hoje o 57º posto, mas deverá voltar à 50ª posição nesta segunda-feira.
E pensar que Benjamin Bonzi, recentemente, teve uma vitória apertada, em jogo duríssimo de 3 sets contra João Fonseca (6/4, 6/7, 6/4).
Nosso brasuca está no caminho certo, evoluindo bem. Mais 2 ou 3 anos e ele estará jogando em condições de igualdade com a maioria dos tops.
Vejamos…
Esse título é pra calar a boca de quem menospreza os Challengers! Bonzi havia jogado um há poucos dias, me parece que enfrentou o João Fonseca! Challengers são essenciais pra quem precisa pegar ritmo e confiança!