Assunção (Paraguai) – João Pedro Bonini segue fazendo história nos Jogos Pan-americanos Júnior. Nesta sexta-feira, o paranaense garantiu vaga na final da chave de simples, ao vencer o porto-riquenho Yannik Alvarez, cabeça de chave número 3 do torneio, por 6/4 e 7/6 (10-8), em uma partida marcada por equilíbrio e emoção do início ao fim.
O primeiro set foi decidido em detalhes, com o brasileiro aproveitando duas quebras de saque para largar na frente. Já o segundo set foi cheio de reviravoltas no placar e ainda mais tenso. Com duas quebras para cada lado, o set foi para o tiebreak e o brasileiro fechou em 10-8.
Com o resultado, Bonini, que completou 18 anos na quinta-feira, segue na luta pela medalha de ouro e pela vaga nos Jogos Pan-americanos de 2027, em Lima. Principal cabeça de chave e 29º do ranking, o brasileiro enfrenta o argentino Dante Pagani, cabeça 2 e 45º colocado, que venceu o equatoriano Emiliano Camacho por 1/6, 7/6 (7-1) e 6/0.
A final está marcada para as 15 horas (de Brasília) deste sábado. Pagani venceu o único duelo entre eles, no ITF J300 de Medellín, torneio Sul-Americano Individual, realizado em março na Colômbia.
Albieri e Winheski são medalhistas de bronze
Ainda nesta sexta-feira a definição, o Brasil conquistou a medalha de bronze nas duplas masculinas. O paulista Gustavo Albieri e o mineiro Victor Winheski venceram os mexicanos Luis Andres Flores e Mauricio Schtulmann por 7/6 (8-6) e 6/3.