PLACAR

BJK Cup: o que está em jogo para o Brasil e outras seleções?

Foto: Luiz Candido/CBT

São Paulo (SP) – Com o fim da rodada desta semana na Billie Jean King Cup, foram definidos todos os países classificados para a fase final da competição, bem como as seleções que disputarão os playoffs de novembro, valendo oito vagas para os Qualifiers de 2025. Derrotado pela Alemanha em casa, o Brasil tentará mais uma vez se classificar para a etapa classificatória do ano que vem. Em caso de novo revés, será rebaixado para o Grupo I das Américas.

Veja abaixo quem disputará cada etapa da BJK Cup e o que está em jogo para cada time.

Finais
Marcada para acontecer na cidade espanhola de Sevilha em novembro, a fase final da Billie Jean King Cup terá a participação de 12 países. Além das oito equipes classificadas neste fim de semana, contará com mais quatro times que já tinham vaga garantida previamente.

Países classificados: Canadá (atual campeão), Itália (finalista em 2023), Espanha (anfitriã), República Tcheca (convidada), Austrália, Polônia, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Eslováquia e Romênia.

As 12 nações participantes serão divididas em quatro grupos com três equipes, que duelarão entre si. O campeão de cada chave passa às semifinais. Apenas os dois times que chegarem à final, o anfitrião e mais um time convidado se garantem de forma antecipada à fase final do ano que vem, enquanto as outras seleções deverão jogar novamente os Qualifiers, em abril de 2025.

Playoffs
Também agendada para novembro de 2024, esta etapa reunirá as oito equipe eliminadas nos Qualifiers deste fim de semana, mais oito times que conquistaram vaga através de eliminatórias regionais, hoje denominados como Grupo I.

Países eliminados nos Qualifiers: México, Suíça, França, Bélgica, Cazaquistão, Brasil, Eslovênia e Ucrânia.

Países classificados do Grupo I: Argentina e Colômbia (Américas); Áustria, Dinamarca, Holanda e Sérvia (Europa/África); China e Coreia do Sul (Ásia/Oceania).

Neste caso, serão sorteados oito confrontos e os vencedores vão para os Qualifiers do Grupo Mundial em abril do ano que vem. Já os derrotados caem para o Grupo I de seus respectivos continentes, uma espécie de segunda divisão da BJK Cup.

Um detalhe importante é que o sorteio considerará o ranking de cada país na Billie Jean King Cup, fazendo com que os oito melhores colocados não se enfrentem. Sendo assim, serão separados dois potes, um com oito cabeças de chave e outro com os times restantes. Até o momento, a organização não atualizou os ranking baseado nos resultados desta última rodada pelo mundo.

Considerando a última atualização, em 13 de novembro do ano passado, o Brasil é o sétimo país melhor classificado entre as 16 nações que jogarão os playoffs, o que o colocaria no primeiro pote, evitando assim confrontos contra Suíça, França, Cazaquistão, Bélgica, Eslovênia, Ucrânia e México. No entanto, será necessário esperar uma nova versão da lista para saber se essas posições se mantêm ou não. Por enquanto, o sorteio ainda não tem data confirmada.

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rodrigo
Rodrigo
1 mês atrás

Olimpíadas deveria ser nesse formato, divididos em grupo e depois mata-mata. Acho que seria mais emocionante.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Agassi recorda trajetória de drama e sucesso em Roland Garros

Os melhores lances de Iga Swiatek rumo ao tri no Foro Italico

PUBLICIDADE