Toronto (Canadá) – Finalista do torneio em 2022, Beatriz Haddad Maia começou com vitória sua campanha no WTA 1000 de Toronto. Nesta quarta-feira, a número 1 do Brasil e 22 do mundo teve muito trabalho, mas confirmou a condição de cabeça 13 e freou o embalo da tcheca Marie Bouzkova, vice-campeã em Washington no último domingo, aplicando uma virada por 5/7, 6/2 e 7/6 (7-1), em batalha de 3h19.
Bia segue sem perder para Bouzkova no circuito, com quatro vitórias de virada para a brasileira. E curiosamente, três desses jogos foram definidos no tiebreak do terceiro set, repetindo os resultados de Monterrey em 2022 e Eastbourne no ano passado. Esta é também a segunda partida mais longa de Bia no ano, atrás apenas da vitória contra a polonesa Magda Linette em Abu Dhabi, em jogo de 3h42.
Na atual temporada, Ba tem como melhores resultados a semifinal no piso sintético de Abu Dhabi, em fevereiro, e as quartas no saibro de Madri e Estrasburgo, em maio. A canhota de 28 anos segue agora para a segunda rodada no Canadá e aguarda pela vencedora do duelo entre a norte-americana Bernarda Pera a britânica Katie Boulter, que duelam ainda hoje.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A brasileira tem 1 a 1 no confronto direto com Pera, mas elas não se enfrentam desde 2019. Já diante de Boulter são duas derrotas em dois encontros, ambos em 2024 e sobre quadras rápidas nos Estados Unidos, em San Diego e Miami.
Beatriz Haddad Maia d. Bouzkova 5-7 6-2 7-6(1) in Toronto
3 hours & 20 min.
They don’t call her the Marathan Woman for nothing.
As tough as this year has been at times, her fighting spirit is still burning bright.
✅20th win of 2024
Always in warrior-mode.
🇧🇷💛🇧🇷 pic.twitter.com/U3IryA0OFL
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) August 7, 2024
Mais um jogo de altos e baixos de Bia
Com bastante energia no começo da partida, a brasileira pressionou o serviço da adversária desde o primeiro ponto e obteve a primeira quebra do jogo no terceiro game. Apesar de ver Bouzkova dar a resposta imediatamente e empatar o placar, ela conseguiu superar o saque da rival pela segunda vez e abriu vantagem.
Na hora de fechar o set, no entanto, a canhota paulista não foi bem, permitiu o empate da tcheca e voltou a ser quebrada pela terceira vez no 12º game, perdendo uma parcial que esteve na mão. Destaque negativo para os baixíssimos 27% de aproveitamento nos pontos ganhos com o segundo serviço, levando a melhor em apenas quatro dos 15 lances disputados, além de cinco duplas faltas cometidas.
Bia iniciou a segunda parcial levando um susto, precisando salvar break-point ainda no segundo game, mas depois disso o cenário mudou e ela passou a dominar o jogo. Mais à vontade e menos errática, a brasileira obrigava a adversária a correr para todos os lados e era mais agressiva. Assim, quebrou o saque de Bouzkova duas vezes e não foi mais incomodada no seu serviço.
Mantendo o embalo do set anterior, Haddad Maia começou a parcial decisiva também na frente, com uma quebra já no game de abertura. A vantagem acabou não durando muito, pois a tcheca buscou o empate no quarto game, depois de ver a brasileira salvar três break-points pouco antes.
Scintillating backhand pass 💥
Over 3 hours on court and still producing this level of tennis 👏@MarieBouzkova | #NBO24 pic.twitter.com/NswGalS1z4
— wta (@WTA) August 7, 2024
Conforme o jogo foi se encaminhando para o fim, o roteiro do primeiro set parecia se repetir e seguiu rigorosamente os mesmos aspectos de drama. Bia conseguiu nova quebra no sétimo game, sacou para o jogo no décimo, teve match-point (desperdiçado com dupla falta) e acabou permitindo nova reação da tcheca, que lutou por cada bola e levou a decisão para o tiebreak.
No desempate, foi a vez de Bouzkova dar uma dupla falta de presente, permitindo que Bia saltasse na frente com 5-0. Com tamanha vantagem, bastou à brasileira administrar o resultado até o fim e fechar o jogo com um belo lob. Apesar da vitória, as estatísticas de saque da canhota paulista ligam um alerta. Ela colocou 68% do primeiro saque em quadra, venceu menos da metade dos pontos com o segundo serviço (43%), cometeu oito duplas faltas e não disparou um único ace.
Quando vi o site do placar da tênisbrasil achei que a Bia tinha perdido no terceiro 7/5. Estava 6/5.que sufoco…
Deu foi sorte. Depois que sacou e não fechou o jogo, quase que ela perde por 7×5, mas milagres acontecem, ela acordou e reagiu.
Penso que a Bia está de parabéns pelo grande jogo, saindo com um improvável vitória.
Todos sabemos que ela está sem confiança, jogando mal e vindo do saibro lento para uma quadra rápida e dura. E a Bouzkova já adaptada ao piso, tanto que foi vice-campeã semana passada, é ótima jogadora e vem jogando bem. Bia lutou muito e contando com a sorte também, conseguiu ganhar!
Como é difícil torcer para Bia.
Rapaz, essa mulher gosto de complicar o jogo.
Primeiro set estava na mão e ela deixou escapar.
No terceiro set em 5X4 não fechou e foi para o tie-break.
Ufa!
Isso se chama amarelar. Nós vimos isso constantemente este ano, além do espírito deixar o corpo por algumas vezes e ela perder até 10 games seguidos, sinais inequívocos de que alguma coisa não está bem na cabeça dela. É torcer pra ela se aprumar, deixar seus problemas pessoais fora de quadra e baixar o sarrafo com coragem.
Boa Bia, que seja a retomada de bons resultados.
Boa, Bia. Vamos em frente, que Toronto dá sorte!!
Ufa!!!!
Minha pressão não permite mais essas emoções, kk…
Meus caros, já estamos criticando o saque da Bia desde o ano passado e está cada vez pior. Vocês que assistiram o jogo hoje sabem muito bem isso. Fez 68% de 1° serviço sacando como se fosse o 2° serviço, com um medo tremendo de errar e o 2° serviço como se fosse jogador de clube. Dá agonia ver jogos assim, uma jogadoras acuada, com medo de arriscar, errando por puro medo. Escolhas erradas, sem variações e sem competência para fechar jogos ganhos. É duro, mas é verdade. Me desculpem a sinceridade.
Onde você viu o jogo ao vivo? A Disney não transmitiu ao vivo, tremenda sacanagem!
Canal 571 da TV a cabo.
Passou na Espn.
Desde que o Star Plus morreu e “teoricamente” a programação passou pro Disney Plus,
o serviço está um lixo. A grade está toda bagunçada e não se acha mais nada.
Uma verdadeira vergonha!
Concordo contigo em gênero, número e grau. Está pior que “chorume”, como alguns gostam de postar esta palavra.
Dale! Vencer é o que importa nessa fase difícil
Concordo!
Podem filosofar, mas o que interessa é o resultado!
Se conseguir ir adiante jogando assim, tá bom!
Pensando assim é que a 1ga é a number one. Jogo robótico.
Vdd!
Não gosto de falar de Super-Campeãs, pois tem seus méritos, mas vai ser feio assim na ‘Xina’ (kk…) o jogo da 1GA.x.Sabá, kk…
Belíssimo ponto esse que encerrou o jogo, também gostei do cumprimento na rede.
Bola pra cima!
Vamos torcer q seja a retomada das vitórias..
Valeu Bia, foi com sofrimento mais foi
Venceu, mas foi um sofrimento a partida toda.
Estou por um fio para desistir. Ver a Bia jogando fica a impressão de que nao é natural para ela jogar tenis. Muita dificuldade para sacar, para correr, para acertar um winner, para fechar um set. Tudo pouco natural para ela, daí eu compreendo pq ela tem chorado nas partidas. É um sofrimento jogar tenis para ela. Independentemente se ganhar algum título, precisa se recolher, trocar toda a comissão técnica e buscar vida nova no tênis.
Ela parece estar mesmo sofrendo em quadra. Mas acho mais fácil ela parar de jogar do que trocar de equipe.
Vai sonhando… kk…
Dá até agonia assistir aos jogos dela. Mas pior ainda é assistir aos da Pigossi, quando não dá sono é até divertido com o monte de balões que ela joga pro outro lado. Tem que ter
É só não assistir, pô!
Meu DEUSSSSSSSS !!! Pra assistir o jogo da Bia tem que deixar no sofá a marmita, o lanche, o café , o refrigerante, tudo no lado !!! Mais de 3:00 horas pra vencer essa jogadora, definitivamente a Bia não está bem !!! Que falta faz um bom técnico!!! Agora, bora lá para outra “”sofrencia “”” !!!
Achei a Bia agressiva hoje, acho que o problema são essas oscilações, poderia ter sido uma partida de 1h 30min e ao invés disso 3h 20min. Mas valeu, que seja o começo de uma boa campanha
Foi agressiva, mas faltou coragem, vocês viram os smaches que ela fez totozinho com medo de colocar em órbita ou isolar a bola?
Milagres acontecem
Ufa! Pensei que Bia ia tomar mais uma primeira rodada. Essa Bouzkova é boa jogadora e vem de final na semana passada.
Vitória importante. Bora pra frente Bia.
Ufa!!! Se eu fosse o técnico dela faria a experiência de não assistir aos jogos, tipo “vire-se sem olhar para mim 150x por jogo”. Creio q faria bem a ela…