Melbourne (Austrália) – O sufoco que teve em sua estreia no Australian Open ficou no passado para Beatriz Haddad Maia, que entrou em quadra nesta quinta-feira muito mais focada e consistente. Azar da russa Erika Andreeva, 86ª colocada no ranking, que teve poucas chances contra a brasileira e acabou derrotada em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/3, depois de 1h22 de partida.
Repetindo a campanha do ano passado, quando também foi à terceira rodada, Bia tenta agora chegar pela primeira vez nas oitavas de final em Melbourne, campanha que já conseguiu nos outros três Grand Slam. Sua próxima adversária sairá do confronto entre a britânica Katie Boulter, cabeça de chave 22, e a russa Veronika Kudermetova.
Bia não teve muitas bolas vencedoras a mais do que a russa (14 a 10) e nem cometeu menos erros não forçados, com 23 para cada lado, mas se destacou pela consistência, principalmente nos games de serviço. Ela terminou a partida com 71% de aproveitamento com o saque, levou apenas uma quebra e conseguiu converter quatro dos nove break-points que teve a seu favor.
Haddad Maia strikes first, winning the opening set 6-2 👏#AusOpen • #AO2025 pic.twitter.com/EIKJWT3yJB
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 16, 2025
Começo diferente da estreia
Logo nos primeiros games da partida deu para ver que a brasileira estava muito mais afiada, tentando pressionar a rival logo de cara. Ela não conseguiu ter chance de quebra no primeiro game, mas não demorou para colher os frutos e já no terceiro conseguiu bater o saque de Andreeva pela primeira vez.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
Com o placar favorável, a canhota paulista não teve dificuldades para se impor em quadra e tratou de ampliar a vantagem no sétimo, convertendo o terceiro break-point que teve no game. Depois disso, bastou confirmar o saque uma vez mais para fechar o set e abrir 1 a 0 no marcador.
Try not to chant along challenge 😆
Haddad Maia is a set and a break up in the second set, leading 4-3.@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2025 pic.twitter.com/FqulkrJqOL
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 16, 2025
Virada quebrou o ritmo
Perdendo, a russa resolveu sair de quadra na virada dos sets e isso acabou esfriando um pouco Bia, que começou a segunda parcial um pouco mais lenta e amargou uma quebra no segundo game, com uma dupla falta no break-point. Contudo, a número 1 do Brasil e 17 do mundo não demorou a se recuperar e buscou o empate imediatamente, vencendo oito pontos em dez possíveis nos dois games.
Depois do susto inicial, Bia voltou a dominar as ações em quadra e perdeu somente mais um game até o final da partida. Andreeva chegou a marcar 3/2, só que a partir de então só deu a brasileira, que arrancou para a vitória com duas quebras consecutivas, a última delas de zero, fechando o jogo logo no primeiro match-point que teve.
📍 Brazilian carnival: 1573 Arena 💃🕺#AusOpen • #AO2025 pic.twitter.com/ruw3cKd0fy
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 16, 2025
Não foi nem sombra da jogadora da primeira rodada …espero que eleve a confiança mais ainda e que continue jogando cada vez melhor …vamos biaa..
Verdade, que siga evoluindo para tentar ir um pouco mais longe. Já estive maia otimista quanto às possibilidades de um grande título para a Bia.
Avançar mais uma rodada e com as oitavas garantir pontos que seguem consolidando ela no top20.
A Bia jogou com confiança desde o início do jogo. Uma vitória tranquila.
Curti muito esse uniforme da Bia que a deixou bem mais bonita em quadra
Também achei bonito o traje dela… E BEATRIZ HADDAD está de parabéns pelo excelente resultado hoje !!!
[…] no torneio. A paulista concedeu uma entrevista exclusiva a TenisBrasil, na qual analisou a vitória contra Erika Andreeva, a futura adversária no próximo duelo da competição, e como tem sido a batalha contra si […]
Beatriz jogou com tranquilidade e firmeza dessa vez, ótimo resultado, provavelmente encara a Katie Boulter na próxima, torcer por mais uma vitória da brasileira que tanto nos enche de orgulho!
Kudermetova
Grande jogo da Bia, passou o trator. Agora pega a inglesa que é uma pedreira, um desafio bom nesse início de temporada. A brasileira vai em busca das oitavas do GS que falta, o que é um baita feito. Já pensou jogar a segunda semana de todos os GS? Nada mal, hein?
Deu a russa.
Kudermetova na R3.
Só resta dar os parabéns e torcer que faça um grande jogo na próxima fase. Vamos indo, jogo a jogo sempre torcendo.
Hoje sim, fez o mínimo necessário com o saque e, naturalmente, n correu maiores riscos contra uma jogadora abaixo do seu nível..
Bem ou mal, aproveitou a boa chave q recebeu até aqui e, tem um R3 acessível(ainda q seja um jogo substancialmente mais desafiador q essas 2 primeiras rodadas), seria bem significativo a Bia vencer e completar partipacao na segunda semana dos 4 GSs..