Stuttgart (Alemanha) – Em sua partida de estreia na temporada de saibro, Beatriz Haddad Maia foi superada pela norte-americana Emma Navarro, 11ª do ranking e cabeça 7 do WTA 500 de Stuttgart, que marcou as parciais de 6/3 e 6/0 em 1h16.
Este foi o quarto encontro entre as duas jogadoras, agora com duas vitórias para cada lado. A número 1 do Brasil e 17ª do mundo havia vencido dois duelos recentes no saibro, em Madri e Estrasburgo no ano passado, enquanto Navarro levou a melhor no ano de 2021 em Charleston. A norte-americana enfrentará a letã Jelena Ostapenko, 24ª do mundo, na segunda rodada.
“Ela é uma grande competidora e tive dificuldades contra ela no passado, mas melhorei desde então. Acho que consegui sacar bem hoje e estou muito feliz com a partida que fiz”, disse Navarro na entrevista em quadra.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Bia segue com apenas duas vitórias em simples na temporada, nas fases iniciais do Australian Open em janeiro. Ela perdeu nove partidas seguidas e caiu na estreia dos últimos seis torneios. Em Stuttgart, não defendia pontos nesta semana, mas fez uma boa campanha em 2023, quando chegou às quartas. Seus próximos torneios serão em Madri, Roma e Estrasburgo antes de Roland Garros.
Eyes on the prize 😎
Emma Navarro picks up the win over Haddad Maia in her @PorscheTennis debut! pic.twitter.com/VSvlYF0LmZ
— wta (@WTA) April 15, 2025
Início equilibrado e domínio de Navarro no 2º set
A partida começou equilibrada durante seis games e as jogadoras não sofreram quebras até o empate por 3/3. Depois de salvar três break-points na abertura da partida, Bia fez dois bons games de saque, um deles de zero. A brasileira teve chances no serviço da norte-americana e também criou três break-points, mas os muitos erros com forehand, inclusive em todas as chances de quebra, impediram que ela passasse à frente no placar.
Navarro conseguiu a única quebra do primeiro set, já no oitavo game, fazendo bom uso das curtinhas para trazer a brasileira à rede. E na sequência, confirmou o serviço com tranquilidade para vencer a parcial. A norte-americana fez 14 a 8 nos winners e cometeu apenas 8 erros não-forçados contra 12 após 48 minutos de partida.
O que se viu na segunda parcial foi um amplo domínio de Navarro e uma situação muito parecida para Bia com a derrota para a tcheca Linda Noskova pela Billie Jean King Cup na semana passada. A bola da brasileira ficava mais curta e no meio da quadra e permitia que a norte-americana ser ainda mais agressiva e se impor. Com três novas quebras, a cabeça 7 do torneio perdeu apenas cinco pontos na parcial e definiu a disputa em sets diretos. Navarro liderou com folga a estatística de winners por 24 a 10 e cometeu apenas 8 erros não-forçados contra 17 da brasileira.
1° set ficou equilibrado até o 3×3…Depois do 3×3 foi ladeira abaixo…Navarro no saque (40×0) Navarro 4×3…Bia no saque (15×40) Navarro 5×3…Navarro no saque (40×0) Navarro 6×3…Os últimos 3 games do 1° set Bia fez 1 ponto e perdeu 12 pontos…Ai começou o 2° set Bia no saque (15×40) Navarro 1×0…Navarro no saque (40×0) Navarro 2×0…Bia no saque (0x40) Navarro 3×0…Navarro no saque (40×0) Navarro 4×0…Bia no saque (40×40 esse game foi mais equilibrado Navarro teve 2 vantagens) Navarro 5×0…Navarro no saque (40×0) Navarro 6×0…No 2° set Bia fez apenas 5 pontos…Resumindo depois do 3×3 do 1° set Bia perdeu 9 games seguidos e fez apenas 6 pontos em 9 games…Pra variar mais um pneu esse ano só esse ano já é 3, 4 ou 5 pneu em 2025… Qual vai ser a desculpa agora???
Lendo seu comentário parecia até que estávamos escutando sua voz, nos transportando pra quadra. Parabéns, quem não viu o jogo basta ler seu post.
Caramba, lendo seu comentário, estou com dó da Bia. Torço para todos os brasileiros, a Bia já fez muito e tem uma carreira brilhante, mas esse momento está vergonhoso e deprimente. De dar pena
É um caso perdido,não acerta nada. Será que está passando um problema a lá Rybakina?
Boa !!!
Caraca, a Bia vai montar uma borracharia…
E o técnico continua lá batendo palmas. Ela ladeira abaixo e o técnico tranquilo. Situação terrível.
Ainda tá pingando uns pila na conta. Quero ver quando o ranking refletir o jogo atual dela…
Ele está recebendo, viajando tá tudo certo…
Vi bastante do jogo e na minha opinião, o jogo da Bia não está muito diferente do que de quanto ela estava em boa fase.
Me parece mais que o jogo dela não evoluiu mesmo e as adversárias aprenderam a jogar contra. E sem mudanças, fica difícil sair do buraco.
Perfeito
Acabou a gordura, que triste a situação da Bia. Continuamos na torcida!
Estou com pena…….a Bia demonstra um nervosismo que a impede de fazer qualquer coisa!!!!
Pelo andar da carruagem logo logo vai dar para “calçar” uma carreta de 3 eixos
Kkkkkkkk.
Excelente comparação.
Agora nos contem a novidade, por obséquio!
Sempre vou torcer pela Bia. Mas que jogo deprimente. Desesperançoso.
Caramba, o mental da Bia não voltou pra 2025, ainda está de férias.
Ela precisa urgentemente de um apoio pra retomar as vitórias senão ela vai despencar no ranking essa temporada, do jeito que tá indo, não sei nem se terminano top 50.
Ferias????? essa moça é uma enganação, tem gentem que ainda acredita
Olha, gosto da Bia, mas tá ficando cada vez mais difícil defender. Não assisti aí jogo, mas não esperava um placar assim. Bia começou a colecionar pneus, infelizmente.
Precisa de uma grande virada de chave para seguir em frente, caso contrário vai ser isso aí sempre. Uma pena o q está acontecendo
Estou com pena da nossa Beatriz. Mas de qualquer forma, ela é uma vencedora. Isso ninguém tira dela.
Com todo o respeito por tudo que ela já alcançou até aqui, acho que a Bia poderia dar um tempo e curtir mais a família. Tá muito difícil para ela .
Nada mudou.
Gente do céu a Bia só perde !! Nos vamos para maio!! Ela ganhou 2 jogos no ano!! Na corrida já tá abaixo da posição 100!! Era melhor parar esse ano repensar ..porque é patético o que ela vem jogando da dó de ver a apatia dela
Essa derrocada da Bia provavelmente é um recorde negativo do tênis… como uma jogadora que figurou no TOP 10 desaprende a jogar tênis? Ela precisa sair urgente do TOP 100 pra ver se começa a juntar os cacos e recomeçar do zero. Se isso ainda for possível! Queria muito saber o que de fato tá acontecendo. Nem dá mais pra torcer por ela.
é só trauletada! incluindo muitos pneus. minha nossa… o que é isso! internautas falamos a MAIS DE 1 ANO: esse técnico até quando? de longe… até já parece até algo alucinante… me vem em mente até o caso da Rybakina. de não conseguir largar o técnico.
Mas a Rybakina está indo bem nos jogos. Então se é a mesma situação, a Rybakina está se dando bem. O povo preocupa demais com a vida dos outros. O que teria de mal a Rybakina dormir com o técnico? Ela é adulta. Se fosse dormindo com outro homem ou outra mulher, tudo bem, mas com o técnico não pode?
Dá pena, 10ª derrota seguida na estreia, é isso mesmo? E com direito à pneu? Agora todo jogo toma um? Tempos desesperados requerem medidas desesperadas. Troca de técnico, peloamordedeus.
Bia meio que morreu para o tênis e o tênis para ela. Totalmente sem confiança. Encontrará uma solução? A ver …
Teve um colega que previu esse placar
Vida que segue (sem rumo)
Comentsr o que? Deu o óbvio como disse ontem. O problema é descobrir o que Bia tem. Eu ainda penso que ela está jogando sem força devido a punho machucado depois da última cirurgia. Fora isso… pensei talvez que esteja incomodada com os patrocinadores e não pode rescindir contrato. O pessoal do tenisbrasil tem alguma opinião?
Acho isso muito triste pra Bia e pro tênis, está manchando a linda carreira sem sentido.
O grande desafio de todas as jogadoras do circuito é acompanhar a evolução de suas concorrentes do circuito e conseguir evoluir também pra não ser superada pelas jogadoras da nova geração. Pelo jeito, parece que a Bia acabou ficando pra trás em relação às suas concorrentes e vou ficar na tarcida pra que ela consiga evoluir e reencontrar o caminho das vitórias. Obviamente que se ela não conseguir encontrar uma solução para o seus problemas, vai sofrer queda no ranking como aconteceu com a Caroline Garcia, Veronika Kudermetova, Maria Sakkari e Ons Jabeur.
Também acho que o jogo dela está estagnado e as adversárias evoluiram.
Bia pneus…ja pode abrir uma loja.
Nossa,faz três meses que não ganha nem o toss para escolher sacar ou receber… tem parada errada aí, irmão, sei não.
Não pode ter desaprendido a jogar.
Meu Deus!!A futura numero 1 do mundo levando mais um pneu pra casa
É o que o fininho previu, que ela seria a número um do mundo. Quase acertou, foi por pouco, rsrsrs
Esse foi um dos maiores motivos pra queda dela. Começaram a acreditar e ela também que seria número 1, dividiria com o Guga o protagonismo no tênis brasileiro.
E na realidade ela se acomodou e não evoluiu nada e veio a derrocada.
Infelizmente a Bia está entrando num buraco sem fundo, uma grande tenista Brasileira muito triste ver tomando 6×0 todos os jogos. Na minha opinião dar uma parada na carreira e resolver problemas pessoais,físicos e técnicos. Acho que ela está jogando por contatos dos patrocinadores.
Não seria só patrocinadores mas pela grana que ela e a equipe recebem não dá pra parar, como qualquer trabalhador…
E como tem os pontos do segundo semestre a defender, ela precisa tentar construir alguma pontuação agora para a queda não ser tão brusca.
CTRL = CRTLV
Caraca, eu assisti até o 4/3, sem quebras…. E no 2 a 2 a Bia teve dois breaks a favor….
O que aconteceu?
emma navarro muito mais concentrada que a bia!!! semblante calmo , !!!! em quanto a bia bufando dentro de quadra se distraindo com tudo ,.. talvez a ansiedade de ganhar uma partida esteja afetando o desempenho dentro de quadra não é fácil ter um pensamento positivo com essa sequencia de derrota , a navarro estava antecipando as devoluções e encurtando os pontos e a bia querendo trocação longa sem tomar a iniciativa acabou q tomou o pneu ,
Triste, infeliz
No tênis como em todo os esportes o dito que se vc esta perdendo muda o jogo é antigo….
E é o que a Bia tem que fazer…..reset muda tudo acomecat pelo técnico..
Saque errado, golpes errado, estratégia errada…muda Bia
Continua com o treinador/ namorado que tá no caminho certo
Ela namora o treinador????
Se ela namorasse o treinador, estaria feliz e radiante, não acha? Bia não passa a sensação de estar feliz um minuto sequer.
Olá Nilton tudo bem, adoro seu site, acompanho as notícias por aqui.Mas existe rumores que eles são namorados Será que talvez eles brigaram ou terminaram na vida pessoal? Isso pode explicar o que está acontecendo na quadra. Um abraço
Todas as fontes me garantem que não, jamais foram namorados.
Boa resposta. :-)
O mais provável pra explicar a fidelidade com esse treinador especificamente é a toda a história dela em termos de ranking sob a tutela dele.
Deve estar pensando que em 2024 ela esteve num buraco parecido e, sob o comando dele, ganhou torneio 500 e “voltou ao top-20”.
Penso ser o foco errado (completamente). Em vez de focar no ranking, deveria analisar a qualidade (estagnação, ou regressão) de seu jogo, em comparação com as outras atletas do top-20.
Passando pano Dalcim ?
Ou você sabe de alguma coisa.
E eu lá sou de passar pano? Basta raciocinar.
É infelizmente a posição da Bia ranking tende a despencar. Por sorte ainda está conseguindo manter entre os 20 primeiros. Mas pelo que está jogando parece um top 200. E olha lá.
Sinceramente, a Bia é uma menina legal, lê bons livros, inteligente, mas dentro da quadra de tênis apresenta um tênis sofrível e frequentemente com comportamentos estranhíssimos, infantilizados, bizarros, tais como cerrar o punho e sorrir quando estava perdendo de 6×3 e sacando em 0x1 e 0 40 no game. Realmente esta moça precisa de orientação de uma força tarefa, está completamente perdida em todos os sentidos dentro da quadra de tênis.
Le “bons livros”? Toda entrevista dela desde sempre é um arrazoado tosco dos clichês mais batidos da “filosofia de autoajuda”. Não aparenta que ela ou o técnico tenham passado sequer perto de algum “livro bom” desde que cursaram o ensino médio.
Eduardo eu ia comentar isso tbm. No 2 set 0x4 na vantagem da ema pro 0x5, qdo ela igualava, cerrava punho e gritava. Jogo praticamente ja perdido naquele momento…outra coisa. Nas 3 chances de quebra q teve, errava sem tentar winner. Começava até bem a troca mais se afobava. Tentava a linha e ia pra fora…nessas horas foi só ENF
Obs. Não sou hater. Torço por ela.
Você espera que no próximo ela jogue melhor mas isso não acontece. Não sei como ainda está se mantendo no top 20. Está jogando como um top 300.
Se seguir só tomando 1 rodada em RG supera o recorde do André Sá. Dar um passo para trás, talvez? Porém nesse caso, acredito que nem jogar um 250 salve a lavoura dela, pois já enfrentou jogadoras de ranking para 250 e tomou apavoro de todas, a tendência é tomar 1 rodada também. Situação desesperadora
Não adianta sair de quadra chorando a cada jogo, tem é que colocar a cabeça no lugar e demitir a equipe.
Todos nós temos nossas limitações e com a Bia não é diferente, ela chegou no limite, ou muda de equipe para tentar crescer ou fica do jeito que está e parte para jogar somente dupla o que irá ocupar metade da quadra, e esquece jogos de simples, ela não consegue mais chegar nas bolas.
As palmas de incentivo do técnico da Bia parecem com ventiladores de teto de filme americano, não servem para nada.
Agora vai ser diferente começando a temporada de saibro, realmente foi diferente ele perdeu com extrema facilidade. Hoje em dia até ITF de 15 mil dólares é difícil dela ganhar. Deveria se aposentar e tentar outra coisa.
O problema não é perder, menos ainda perder de uma jogadora top.
A impressão que dá é de que o técnico está lá mandando ela fazer o mesmo trabalho de sempre “que a fase vai passar” ou “que ainda está dentro do top-20”, e está errado (muito errado).
Quem é que escolhe esse calendário? Quem é que dá a estratégia de jogo? Quem é que trabalha o saque durante a semana nos treinos? Quem é que prove alternativas como drop-shots, slices, lobs, mudanças de ritmo, alternância de saques? Quem é que decide contratar um fisioterapeuta para equipe ao invés de um preparador físico competente?
Infelizmente o jogo da Bia nunca mudou. Só marreta no meio. O nível dela nunca foi top 20. Derrota normal , para uma jogadora bem superior. Eu só não entendo como uma jogadora sem slice, sem saque , sem voleio e sem touch ter chegado onde chegou.
Como uma jogadora que está há mais de 2 anos praticamente ininterruptos no top 20 não tem nível para tal? Esse tipo de comentário raso e tolo não agrega nada ao debate. Dentre os inúmeros motivos existentes para criticá-la, você escolhe o pior possível.
Tu joga vôlei?
Faltou incluir dificuldade de movimentação lateral e pra frente. Chegou lá em cima com base na pancadaria do fundo de quadra.
Realmente ela é muito fraca de recurso,o q mais pesou a favor dela foi a pancadaria q já não funciona mais
Infelizmente 0x6 virou marca registrada da Bia.
Virou piada, tá pior que a Sé , Fulana e a Pedretti …ladeira abaixo.
Cé (com C).
O tênis brasil ainda tentou dar uma passada de pano dizendo que ela perdeu para a favorita, e isso não ajuda em nada
E se ela jogar Challenger, ganhar um, pegar confiança e seguir, é muito ruim?
Top 20 não pode jogar torneios que não seja WTA 250 para cima.
Oi Dalcim,
Isso é regra?
Que estranho? E se o jogador quiser dar uma força em um torneio de seu país?
Qual seria o motivo do impedimento? Abs
Sim, é regra.
ATP tb segue essa regra meu caro Dalcim?
ATP é acima dos 30, se não me engano.
Dalcim, pelo momento sem confiança não seria mais prudente ela ter ido jogar o torneio 250 da França que digamos está mais acessível para ir ganhando mais confiança no jogo? Ao que vejo parece que as escolhas de calendario e torneio da equipe dela é muito dissonante do momento atual.
Não sabemos o que se passa nos bastidores, mas realmente não parece que as coisas não estão em sua normalidade, quem sabe até tirar um periodo de desncaso faria bem a ela está visivel que está carregando uma pressão absurda.
Espero que se reencontre e volte a sorrir e jogar melhor mais leve!
É difícil para um top 20 evitar um torneio grande, Vanderlei. Até posso entender isso. Acredito que o grupo ainda aposte numa grande vitória que irá recolocar a confiança dela no lugar.
A verdade é que ela parou de evoluir e as novas jogadoras estão vindo com tudo, com muito físico, mental forte. Daí vem toda a insegurança dela. E o Fino heim ? Comentaristas da ESPN estão mais para torcedores do que comentaristas.
Meu, está ficando deprimente e dando até pena da Bia. Que buraco sem fim ela se meteu. Uma derrota atrás da outra, e muito além da derrota em si, a forma como vem sendo derrotada, com pneu quase que constante, sem oferecer resistência. Olha, tá parecendo aquele fase do Wild uns 3 anos atrás que não ganhava uma. Difícil nutrir alguma esperança de recuperação pelo desempenho demonstrado
Se não estou equivocado completou 10 partidas seguidas(incluindo as 2 da BJK)
sem vencer e com apenas 1 set vencido.
Vou repetir o que escrevi aqui mesmo 15 dias atrás: ou dá uma parada ou não fecha o ano no top100 pois tem muitos pontos a defender no 2o semestre…