Adelaide (Austrália) – Não deu para a paulista Beatriz Haddad Maia e a parceira alemã Laura Siegemund na final do WTA 500 de Adelaide. Nesta sexta-feira, elas foram derrotadas pela russa Alexandra Panova e a chinesa Hanyu Guo em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/4, ficando com o vice-campeonato.
Apesar da boa campanha, Bia sofrerá queda no ranking de duplas, uma vez que defendia o título conquistado no ano passado ao lado da norte-americana Taylor Townsend, caindo para a 60ª posição. Em contrapartida, Siegemund subirá um lugar e será a 19ª colocada na próxima lista de duplas da WTA.
Do outro lado, Panova ganhará três lugares e assumirá o 28º posto, enquanto Guo entrará no top 30 de duplas pela primeira vez, saindo da atual 36ª posição para a 30ª. Ambas alcançarão suas melhores marcas da carreira.
Bia e Siegemund saíram atrás no primeiro set, foram quebradas no quarto game e permitiram que as rivais abrissem 5/2, mas conseguiram empatar por 5/5. Essa reação coincidiu com uma melhora da brasileira: com winner de devolução contra Panova devolver a quebra, além de vencer disputas no fundo e na rede. A brasileira ainda salvou set-point com ótimo saque aberto. Porém, ela e Siegemund tiveram o serviço quebrado mais uma vez no 12º game, em um winner de devolução da chinesa.
A história da segunda parcial foi parecida, novamente com Guo e Panova anotando quebra no quarto game, uma reação da brasileira e da alemã, que salvaram dois match-points no oitavo game e devolveram o break no nono, e a vitória da chinesa e da russa, que conseguiram bater o saque das rivais no décimo game, fechando o jogo em uma dupla falta.
O título vai render uma premiação de US$ 54.300, que será dividido pela russa e pela chinesa. Já as vice-campeãs dividirão uma premiação de US$ 33 mil.