Bia deixa escapar vantagem no 3º set e cai diante de Rybakina

Foto: Michel Grasso/Internationaux de Strasbourg

Estrasburgo (França) – Depois de ensaiar outra virada e liderado o terceiro set, Beatriz Hadda Maia não conseguiu superar a cazaque Elena Rybakina, 12ª do ranking, nas semifinais do WTA 500 de Estrasburgo. A brasileira chegou a ganhar sete games seguidos e liderar por 2/0 no set final antes de cair com as parciais de 7/6 (9-7), 1/6 e 6/2, após 2h45 de esforço.

Bia disputou a 13ª semifinal de primeira linha da carreira e a primeira desde o título em Seul de outubro. Ela buscava decidir seu primeiro WTA sobre o saibro, já que suas sete finais aconteceram sobre grama e quadra sintética. Suas maiores campanhas no saibro continuam a ser as semifinais de Roland Garros, de Bogotá e agora de Estrasburgo.

A canhota paulistana tinha chance de voltar ao top 20 em caso de vitória, mas de qualquer forma manterá o 23º posto. Ela pode tentar nova evolução em Roland Garros, já que perdeu logo na estreia do ano passado e assim poderá somar com qualquer vitória que obtiver no saibro de Paris a partir de domingo.

Bia teve set-point no tiebreak

Duas jogadoras que gostam de comandar os pontos e acelerar a bola fizeram um primeiro set muito intenso e bem disputado. Bia precisou salvar 0-40 logo em seu primeiro serviço e a ótima reação pareceu lhe dar confiança. Encarou firme as duras trocas de bola, tentou variar com curtas e teve chance de quebra no nono game que Rybakina evitou com bom saque. Depois, foi a vez de Bia ter de evitar um set-point no 12º game.

A definição foi ao tiebreak e a brasileira liderou na maior parte do tempo, com 3-2, 4-3 e 5-4, com saque a favor. Perdeu o ponto mas chegou ao set-point com 6-5, que a cazaque impediu com ace aberto. Foi então a fez de Rybakina ter duas chances de finalizar o set, usando duas paralelas seguidas para concluir a tarefa, após 1h17 de grande batalha. Bia acertou 71% dos primeiros serviços e veneu 76% desses pontos, eficiência que não mostrava há algum tempo.

Primeira quebra e reação

O bom uso do primeiro saque continuou sendo a tônica na abertura do outro set. Uma dupla falta ainda no terceiro game complicou a situação, porém Bia evitou o primeiro break-point com ace, trabalhou muito bem no seguinte e virou o game com outro ótimo saque na linha.

Aí conseguiu pressionar a cabeça 4 com devoluções profundas, mesmo diante de bons serviços, e colecionou chances de quebra, até por fim vir o erro de Rybakina. Bia chegou ao 4/1 com lob, paralela e ace, em momento de grande confiança, anotou outra quebra e determinou o empate com tranquilidade.

Sete games seguidos, mas vacilo

Bia abriu o terceiro set com nova quebra, confirmou o seu serviço e assim somou sete games consecutivos. Mas no quarto game não conseguiu sustentar o bom momento e uma dupla falta determinou a quebra e o empate por 2/2. Daí em diante, Rybakina voltou a usar muito bem os golpes forçados da base, principalmente pelas paralelas, e virou para 5/2. Pressionada, a brasileira passou a deixar a bola mais curta e isso facilitou os ataques da cazaque. Com a sétima dupla falta do dia, permitiu o terceiro match-point e aí foi eliminada. A estatística mostrou o quanto a cazaque forçou mais: 44 a 22 nos winners e 50 a 26 nos erros.

Rybakina fará sua 20ª final em busca do nono título da carreira e o primeiro desde Stuttgart, em abril do ano passado.

Subscribe
Notificar
guest
63 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Gilvan
Gilvan
7 horas atrás

Um bom jogo da Bia. Poderia ter vencido até em 2 sets. Que aproveite o descanso e o tempo para se preparar adequadamente para Roland Garros.

Marcos
Marcos
5 horas atrás
Responder para  Gilvan

Joga como nunca… Perde como sempre!!!
Essa Bia é muito ruim e, por ser brasileira, vcs ficam aqui tentando forçar a barra!!!

Rubem Barros
Rubem Barros
1 hora atrás
Responder para  Marcos

Falou o Rod Laver…

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
7 horas atrás

Que coisa!
Apagão geral, primeiro a Elena, depois a Beatriz.

EVGS
EVGS
6 horas atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

Sim, primeiro set em alto nível das 2, sem quebras e decidido nos detalhes. Segundo set, Bia subiu o nível e a Rybakina apagou geral, até o 2-0 do terceiro set, aí foi a Bia que apagou e só deu Rybakina. Mas, de modo geral, pelo que vinha jogando a Bia, é um torneio que gera boas esperanças para o restante da temporada da Bia, que até esse torneio vinha muito mal.

Flávio
Flávio
4 horas atrás
Responder para  EVGS

A Bia teve sua chance no terceiro set com 2×0 a favor,mas infelizmente não soube aproveitar e eu dizia que se não vencesse a Ribakina era normal porque a Ribakina é uma jogadora superior, o que importa nesse momento a ela é recuperar a confiança.

Carlos Roberto Gomes
Carlos Roberto Gomes
3 horas atrás
Responder para  EVGS

Talvez pelo tempo que não jogava bem, deu uma oscilada do 40 a 15 no 2 a 0 e depois apagou, mas espero que o técnico a corrija e a deixar mais em alto nível, vamos lá Bia, estamos na sua torcida!

Rodrigues
Rodrigues
7 horas atrás

Viveu um momento iluminado no 2o set , até 2/0 no 3o e ainda com 2 break points . Ali era para lacrar o caixão . Perdeu os breaks e depôs quebrada com DF . Daí a Rybakina ficou grandona de novo . Pena de um lado , mas ótimo ver Bia em condições de vencer jogos grandes novamente .

Davi Silva
Davi Silva
6 horas atrás
Responder para  Rodrigues

É verdade mano, a Bia é muito inconsistente, ela ocila muito, mas eu fiquei feliz por sua trajetória no torneio, hj ela caiu em pé.

Luiz Fernandes
Luiz Fernandes
7 horas atrás

A Rybakina jogando mal, tomou um esfrega no segundo set, ela é uma montanha de gelo, não se altera. A Bia, depois de algumas jogadas ruins começa a rir, balançar a cabeça , cerrar o punho em demasia e aí quem conhece sabe que o mental já foi. A Rybakina pode perder o jogo mas não perde pra ela, a Bia pode perder o jogo porque perdeu pra ela,,hoje foi isso.

Furtado
Furtado
4 horas atrás
Responder para  Luiz Fernandes

Aquele cerramento de punho talvez desperta é a adversária….

Alexandre
Alexandre
3 horas atrás
Responder para  Luiz Fernandes

Bem colocado.

Tito
Tito
1 hora atrás
Responder para  Luiz Fernandes

Mal colocado

Rockton
Rockton
7 horas atrás

Incrível desempenho. Ganhou 2 jogos, conseguiu aŕrancar um set da Rybakina e, sobretudo, não tomou nenhum pneu. Fortíssima candidata ao título de Roland Garros.

Rockton
Rockton
6 horas atrás
Responder para  Rockton

Ou melhor, ganhou 3 partidas seguidas.

Luciano
Luciano
6 horas atrás
Responder para  Rockton

Kkk

Luiz Otavio Lobo
Luiz Otavio Lobo
5 horas atrás
Responder para  Rockton

Menos….. melhorou mas …. pé no chão chao

Francisco
Francisco
2 horas atrás
Responder para  Rockton

Tomou pneu moral no terceiro set. Liderava 2×0 e perdeu 6×2. Pneuzinho que teima em quase sempre dar as caras.

Domingos Neto
Domingos Neto
7 horas atrás

Causou no terceiro set.

Eduardo
Eduardo
7 horas atrás

A tática do ventriloco para Bia vencer as partidas é jogar sorrindo (ela fez isso quando levou a quebra) nota-se que esse “treinador” não acrescenta nada de novo.

Realista
Realista
6 horas atrás
Responder para  Eduardo

Essa postura dela me dá vergonha alheia. Mas o que me deixa antipático em relação a Bia é que fica comemorando erro das adversárias.

Santista
Santista
6 horas atrás
Responder para  Eduardo

As palmas de incentivo só ele escuta, rs

Beatriz
Beatriz
6 horas atrás
Responder para  Eduardo

Nao entendo essa postura da risada…
Fica meio esquisito

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
4 horas atrás
Responder para  Beatriz

Nunca tinha visto isso no circuito. Fato inédito. A cada ponto uma risada.

Realista
Realista
6 horas atrás
Responder para  Eduardo

Uma coisa reprovável também é ficar comemorando erro das adversárias.

João Silva
João Silva
5 horas atrás
Responder para  Eduardo

A gente não sabe no intimo o que ela tem, pode ser depressão, ou algum trauma, ou quando fica triste aumenta a pressão e se desliga do jogo. Então a tática que deu certo até aqui se mantem.

Ela chegou na semifinal com o mesmo treinador, o mesmo corpo e a mesma tática, perdeu por detalhe para uma campeã de Grand Slam.

Roberto
Roberto
7 horas atrás

Bia está de parabéns, perdeu mas mostrou competividade e luta, isso é o que importa!

Gisele Matias
Gisele Matias
7 horas atrás

Que pena

Devanor
Devanor
7 horas atrás

Está de parabéns conseguiu engrenar 4 partidas , coisa que não fez esse ano

Walter
Walter
7 horas atrás

Apesar de ter o jogo na mão- Rybakina sacando em 0x2, 15×40 no terceiro set – fez uma bela campanha

EVGS
EVGS
7 horas atrás

Bom demais, estamos de volta ao jogo, é isso que importa. Bora para a próxima semana, Bia. Jogou muito bem até o 2-0 no terceiro set, teve chances, mas mérito total da Rybakina, que soube sofrer e entendeu que tinha que diminuir as pancadas e fazer a Bia jogar, já que a Bia também estava muito cansada.

André Borges
André Borges
7 horas atrás

Tranquilo, perto do que a Bia vinha apresentando no ano, essa semana e até esse jogo trazem muita alegria e esperança

Grau
Grau
6 horas atrás

Jogou em alto nível novamente, fez um excelente torneio. Se manter o nível e fizer alguns ajustes vai longe em RG e volta pro top 20 do ranking

canicus
canicus
6 horas atrás

Jogou muito, mas vacilou mesmo no 3o set. O jogo ficou relaxado e descuidado deixando a Rybakina pegar fôlego. Bia entregou o ouro pra oponente porque não tem preparo no saque nos pontos definitivos. Já aconteceu várias vezes esse ano e nas Olimpíadas. É bastante aparente e assustador ver a mente e o corpo se desmoronando no 1o e especialmente no 2o saque. Dá um curto-circuito. Já até serviu por baixo e errou. Alguém tem que ajudar a remediar isso.
No mais, é muito bom ver que ela voltou a ser competitiva a jogando com garra, errando pouco e acreditando mais em si. Creio que fará um bom RG.

Reginaldo Rabelo
Reginaldo Rabelo
6 horas atrás

Voltando ao nível top20

Adalberto
Adalberto
6 horas atrás

O tênis é isso: em fração de segundos tudo muda!
Bastou uma auto-reclamação por erro bobo e a tenista baixou o nível, começar a errar mais e viu a oponente se aproveitar para subir o nível , começar a acertar mais e ganhar a partida!
Esperamos que vacilo não prejudique a Bia no Rolanga…
Já fez uma excelente semana.
VQV BIA!

Santista
Santista
6 horas atrás

Muito bom jogo, gostei da mudança da Bia. Acho que Rybakina foi muito esperta , viu que começou perdendo o segundo set, não se empenhou , guardando energias para o terceiro set e aí liquidou o jogo como quis. Como comentei outro dia por aqui, todos nós temos nossas limitações, Bia é alta e pesada e por conta disso não consegue chegar nas bolas, estou certo ? Torcendo bastante para fazer bonito em RG

Jose da Silva
Jose da Silva
5 horas atrás
Responder para  Santista

Rybakina guardou energias? Que bobagem sem tamanho.

Santista
Santista
3 horas atrás
Responder para  Jose da Silva

Porque não José ? Estava perdendo de 4 a 1 vai queimar calorias para que? Segura o gás para embalar no terceiro set.

Alexandre
Alexandre
3 horas atrás
Responder para  Santista

Saiu perdendo o terceiro set 2×0 e sacando em 15×40… tava é no buraco. Mas aí a Bia sentiu

Davi Silva
Davi Silva
6 horas atrás

Jogou muito nesse torneio, fico feliz, já percebi que a Bia é uma tenista inconstante, ela é capaz de jogar torneio fantástico como esse, e perder a maioria deles em R1 ou R2.

Verridiana Parmeggieri
Verridiana Parmeggieri
6 horas atrás

deu um pneu moral, e a Rybakina devolveu um pneu moral. mas na hora decisiva. reta finalndo jogo. no contexto geral semana ótima pra Bia.

Diego
Diego
6 horas atrás

Já é uma reação em relação às últimas campanhas,tomara que volte aos títulos tb logo para tentar engrenar mais subida no ranking
Mudando de assunto tenho uma dúvida em relação ao site, especificamente na seção de comentários:
Pq alguns comentários eu não posso curtir?,dá a mensagem que eu nao posso votar nesse comentário

Marcia Dalcim
Editor
6 horas atrás
Responder para  Diego

Boa tarde Diego. Falamos com a área de tecnologia e esse bug do sistema acontece se o comentário a ser curtido é muito antigo, pois tem tempo de validade.

Marcio
Marcio
5 horas atrás
Responder para  Marcia Dalcim

Muito legal vocês darem estes feedbacks. Percebe-se que De fato agora temos um fórum de alto nível e vocês dão atenção a todos os comentários, evitando aqueles absurdos de ódio, xenofobia e outros do passado

Diego
Diego
5 horas atrás
Responder para  Marcia Dalcim

Mas tem comentário novo também que eu vou curtir e dá isso,por exemplo o do Samuca nessa notícia,eu fui curtir e deu essa mensagem,ele não é muito antigo,não tem como ver há quanto tempo ele foi colocado,mas está como há uma hora aqui pra mim

Marcia Dalcim
Editor
5 horas atrás
Responder para  Diego

Reportei para essa informação e aguardamos um posicionamento da equipe. Gratos pela compreensão.

Realista
Realista
2 horas atrás
Responder para  Diego

Tem bastante bug mesmo, eu já cansei de falar até… Um outro bug que ocorre é que alguns comentários que eu não havia curtido e vou curtir, ele diminui o número ao invés de aumentar.

Pah
Pah
6 horas atrás

Bom jogo, está de volta, mas o saque continua uma lástima, precisa dar um jeito!!!

Wallas
Wallas
6 horas atrás

Bia precisa melhorar demais esse saque dela

joao carlos
joao carlos
6 horas atrás

Nunca vi uma tenista olhar tanto para um tecnico, é impressionante isto, parece que ela se concentra mais no tecnico do que no jogo.
Precisa ficar perguntando para o tecnico o que vai fazer na quadra, ela precisa aprender a se virar sozinha, sabe jogar muito tenis, não precisa depender de ninguem de fora para saber o que fazer.

Carver
Carver
5 horas atrás
Responder para  joao carlos

Mas ela se vira sozinha, ué. Quem joga é a Bia, quem toma as decisões de jogo é ela. Não vejo problema em ficar olhando pro técnico entre os pontos, tá cheio de jogador assim no circuito.

Teru
Teru
6 horas atrás

A semana foi boa para a Bia. Já evoluiu bastante. Está conseguindo defender melhor e consegue controlar mais o jogo. Mas o saque está terrível. Faz dupla falta sacando a 50 km/h. E também não pode dar essa bobeira de estar com 2 X 0 e 15 X 40 no saque da adversária e depois sair totalmente do jogo a ponto de tomar um pneu moral.

João Silva
João Silva
5 horas atrás

Parabéns Bia!
Consegue ganhar de qualquer uma se quiser.

NFdS
NFdS
5 horas atrás

Derrota normal, para uma jogadora top. Quase 3 horas de jogo. O que não podia foram aquelas derrotas em dois sets, com pneu, em cerca de uma hora…
Importante entrar nesse nível e ritmo em RG. Dá pra pensar em oitavas ou quartas.
VqV, Bião!!!

Rodrigo Santos
Rodrigo Santos
5 horas atrás

Bia voltando a jogar bem, isso é muito bom. Mas creio que esse torneio dava para ela levar, Rybakina muita força e pouca paciência, jogo na mão, mas acontece. Collins e Liudmilla tb são jogadoras ganháveis.

Haroldo
Haroldo
5 horas atrás

Parabéns Bia pelo torneio , mostrando que está melhorando e muito o psicológico. Veio em boa hora, cria melhores perspectivas para RG e até WB ( ela tb gosta de jogar na grama). Na torcida sempre, Se fizer 8as ou 4as nesses dois torneis , teremos boas perspectivas pra top 20 ou melhor no final do ano, o que garante 2026.

Marcos
Marcos
5 horas atrás

Estou gostando deste momento da Bia!!!
Evoluindo tanto que tem 3 jogos que nao leva pneu
Continuando assim é seria candidata a ganhar torneios aqui na América do Sul.
Vamos Biiiiaaaaa!!!

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
5 horas atrás

Parabéns para a Bia. Jogou de igual pra igual com a Rybakina que é competente no saibro, ganhou o WTA 1000 de Roma 2023. Perdeu no detalhe. É usar a semana como aprendizado e motivação pra tentar fazer uma boa campanha em Roland Garros. Parabéns para a Rybakina também pela vitória. Vou torcer pra ela na final.

Sergio Barreto
Sergio Barreto
5 horas atrás

Apesar da derrota da Bia diante da Rybakina fico contente com a reabilitação da nossa numero 1.
Mesmo que a cazaque não esteja como a Rybakina ela ainda é a Rybakina. Parabéns para ela e para a nossa numero 1. Avante Bia. Arriba e adelante. Semper Paratus.

Renato
Renato
5 horas atrás

A Bia mostrou que pode jogar muito, de igual para igual com as “TOP 10”. Conseguiu ótimas vitórias, com a virada genial do penúltimo jogo, e hoje poderia ter vencido. Agora é torcer para estar ainda melhor e ir mais longe em Roland Garros. Força Bia, que o momento é bom.

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
3 horas atrás

Excelente campanha da Bia. O bom nível de tênis está voltando. Acredito que se jogar o resto do ano o que jogou neste torneio, pode fechar o ano no TOP30. Bora Bia fazer uma grande campanha em RG. Acredito que oitavas de final é bem possível.

luiz
luiz
3 horas atrás

Vamos la de novo. Bachand todos ja sabem que apertou vai la. Slice não existe. Moça ninguem te ensinou esse golpe? O seu saque so piora e vc fica rindo. Se esta curtindo esse fim de carreira , ja avisa. Nem irei falar de novo da sua movimentação. A Serena tambem era mas o golpe era muito forte e a bola voltava na mão.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.