Melbourne (Austrália) – Depois de ter vencido a russa Veronika Kudermetova nos dois últimos embates, ambos na reta final da temporada passada, a paulista Beatriz Haddad Maia voltou a ser superada pela rival. Neste sábado, ela deixou escapar a vantagem que teve no primeiro set e foi eliminada do Australian Open na terceira rodada, caindo com parciais de 6/4 e 6/2.
Ocupando atualmente a 75ª colocação no ranking, Kudermetova derrotou a brasileira pela terceira vez em cinco encontros. Ex-top 10, a russa de 27 anos chega pela primeira vez nas oitavas em Melbourne e espera agora pela vencedora do confronto entre a italiana Jasmine Paolini e a ucraniana Elina Svitolina, respectivamente as cabeças de chave 4 e 28 do torneio.
Em sua sexta participação no Grand Slam australiano, a número 1 do Brasil e atual 17 do mundo segue sem conseguir alcançar as oitavas de final, sendo este o único dos quatro principais torneios do circuito no qual ela ainda não atingiu a segunda semana. Ainda assim ela pode ganhar uma posição no ranking, se Donna Vekic não vencer mais e as demais rivais que estão abaixo não forem longe na competição.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
Kudermetova apostou no risco para buscar o resultado contra a paulista, cometeu 31 erros não forçados e disparou 28 bolas vencedoras. Do outro lado, Bia teve um desempenho mais comedido, com 12 winners e 20 erros não forçados. O saque da russa também funcionou um pouco melhor, com 63% de aproveitamento contra 50%.
Bia continua em Melbourne para o torneio de duplas. Ela está na segunda rodada ao lado da alemã Laura Siegemund e volta a atuar neste sábado às 22h30 (de Brasília) contra a italiana Lucia Bronzetti e a ucraniana Anhelina Kalinina.
Início bom não se sustenta até o fim
Assim como na partida anterior, Bia começou muito firme, pressionando bastante o saque de Kudermetova no primeiro game para conseguir uma quebra de zero. A vantagem não durou muito, uma vez que a brasileira deixou escapar um 40-15 no game seguinte, cedeu dois break-points para a rival e no segundo levou a pior.
Porém, o saque da russa voltou a falhar e ela sofreu nova quebra no terceiro. Bia se manteve firme nas próximas duas idas ao serviço e abriu 4/2, mas depois disso baixou um pouco o ritmo com o saque. Kudermetova soube aproveitar e atacou bastante, principalmente as segundas bolas, conquistou duas quebras seguidas e fechou a parcial.
Bia não resiste à pressão no segundo set
No segundo set, Kudermetova começou sacando e ao confirmar seus serviços jogava uma grande pressão para o outro lado. Em sua terceira passagem pelos serviços, Bia titubeou e deixou escapar dois game-points até encarar o primeiro break-point e amargar a quebra, vendo assim a rival russa abrir 4/2 e saque.
A russa mostrou que não iria dar brechas para Bia e no game seguinte confirmou de zero, aumentando ainda mais a pressão sobre a brasileira, que precisava vencer seu próximo saque e teria apenas uma chance mais de quebrar a rival. Kudermetova elevou o nível e fechou as portas já na sequência, anotou mais um break para cima da brasileira e assim se garantiu nas oitavas pela primeira vez.
perder o jogo cometendo 2 duplas faltas seguidas ja diz tudo como foi o jogo !!!! sem mais kkkkkkkkkkkk
Honestamente, nenhuma surpresa para mim. Bia não evoluiu mais, ao menos nos jogos…
E seu tênis está muito previsível para as adversárias, lamentavelmente.
Acordando agora e sabendo da chinelada. Ainda bem que não perdi meu tempo e meu sono para assistir uma jogadora medíocre.
Um começo de temporada bem devagar da Bia, o que não é tão inédito. Mesmo com a despedida precoce foi o melhor AO dela. Mas paciência, ainda tem muito chão e muita água vai rolar. Só que tem que jogar mais se quiser subir…
Perdeu o jogo com duas duplas faltas seguidas! Saque da Bia segue sendo de jogadora juvenil
Ué, não contratou mais um técnico para acertar o saque?
Saque e variação. Pancada no meio não ganha jogo. Precisa também urgente de um preparador físico. Se precisar dar dois passos mais rápidos pro lado, perde o ponto. É alta, atlética, mas zero explosão. Adversária que consegue balançar a Bia leva o jogo.
Da pra corrigir…
Acho que o técnico que veio nao é especifico de saque, é um técnico geral que trabalhou com a Azarenka.
Eu não vejo todas as notícias ou declarações dela, mas não me lembro de ver ela dizer que precisa melhorar o saque. Talvez ela ainda não esteja convencida disso. Hehe
Resultado normal né…Vida que segue
Difícil vencer tendo um técnico que nunca foi jogador, quando muito, foi professor de tênis para crianças. Ele não sabe nada de tática e estratégia.
Atuação pavorosa da Bia. Saque inexistente, jogando todas as bolas no meio e tomando winner atrás de winner sem mudar de tática. QI de jogo negativo. O “bom começo” foi um monte de erros da russa. Bastou começar a não entregar pontos para atropelar sem esforço a Bia, que viu o carro passar por cima sem reagir. Horrível mesmo. Muito chato de assistir.
Vimos o jogo da mesma maneira. Foi exatamente isto que aconteceu.
Foi exatamente isso
Ah, a eterna coadjuvante…
Como vc
Resultado não foi bom, mas no ano passado havia sido pior.
É bola pra frente para nossa segunda melhor tenista de todos os tempos.
É um prazer tê-la entre as 20 melhores do mundo já há um bom tempo.
Os comentários ruins são para chamar atenção. Melhor não dar audiência.
Esse suposto bom início foi mais por conta de erros da Kudermetova
Quando a russa elevou um pouco o nível, atropelou
Partida para esquecer
Terrivel
A número 57 do ranking ganhou o jogo com autoridade, porque tem todos os golpes melhores e mais confiáveis que os da número 17. E o Fernando Meligeni outro dia ainda falou que a Bia tem potencial pra ser a número 1… Só rindo.
Bia não tem tenis para simples…
É mesmo se contentar em duplas e, como sempre, contar com a sorte!
Eu que não perco meu tempo vendo jogo da Bia. Tortura. Nem sei como ela consegue se manter no top 20 perdendo todas as partidas. Ou quase todas.
A Bia definitivamente não vive um bom momento! Algumas derrotas minaram o que ela tinha de mais admirável, que era a força mental! A questão é: será que ainda veremos aquela Bia que nunca se entregava?
Sem surpresas. Eu me surpreenderia se a Bia fosse longe. O tenis dela não evolui…
Está com o ranking inflado em demasia por dois inesperados bons meses no segundo semestre do ano passado.
Não tem muito a defender no primeiro semestre, mas também não deve pontuar muito.
No segundo semestre a conta vai chegar.
E aí: ladeira abaixo!
Depois daquele primeiro set fui dormir. Como uma jogadora com um saque pavoroso como o da Haddad Maia consegue ficar por longo tempo como top 20? É um milagre! Não pode haver outra explicação. E o tal do técnico da Azarenka? Sumiu?
Se a Bia não gosta mais de jogar tênis, por que não pendura a raquete? A conta bancária permite uma aposentadoria tranquila.
Do jeito que está, tênis é um sofrimento amargo. Para ela, e para quem assiste.
A Bia é digna de pena. Não pelas derrotas, mas pela fragilidade emocional e falta de personalidade. Reforçar o time de psicólogos.
Pelo visto até agora, Bia não tem jogo para ser top ten.
Para Bia só resta participar dos torneios. Na minha opinião, ela não será melhor que isso.
Porque segundo saque da Bia é tao devagar? Vários bolas vencedoras no segundo saque dela..
Ela também só joga bolas no meio da quadra..
Parecia eu jogando kkkkk
Mais é a melhor brasileira que temos. O que resta é torcer.
Foi o pior jogo que já assisti da Bia, quando sacava a advesária fazia a festa, perdeu a maioria das trocas, se mostrou totalmente perdida.
Péssimo momento da Bia, infelizmente não vejo muita perspectiva no momento para a tenista.
Sinceramente, preferi dormir no jogo da BIA para guardar energias para ver o jogo da DANIELLE COLLINS… Emoção garantida…
Pessoal.
Procede a informação que a WTA está discutindo a possibilidade de “proibir” esses (sei lá o quê) gritos, gemidos ou sussurros das atletas? É uma tortura ouvir esses decibéis da Bia. Efeito Sharapova.
É uma das poucas que grita todo ponto. Bizarro
Acho que ela foi longe até demais pelo tênis que vem jogando nos últimos 6 meses.
E Acho que não vai mudar muita coisa daqui para frente.
Que pena.
Aquela frase famosa do Cortela, encaixa bem no momento da Bia.
“Faça o teu melhor nas condições que você tem, enquanto não tem condições para fazer melhor ainda”.
(Bia fez o melhor, no momento, é o que deu)
Já é sabido, que Bia tem um jogo bastante previsível, e sua insistência em jogar pelo meio chega a ser irritante em alguns momentos. Quem souber fazê-la correr lateralmente vai ganhar sempre . No primeiro set abriu 4 x 2 e levou a virada, para variar, perdendo 04 games seguidos.
A inconstância, e a dependência permanente em consultar o técnico a cada ponto, são duas marcas registradas.
No segundo set, levou um vereio da russa, com direito a perder o jogo bisonhamente, no saque, com duas duplas faltas, nos últimos dois pontos.
Bia chegou aonde sua condição técnica atual lhe permite, enfrentando duas jogadoras relativamente fracas nas duas primeiras rodadas.
Inicia 2025 em baixa, não adianta criarmos grandes expectativas, é o que temos, vida que segue…
Recebeu winner de todo lado. 2 saque muito lento. Entrou em pânico. Precisa melhorar a parte psicológica para ontem.