Kitzbuhel (Áustria) – Depois de conquistar o título em Gstaad na semana passada, o italiano Matteo Berrettini confirmou o ótimo momento levantando um novo troféu neste sábado. Com outra grande atuação, o ex-número 6 do mundo e atual 50º colocado superou o francês Hugo Gaston por 7/5 e 6/3 e faturou o ATP 250 de Kitzbuhel, no saibro austríaco.
Esta foi a 10ª conquista da carreira de Berrettini e a terceira em 2024, já que ele também havia triunfado em Marrakech no mês de abril. Ele é o terceiro jogador a levantar três trofeus na temporada, igualando o espanhol Carlos Alcaraz e ficando um atrás do compatriota Jannik Sinner. Em Kitzbuhel, ele é o terceiro italiano a vencer o evento, se juntando a Adriano Panatta (1975) e Paolo Lorenzi (2016).
Mais do que também alcançar a décima vitória consecutiva no circuito, Matteo não perdeu um único set nesse período, chegando a 20 parciais de invencibilidade no saibro europeu. O vice-campeão de Wimbledon em 2021 ainda chegou à final na grama de Stuttgart em junho, caindo de virada para o britânico Jack Draper.
Berrettini is SO back 💪
The moment @MattBerrettini got a 7-5 6-3 victory over Gaston 👏#GeneraliOpen pic.twitter.com/L7v6tYAoFn
— ATP Tour (@atptour) July 27, 2024
A campanha nesta semana levará Berrettini de volta para o top 40 após quase um ano, assumindo justamente a 40ª colocação. A última vez que ele figurou nesta faixa do ranking foi em no início do setembro do ano passado, quando aparecia na 36ª colocação. Sua melhor marca veio em janeiro de 2022, no sexto posto.
Do outro lado, Gaston continua sem conquistar um título de ATP, chegando agora ao segundo vice. Em 2021, havia perdido em Gstaad para o norueguês Casper Ruud. O francês de 23 anos também perde a chance de atingir o melhor ranking da carreira. Atual 91º colocado, ele dará um salto para a 60ª posição, ficando abaixo do seu recorde, que foi o 58º posto de dois anos atrás.