Perth (Austrália) – A Suíça é o primeiro país matematicamente classificado para as quartas de final da United Cup 2026. Mesmo em uma chave bastante complicada, ao lado de França e da poderosa Itália, a equipe liderada por Belinda Bencic conquistou cinco vitórias em seis jogos e garantiu o primeiro lugar do Grupo C.
Os suíços agora esperam pela definição de seus próximos adversários, que sairão do confronto direto entre Grécia e Grã-Bretanha, valendo a liderança do Grupo E.
Depois de vencer a França por 3 a 0 na rodada inaugural, no último sábado, a Suíça confirmou sua classificação à próxima fase em duelo emocionante diante da Itália, atual tricampeã da Copa Davis e detentora dos últimos dois títulos da Billie Jean King Cup.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A protagonista deste domingo foi Belinda Bencic, que pela segunda vez no torneio venceu suas duas partidas do dia, em simples e nas duplas mistas. Primeiro, ela encarou a aniversariante do dia, Jasmine Paolini, e estragou a festa da número 8 do mundo ao triunfar com parciais de 6/4 e 6/3.
Precisando de apenas mais uma vitória, os suíços foram para o segundo jogo com o veterano Stan Wawrinka, que mais uma vez enfrentou uma longa batalha e levou Flavio Cobolli, 17 anos mais jovem, ao limite. O italiano precisou de 2h55 para vencer o ex-top 3 por 6/4, 6/7 (2-7) e 7/6 (7-4), em um dos melhores jogos da competição.
A decisão então ficou para as duplas, e Bencic voltou à quadra ao lado de Jakub Paul para desafiar a forte parceria de Sara Errani e Andrea Vavassori. Mesmo diante dos atuais campeões de Roland Garros e bicampeões do US Open, os suíços se mantiveram firme e levaram a melhor no match-tiebreak, com placar final de 7/5, 4/6 e 10-7.
Apesar da derrota, a Itália ainda tem chances de se classificar como um dos dois melhores segundos colocados. Para isso, precisará vencer a França na terça-feira, de preferência por 3 a 0, e esperar pela definição dos outros grupos para análise dos critérios de desempate.
Rising to the occasion 📈🇨🇭@BelindaBencic and Jakub Paul def. Errani/Vavassori 7-5 4-6 [10-7] to seal the first quarterfinal spot. pic.twitter.com/xp1wz7iPgj
— United Cup (@UnitedCupTennis) January 4, 2026












Como é bom ver Belinda jogando na melhor forma, uma verdadeira top 10. Depois de várias contusões, depois da maternidade, conseguir jogar em alto nível não é fácil. Creio que 2026 poderá ser um ano incrível para ela. Na torcida.