Londres (Inglaterra) – Após cair nas oitavas de Wimbledon em três oportunidades, agora em 2025 finalmente a suíça Belinda Bencic conseguiu superar esta barreira e se classificou para as quartas. A vitória que garantiu sua melhor campanha no torneio veio nesta segunda-feira, batendo a russa Ekaterina Alexandrova em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-4) e 6/4, em 1h57 de jogo.
Cabeça de chave 18, Alexandrova foi a primeira favorita no caminho de Bencic até então. Contudo, na próxima fase, a suíça de 28 anos e atual 35ª colocada no ranking da WTA terá mais uma das principais cotadas ao título pela frente. Ela espera pela vencedora do duelo entre a russa Mirra Andreeva e a norte-americana Emma Navarro, respectivamente sétima e décima pré-classificadas.
O bom desempenho de Bencic na grama do All England Club, seu melhor em Grand Slam desde as quartas do US Open em 2021, vai deixá-la perto da volta ao top 20, algo que pode assegurar com mais uma vitória. A suíça está ganhando provisoriamente 12 lugares no ranking e subindo para o 23º posto, o melhor desde o começo de fevereiro do ano passado.
Bencic se deu bem nos break-points do começo do jogo, converteu um no primeiro game e outro no quinto, salvando dois do segundo e outro no quarto. Assim, ela abriu 4/1 e saque, mas aos poucos foi perdendo a vantagem. Alexandrova devolveu a primeira das quebras no sexto game e a segunda no décimo, quando a suíça sacou para fechar, mas encarou 0-40 e se deu mal no fim.
A definição foi então para o tiebreak, em que os papéis acabaram se invertendo. Alexandrova largou na frente e abriu 3-0 com dois mini-breaks de frente, mas agora ela é que não sustentou a vantagem até o fim, vencendo somente mais um ponto depois disso. Bencic fez 7-4 e fechou o set na primeira oportunidade que teve.
No segundo set, a movimentação veio apenas na reta final. As duas chegaram sem quebras até o oitavo game, quando Bencic bateu o saque da rival e então serviu para fechar. O nono game foi longo e disputado, teve cinco match-points para a suíça e quatro break-points para Alexandrova, que devolveu a quebra. Porém, ela voltou a perder o saque no game seguinte e assim também perdeu o jogo.
Pure emotion ♥️@BelindaBencic | #Wimbledon pic.twitter.com/uJfva2zoOc
— Wimbledon (@Wimbledon) July 7, 2025