Abu Dhabi (Emirados Árabes) – Menos de quatro meses após seu retorno da licença-maternidade, Belinda Bencic já está de volta aos títulos. Neste sábado, a suíça derrotou de virada a norte-americana Ashlyn Krueger, com parciais de 4/6, 6/1 e 6/1, para levantar a taça do WTA 500 de Abu Dhabi Open pela segunda vez.
Ex-número 4 do mundo e medalhista de ouro olímpica de 2021, Bencic levou 2h23 para triunfar na final e faturar o título no torneio árabe, que foi apenas o quarto que disputou em nível WTA desde que deu à luz sua filha Bella, em abril de 2024, e o sétimo no total. Este é o nono título de simples da WTA da carreira da suíça e o primeiro desde que triunfou em Abu Dhabi em 2023.
Atualmente classificada como número 157, ela é a terceira jogadora com a classificação mais baixa a ganhar um título WTA 500 desde que o nível do torneio foi criado, ficando atrás apenas de Alexandra Dulgheru, que venceu Varsóvia em 2009 como 201ª do mundo, e Serena Wiliams, que levou Stanford em 2011, ocupando então a 169ª posição.
Bencic tem um cartel perfeito de nove vitórias e nenhuma derrota em Abu Dhabi ao longo de sua carreira. Com a campanha desta semana, a tenista de 27 anos dará um grande salto no ranking, recuperando quase 100 posições. Ela vai subir 92 lugares na próxima segunda-feira, voltando ao top 100 na 65ª colocação.
painting lines 🎨#MubadalaAbuDhabiOpen pic.twitter.com/jcxUWm3z9Y
— wta (@WTA) February 8, 2025
Oscilações no início e domínio suíço nos dois últimos sets
O primeiro set da final foi marcado por altos e baixos dos dois lados e muitas quebras (7 em 10 games). Bencic anotou o primeiro break, mas depois levou dois seguidos e viu o 1/0 no placar se transformar em 1/3. Só que então veio a vez da suíça se recuperar para fazer 4/3, com mais duas quebras. Em mais uma reviravolta, Krueger venceu os três games seguintes e saiu na frente.
As quebras seguiram no começo da segunda parcial, só que desta vez para um lado, com a suíça marcando 4/0 na largada. Depois de abrir confortável vantagem, ela não apenas tratou de administrá-la, mas conseguiu ainda mais um break antes de fazer 1 a 1 no placar, forçando assim a disputa do terceiro set.
Na reta final, a experiência de Bencic entrou em quadra e manteve o domínio do set anterior. Ela aproveitou um dos dois beak-points que teve a seu favor no segundo game e salvou três no terceiro para abrir 3/0. A suíça conseguiu pressionar Krueger outra vez e anotou nova quebra no sexto e penúltimo game, fechando em seguida no primeiro match-point que teve.
Com muito merecimento!!!
Das mamães recentes, é a primeira a levantar título. Ou será que estou equivocado?
Que jogo feio da Bencic viu, realmente é simples demais,
E ainda jogou com a mão machucada. E dá para ver ainda uma pós-barriguinha, pós-gravidez, ou seja, tem muito mais para evoluir…
Joga muito…
Desculpa Fábio, mas o jogo da Bencic é feio e limitado demais que não tem nada de variação técnica, mas ganhou hoje porque é mais experiente do que a jovem americana que sentiu o peso da decisão, aliás, a tal jovem pode surpreender no futuro ,pois mostrou alguma qualidade técnica no torneio e se focar pode sim colher resultados.
Parabéns a ela! Que felicidade vai ser quando chegar em casa! Muito bom ver este tipo de batalhadora vencendo após uma parada, estímulo para as demais, alguém falou que ela lembra um pouco a Seles! Essa foto dela ficou parecendo a Bia!
Edu Martins menos viu, aliás, a Seles tinha mais qualidade técnica agora a Bencic tem um jogo,pelo menos do que vi hoje ou na semi contra Ribakina, simples e limitado, mas como é uma campeã olímpica tem suas virtudes , então precisa evoluir tecnicamente para ser uma jogadora melhor, como ganhou foi merecido sim, mas também aproveitou que a jovem americana sentiu o peso de uma decisão.
Bencic sempre jogou muito. Teve uma contusão que a prejudicou demais, tendo que parar um bom tempo e retornar com ranking lá atrás. Com persistência foi subindo e voltou ao topo. Aí parou novamente, mas agora por um bom motivo. E já vai voltar ao topo em breve, podem crer.
Nunca me esqueço de um jogaço que ela fez com a Serena (e Serenão no auge…), semifinal de Toronto 2015, que ela venceu de virada de forma impressionante, e depois foi campeã.
Parabéns para a Bencic pela conquista. Como já disseram, título muito merecido. Eu sempre considero que o resultado alcançado é o mais importante. Cada jogadora tem um estilo de jogo particular e ao longo da carreira vai aperfeiçoando o seu jogo e adquirindo novas habilidades sempre com o objetivo principal de conquistar os torneios que disputa. Neste WTA 500 de Abu Dhabi, por exemplo, a Ons Jabeur e Marketa Vondrousova que têm um estilo de jogo mais técnico e de maior variação ficaram pelo caminho, a Jabeur perdeu pra Rybakina e a Vondrousova pra Bencic. Então, pelo fato de se tratarem de competições, cada torneio que se encerra prova que o mais importante são os resultados. As várias opções de golpes que existem no tênis são apenas meios para se conseguir o resultado.