Bolonha (Itália) – O Brasil encerrou a fase de grupos da Copa Davis com uma vitória por 2 a 1 no confronto contra a Bélgica neste sábado. Depois de João Fonseca e Thiago Monteiro venceram suas partidas de simples, a dupla belga formada por Sander Gille e Joran Vliegen derrotou Rafael Matos e Felipe Meligeni por 6/3, 3/6 e 6/4.
Com o resultado, a equipe termina a semana tendo perdido os confrontos para Holanda e Itália, também por 2 a 1, e vencido o time belga na última rodada. Os brasileiros ainda têm chance de classificação para as quartas. Para isso, contam com uma vitória dos anfitriões e já classificados italianos por 3 a 0 contra a Holanda no domingo. Se a Itália vencer por 2 a 1, a segunda vaga do grupo vai será definida no aproveitamento de sets ou até de games.
Matos e Meligeni têm dois títulos de ATP jogando juntos e haviam vencido quatro partidas de Copa Davis, contra China, Portugal, Suécia e Dinamarca. Três dessas vitórias foram no piso duro e quadra coberta, condições parecidas com a da semana em Bolonha. O gaúcho fez três jogos nesta semana, vencendo um jogo contra a Itália ao lado de Marcelo Melo e perdendo para a parceria holandesa na última terça-feira. Meligeni disputou apenas o jogo deste sábado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Apesar de os brasileiros começarem a partida liderando por 2/0, Gille e Vliegen venceram o primeiro set com duas quebras. Matos e Meligeni reagiram na segunda parcial, com ótimo desempenho no saque. Eles não enfrentaram break-points e cederam apenas dois pontos nos games de serviço, aproveitando a única chance de quebra. O set decisivo continuou saque a saque, com os belgas escapando de um break-point ainda no início. No último game da partida, com Meligeni no saque, os belgas conseguiram a quebra e definiram a partida.
No tenisnews tá dando Brasil eliminado, pois a Belgica ficou na frente do Brasil no set average.
O Brasil esta na frente da Bélgica por causa do confronto direto e estao iguais com 4 jogos ganhos e 5 perdidos. Tudo depende do ultimo confronto do grupo.
Só q se a holanda perder, o empate é triplo e confronto direto não vale nada. Se a Holanda ganhar, a holanda classifica. .
Se a Holanda perde de 3×0 não tem empate triplo e o Brasil se classifica
Mas o primeiro critério de desempate é confronto direto. Sendo tríplice empate, vai pro segundo, que é número de jogos vencidos (igual) e o terceiro, que é sets average (Bélgica ganha). Só se a Holanda der WO agora que o Brasil passa, não?
A Holanda perdendo de 3 X 0, ficaria em último. Brasil e Bélgica empatados, confronto direto, dá Brasil. Qualquer outro placar, Brasil fora.
Mas no confronto direto deu Brasil
Confronto direto não vale nada num empate entre 3 times
O Brasil esta na frente da Bélgica por causa do confronto direto e estao iguais com um confronto ganho e 2 perdidos, e 4 jogos ganhos e 5 perdidos. Tudo depende do ultimo confronto do grupo.
Empate entre 3 times o confronto direto não serve pra nada. Pense. Só o que depende do último jogo é qm vai ficar em último no grupo. Temos q torcer pra Holanda, pq aí sim, e só aí, o Brasil ganharia da Bélgica no confronto direto.
A italia tem que vencer 3,/0. Se for 2,/1. O,Brasil está fora
Os dois estão com -3 em sets mas Bélgica tem um a mais ganhado.
Quando empatam 2 times… confronto direto.. quando empatam 3 times vitórias – jogos – sets e games
Sim, mas até que volte a ser empate somente entre 2, e daí volta a valer confronto direto.
Se Italia ganhar da Holanda por 3×0, vai dar empate tríplice, daí entra nos critérios de desempate triplo:
– Jogos: Holanda sai fora, e ficam brasil e Belgica empatados.
– Sets e games: nem chega a ir pra esses critérios – só iria se o empate triplo se mantivesse
Pelo regulamento, quando o empate triplo se desfaz e volta a ser um empate duplo, o critério do confronto direto volta a ser utilizado. Daí dá Brasil.
Postei num comentário anterior o texto do regulamento
Torcer por 3×0 pra Italia!
Aí vcs me quebram. Era obrigação ganhar esse jogo.
É sabido o motivo da troca do Melo pelo Meligeni? Contusão? Tática?
A dupla ainda é o calcanhar de Aquiles do Brasil, roda roda roda e não acerta um dueto confiável. Se acertar isso, com Fonseca e Monteiro temos um time muito bom.
Sim. Mas por isso acho que como era um jogo chave importante hoje o melo que é o mais experiente deveria jogar. Campeã de grand slam. Um erro grotesco do oncins
O Brasil com 10 sets vencidos e 13 perdidos ficou com 43,47% de set average e a Bélgica soma 44% com 11 vencidos e 14 perdidos, assim o time brasileiro não teria mais chances de classificação às quartas de final. Brasil eliminado já.
Não, leia o comentário do Beto. Itália 3 x 0 Holanda classifica o Brasil
O beto está errado.
Porque errado? Eu falei da situação no momento e que tudo depende do último confronto…
Porquê? Nunca mencionei empate triplo, falei somente da situação atual do grupo …
Posso estar enganado, mas se a Itália fizer 3 a 0 na Holanda, não ocorre empate tríplice. Daí nesse caso o critério de desempate seria o confronto direto, onde o Brasil tem vantagem sobre a Bélgica…
Claro que ocorre o empate triplo. O empate se dá no número de vítorias, 1 a 1 a 1. O resto q vc citou são critérios de desempate. Pense.
O Brasil passa
Empate entre 2 times… confronto direto
Só que a única chance de haver empate entre 2 times é se a Holanda ganhar. E aí o Brasil estará eliminado do mesmo jeito.
Pelo regulamento, quando ocorre empate triplo, vai se percorrendo critérios de: jogos, sets games. Mas a qualquer momento e que empate triplo se desfizer, naquele instante o confronto direto passa a valer.
Se Brasil, Bélgica e Holanda empatam em pontos, daí vai pro critério de jogos.
– Se Italia ganhar da Holanda de 2×1, permanece empate triplo e vai pro critério de sets (onde o Brasil é eliminado pois já perde da Bélgica)
– Se a Italia ganhar da Holanda 3×0, o empate triplo se desfaz, a Holanda cai fora por ter menor % de jogos ganhos, e ficam Brasil e Belgica com mesma quantidade. Neste caso, quando o empate triplo se desfaz e sobram 2, o regulamento diz que passa a valer o confronto direto. Brasil classifica.
É a regra 58.2.3.4 (basta ler lá baixando o regulamento no site da Davis Cup)
Exceto o João Fonseca essa equipe è melancólica
Thiago venceu um adversário favorito hoje. No entanto, a convocação não refletiu o mérito ou foi pouco transparente.
Deixar de fora um Top 100 que venceu o Fritz e o Kachanov na hard este ano, e que poderia ter alternado com o Monteiro e o Fonseca, realmente deveria ter sido melhor explicado (transparência).
Wild tá passando vergonha pra top300 em CH fraco de saibro na europa enqto os melhores tão na dura. Essas vitórias aí de 7 meses atrás não vale nada. E ele teria perdido todos os jogos. Do berrettini ele sequer levaria pro tiebreak.
Os resultados de CH não são relevantes neste contexto. Acredito que você entenda que a motivação não é a mesma. Meu critério é objetivo e eu nunca afirmaria que ele perderia, como você fez. Isso é subjetivo. Para mim, é mais razoável valorizar o mérito, e neste caso, não há justificativa considerando os resultados. Além disso, eu mencionei “revezamento”, o que significa aumentar as opções.
Como não envolve dinheiro público, o Oncins tem o direito de não justificar externamente, mas não está errado eu desejar mais transparência.
Isso não quer dizer nada, Wild tomou 2 primeiras rodadas, para 351o e 276o do mundo. O Oncins levou quem classificou a equipe na última rodada, acho justo. O cara recusou a convocação alegando contusão mas jogou logo depois da semana da Davis.
Pelo o que o dalcim fala se não estou enganado ele jogou na mesma semana dos jogos da Davis
O wild não quis jogar na última convocação. O que deixou o Jaime com uma raiva danada
Não dá para confiar no wild.ele já não quis uma convocação. Deixou o Jaime uma arara
Melancólica ??? Vc não tem recursos no vocabulário ou é só xilique de marmanjo ?
Cara. , Brasil era zebra na bolsa de apostas em todos os 9 jogos ! Todos . E ganhou 4 !
Se não tem estômago , não desce pro play !
E , lógico que os engenheiros de obra pronta sempre aparecem : agora o problema foi Wild ( que , diga-se tem uns 2/3 meses que não tá jogando nada!) .
Perdeu para seleções melhores . Estamos com um time que está crescendo junto com o Fonseca .
Sem 2 top 50 , classificar é quase milagre .
Por menos tolices !
Assino embaixo
quanta secura, quanto recalque… torce, elogia. Esse nercisismo ainda se mistura com a síndrome de vira-latas, mesmo vc exilado.
Fonseca ajudou a velharada, mas a velharada não se ajuda.
Ele jogou contra os raquetes dois, então não é possível fazer uma comparação honesta.
Só se ganha Itália 3-0 pode clasificar Brasil. Está -3 em sets e Holanda está +2. Com Italia ganhando 2-1 não desconta os 5 sets.
Bélgica e Brasil estão os dois com -3 no saldo de sets. Só que Bélgica tem um set mais ganhado.
Será que alguém do Tênis Brasil poderia checar se realmente temos ou não chances?
Realmente tênis news dando como eliminado devido Brasil ter ganho 1 set a menos.
A informação oficial, presente no site da Davis e confirmada pela CBT, é de que o Brasil se classifica caso a Itália vença a Holanda por 3 a 0.
Exatamente, Mário. E caso a Holanda perca por 2×1, ela se classifica pela sua porcentagem de sets vencidos, que não poderá ser menor do que 47,6, enquanto a Bélgica tem 44,0 e o Brasil tem 43,5.
Foi uma pena a derrota p/ dupla holandesa . Depois de vencer a forte dupla italiana criou-se a espectativa de vitória contra a dupla holandesa que era bem mais fraca , mas , cada jogo é uma história .
É o que temos. O fato de que o Fonseca ser o destaque do time, ele que seis meses atrás estava em dúvida se ia ao College ou entrava de vez no circuito, mostra claramente qual é o nosso nível. Estranhei o Oncins apostar as fichas nele tbm, pois no circuito a mídia sempre mencionou que este ano foi de “preparaçao”, e agora ele foi o protagonista.
Colocou o Meligeni para atrapalhar
Também não entendi
O grande problema que duvido que a Itália, ja classificada, vença a Holanda…
Se for 3×0, daria Brasil pois fica 4-5 igual a Bélgica e o segundo critério é confronto direto.
Se for 2×1, entendo que o empate é triplo em segundo com os três (Brasil, Bélgica e Holanda) com 4 vitórias e 5 derrotas e 1 derrota e 1 vitória nos confrontos diretos entre os três.
Seguiria para o terceiro critério que é o sets average, em que já estamos atrás da Bélgica. Ficaria assim entre belgas e holandeses a depender de quantos sets os holandeses vencessem contra os italianos.
Parabéns, Brasil!!!
Parece q foi-se matematicamente msm as chances de classificação, uma pena sim mas, de todo modo, o time inteiro fez um papel digno em todas as partidas.. penso q as perspectivas para os próximos anos são positivas sim..
Ola
Meu deus, como tem mala por aqui. Falam como se fossem o dono da verdade e de forma grotesca, sem educação. Gente, no mínimo deixem uma margem de dúvida, cada um quer impor a sua opinião custe o que custar. Deem seu humilde pitaco, e caiam fora.