Jeddah (Arábia Saudita) – Vivendo o melhor momento de sua curta carreira até então, o norte-americano
Nishesh Basavareddy venceu mais uma no challenger de Puerto Vallarta, foi para a final e ultrapassou João Fonseca na corrida para o Next Gen Finals. Já o espanhol Martin Landaluce parou nas semifinais no challenger de Rovereto e fechará a temporada atrás do carioca de 18 anos.
Na noite de sábado, Basavareddy anotou a 15ª vitória nas últimas quatro semanas e se classificou para a final em Puerto Vallarta. A campanha vai lhe rendendo 25 pontos, o suficiente para deixar Fonseca para trás e assumir a sétima colocação na corrida para Jeddah. Mesmo que perdesse, o norte-americano de 19 anos teria uma nova chance na semana que vem em Manzanillo.
Fonseca tem tudo para fechar em oitavo na disputa por um lugar no Next Gen Finals, já que o nono colocado Landaluce não avançou no challenger italiano de Rovereto, superado pelo tenista da casa Luca Nardi, cabeça de chave 2, em três sets. Como ele desistiu do challenger de Maia, na próxima semana, não poderá somar mais pontos e vai terminar atrás do brasileiro.
Ainda há uma ameaça para o oitavo lugar do carioca na corrida. Coleman Wong jogatina próxima semana o challenger de Yokkaich, onde será o quarto favorito, e ainda tem uma pequena chance de superar Fonseca. O tenista de Hong Kong , porém, precisa ser campeão do torneio para conseguir anotar mais pontos.
O Next Gen Finals reúne os sete melhores jogadores da temporada com até 20 anos e mais um convidado. Embora Fonseca esteja um lugar fora da zona de classificação, pode entrar com desistências. Na temporada passada foram quatro, em 2022 foram três, mesmo número de 2021.
Como está a corrida para o Next Gen Finals:
1. Arthur Fils – 2.355 pontos (20 anos)
2. Alex Michelseon – 1.245 (20 anos)
3. Jakub Mensik – 1.136 (19 anos)
4. Juncheng Shang – 1.115 (19 anos)
5. Learner Tien – 493 (18 anos)
6. Luca Van Assche – 471 (20 anos)
7. Nishesh Basavareddy – 415 (19 anos)
8. João Fonseca – 409 (18 anos)
9. Martin Landaluce – 383 (18 anos)
10. Coleman Wong – 340 (20 anos)
Quase que se lasca tudo no Fonseca aí
Não fosse a contusão, Fonseca teria pontos suficientes pra participação direta. Mas está sendo oportuno no projeto de carreira, vivenciar estas experiências.
Acho que o Fonseca ou sabe que tem a vaga ou perdeu o interesse pelo Next. Poderia estar jogando a semana que passou e a próxima para fazer seus pontos e abriu mão. ou ? who knows?
Segundo o dalcim o João jogou 4 challenger seguidos ,então seria justo o descanso ,mas pelo que parece o João Fonseca espera entrar pela desistência de 2/3 tenistas,ou um convite. Pois no vídeo do next gens só da ele…..
Pois… parece um descanso calculado
Fonseca e Landaluce optaram por não lutar até o fim para chegar entre os sete primeiros da corrida para o NGF. Das duas, uma: ou não fazem questão de jogar naquele torneio, ou já sabem das desistências dos dois ou três primeiros da corrida.
Bom, esse challenger de Puerto Valarta, do americano, deveria ser elevado à categoria de ATP 1000!
Teve como participantes, esse ano, 4 campeões de ATP 1000, e dois de Grand Slam… Pedreira.. brincadeiras a parte, é tão bisonho o nivel dos participantes que o número 1 é o próprio americano…
Esse, sim, quer realmente participar do NextGen….
o Fils terminou a temporada https://fr.tennistemple.com/actu/fils-fait-le-bilan-de-son-annee-heureux_b9wQ
no site tcheco estao dizendo que o Mensik vai participar https://www.tenis-zive.cz/rubriky/tenis/jakub-mensik-bude-hrat-na-turnaji-mistru-pro-mlade_2640.html
Fils já comunicou que não irá, Mensik também deve indicar desistência.
Fonseca só não vai jogar se der opt-out também.
Acredito que a equipe do Fonseca sabia das desistências e optou por não correr atrás desses pontos. Uma coisa que me preocupa ainda no Fonseca e que eu vi nos últimos 3 meses com Basaraveddy, Tien e, em menor grau, com Landaluce, é que ele não teve ainda a experiência de jogar muitos jogos em diversas semanas seguidas. Isso significa enfileirar títulos de challengers (mesmo challengers menores, com tenistas mal rankeados) ou pelo menos campanhas longas num curto espaço de tempo e faz parte da curva de aprendizado e do desenvolvimento físico de campeões. Vejo muito torcedor querendo “proteger” o Fonseca dessas questões, mas para ser um tenista top ele vai ter que se acostumar com esse tipo de pressão física e mental por vitórias desde muito cedo.
Sem entender porque Fonseca não quis mais jogar torneios este ano. Jogou a chance de disputar o NextGen fora.
Provavelmente Fonseca e sua equipe já sabiam que o francês Fils não iria participar do Next Gen Finals, o que permitiria ao brasileiro se classificar mesmo ocupando a 8ª posição.
O João vai entrar e vai ganhar. Vai carca fumo em todo este povo meia boca. Arrasa Fonsecão.
Também acho que se ele entrar ele pega esse campeonato.