Feira de Santana (BA) – O catarinense André Baran e o italiano Michele Cappelletti, atuais campeões mundiais, acabaram com a sequência de títulos seguidos da dupla número 1 do mundo formada pelo francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto marcando 5/7, 6/4 e 10-4 na decisão da chave masculina do ITF BT 400 de Feira de Santana (BA. A competição foi disputada na Academia Smash, com premiação total de US$ 35 mil e 470 pontos no ranking mundial às duplas campeãs.
Baran e Cappelletti tinham perdido as quatro últimas finais entre eles, duas este ano, e erguem o primeiro troféu juntos em 2025. Cappelletti se isola como o maior vencedor do beach tennis, com 89 títulos e Baran fatura o 39º.
“Muito feliz com esse resultado. É muito bom voltar a vencer, nunca perdemos essa essência de competir, de brigar. O esporte é isso, tem dias ruins em que é preciso ajustar a rota, recalcular. Gianotti e Spoto são uma grande dupla, estou muito feliz em ter podido derrota-los hoje”, celebrou Baran.
“Muda bastante essa vitória. Estávamos em dificuldades físicas e mentais, batemos um papo reto e educado. Concordamos em não concordar em algumas coisas, faz parte da vida. Quero agradecer o Ale (Buccelli, técnico) que sempre está no meio de nós nos ajudando a resolver. Para ganhar deles precisamos estar nos 300% e hoje conseguimos, tínhamos perdido duas vezes, pois eles são maravilhosos”, completou Cappelletti.
No feminino, o título ficou com as russas Anastasiia Semenova e Elizaveta Kudinova, que derrotaram a italiana Veronica Casadei e a espanhola Ariadna Graell por 6/3 e 7/5.
Este é o maior título da dupla russa que derrotou as cabeças de chave 2, as brasileiras Sophia Chow e Vitória Marchezini nas quartas de final e as cabeças de chave 5, a brasileira Marcela Vita e a italiana Flaminia Daina na semifinal.