Feira de Santana (BA) – Jogos eletrizantes marcaram a primeira rodada, nesta quinta-feira, da chave principal do ITF BT 400 de Feira de Santana (BA) na academia Smash, torneio com premiação total de US$ 35 mil e 470 pontos no ranking mundial.
Os baianos fizeram bonito, colocando duas duplas nas oitavas de final do torneio masculino. Augusto Oliveira e Murilo Valadares derrotaram dupla francesa de Paul Gotarda e Maxiem Moretto, ambos no top 50 mundial, por 6/4 e 6/3 e encaram nas oitavas a parceria italiana de Dario Jublin e Andrea Veronesi, responsáveis por eliminarem os cabeças de chave 7, o italiano Diego Bolettinari e o francês Mathieu Guegano.
“Tivemos uma estreia difícil, tentando entender as condições de jogo, da quadra e bola. Agora é ir se adaptando e melhorando a cada rodada. A torcida foi muito importante durante o jogo, conseguiram dar uma energia extra em meio ao calor de Feira de Santana. No mais, descansar e nos preparar para amanhã”, disse Valadares.
Em duelo totalmente baiano mais drama em quadra com vitória dos qualifiers Lucas Cavalieri e Matheus Giovannini sobre o feirense Silas Cerqueira e Paulo Kienby, de Salvador, por 6/4, 4/6 e 10-8. “Jogar com atleta da casa, torcida frenética, não é fácil, mas fomos resilientes, fomos pra cima, nenhum jogo com vantagem está perdido. Agradeço ao meu parceiro, jogou muito,” disse Giovannini. Cavalieri completou: “Feliz demais com o trabalho que estou fazendo, sendo persistente, jogo de muitos erros, mas mantivemos a cabeça erguida e pensando positivo.”
Eles enfrentarão justo a dupla número 1 do mundo do francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, que passaram sufoco para derrotar Mateus Buemo e Davi Ballerini por 1/6, 6/1 e 13-11, salvando dois match-points. Esta é a 21ª vitória seguida da dupla, que soma quatro títulos consecutivos. “Jogo muito difícil, um primeiro set bem duro e o segundo, o contrário. No super tie-break, eles pegaram sete bolas na fita e nós umas quatro, sorte para os dois lados”, disse Gianotti.
Já a dupla cabeça de chave 2 não teve problemas contra os italianos Mattia Bazzi e Filippo Boscolo aplicando um duplo 6/1. Os atuais campeões mundiais seguem para as oitavas onde enfrentam os qualifiers Tristano Fratolilo, da Itália, e o jovem brasileiro Augusto Russo.
No feminino, as duplas favoritas avançaram. Rafaella Miiller e Patrícia Diaz, bicampeãs mundiais, fizeram 6/1 e 6/2 sobre Anna Oliveira e Rafaela Narzin e pegam Agatha Wanderley e Yasmine Aires. Sophia Chow e Vitória Marchezini, cabeças 2, marcaram 6/2 e 6/3 sobre Maria Gilli e Marina Ohono e encaram as italianas Giulia Trippa e Michela Romani.
A chave principal segue nesta sexta-feira, com as oitavas a partir das 9h30 e quartas de final não antes de 15h30. As semifinais serão jogadas no sábado a partir de 9h30, com a final feminina a partir de 18h e a decisão masculina às 19h, com transmissão dos canais ESPN e Disney+ . O canal PlayBT no Youtube transmite todo o torneio.