Melbourne (Austrália) – A espanhola Paula Badosa iniciou sua campanha no Australian Open com um susto no começo, mas depois se recuperou e venceu a chinesa Xinyu Wang em sets diretos, com parciais de 6/3 e 7/6 (7-5), em 1h27 de jogo. Ela não perde em uma estreia de Grand Slam desde 2021, quando parou na primeira rodada justamente no Melbourne Park.
Cabeça de chave número 11, Badosa ainda não sabe quem enfrentará na próxima fase e espera pela vencedora do confronto entre a turca Zeynep Sonmez e a convidada da casa Talia Gibson. A espanhola tem como melhor campanha no torneio as oitavas de final alcançadas em 2022.
Badosa sofreu com o saque no início, salvou break-point logo no primeiro game e foi quebrada no terceiro, mas depois de encarar 1/3 no placar, venceu cinco games seguidos, com duas quebras, para abrir 1 a 0. Na segunda parcial, ela viu Wang sacar em 5/4, novamente se salvou e depois selou a vitória no tiebreak, convertendo o segundo match-point que teve.
Vekic e Fernandez também avançam
Outras favoritas que também passaram pela primeira rodada na Austrália foram a croata Donna Vekic e a canadense Leylah Fernandez, respectivamente cabeças de chave 18 e 30. Assim como Badosa, as duas resolveram suas partidas em sets diretos.
Vekic aproveitou o teto coberto da Margaret Court Arena para entrar em quadra no horário e não ter se jogo atrapalhado pelo mau tempo. A croata derrotou a francesa Diane Parry com duplo 6/4, em 1h43 de confronto. Ela espera agora por quem passar do embate entre a compatriota Jana Fett, que veio do qualificatório, e a tcheca Marketa Vondrousova.
Por sua vez, Fernandez não apenas teve que ficar mais tempo em quadra para bater a ucraniana Yuliia Starodubtseva, em 2h11, mas também teve que esperar a chuva passar para completar a partida. Depois de mais de 6h de paralisação, a canadense triunfou com parciais de 7/5 e 6/4 e agora encara a francesa Chloe Paquet ou a espanhola Cristina Bucsa.