Melbourne (Austrália) – Cheia de surpresas nas primeiras rodadas, a chave masculina do Australian Open já garantiu que um dos quadrifinalistas do torneio em 2025 será inédito. E este tenista não chegará apenas pela primeira vez nas quartas em Melbourne, mas também pela primeira vez em Grand Slam e tudo isso sem ser top 50.
O quadrante que tinha como principais favoritos os russos Daniil Medvedev e Andrey Rublev, respectivamente cabeças de chave 5 e 9, viu não apenas os dois serem eliminados por promessas da nova geração, mas também os demais pré-classificados caírem nas duas primeiras rodadas.
Entre os quatro que estão na terceira rodada e brigam por um lugar nas quartas neste pedaço da chave, o italiano Lorenzo Sonego, algoz do carioca João Fonseca, é o que tem o melhor ranking, ocupando atualmente apenas a 55ª colocação, um pouco abaixo da melhor marca da carreira, o 21º lugar alcançado em outubro de 2021.
O segundo mais bem colocado também é um algoz de brasileiro, o húngaro Fabian Marozsan, que na estreia tirou o paranaense Thiago Wild. Curiosamente, ele e Sonego medem forças para ver quem vai chegar nas oitavas e enfrentar o vencedor do duelo entre o jovem norte-americano Learner Tien e o francês Corentin Moutet.
Responsável por surpreender Medvedev na segunda rodada, Tien, de apenas 19 anos, é apenas o 121º do mundo. Seu próximo adversário é o francês Moutet, de 25 anos e atual 69º do mundo.
Dos quatro, apenas dois já chegaram pelo menos às oitavas em Grand Slam. Sonego é o que tem mais experiência nesse assunto, indo até a quarta fase em três oportunidades, duas em Roland Garros (2020 e 2023) e uma em Wimbledon (2021). Moutet tem duas aparições nesta fase, a primeira no US Open de 2022 e a outra ano passado em Roland Garros.
Falei que a chave tava convidativa pro Fonseca. E nas quartas vem o Fritz que nem é tão confiável assim.
Pois é, não cravo vitória de Fritz numa eventual oitavas contra Shelton.
Agora o senhor quer dizer que a chave é fácil, convidativa ??? Como se por acaso Sonego, Tien, Moutet, Marozsan e Fritz não jogassem nada de tênis, fossem apenas aventureiros e fossem até a Austrália a passeio, como passa-tempo, como quem não quer nada ??? Ah, faça-me o favor !!!