Melbourne (Austrália) – O Australian Open já era o torneio de Grand Slam com maior público, mas nesta edição de 2024 obteve uma marca ainda mais notável, ao se tornar o primeiro torneio profissional a superar a casa de 1 milhão de espectadores, tanto para a chave principal como na soma com a semana do qualificatório.
Segundo dados divulgados neste domingo pela Tennis Australia, a federação nacional responsável pela organização, a chave principal recebeu 1.020.763 em seus 15 dias de disputa. Em 2024, o torneio começou num domingo. Ainda assim, a marca supera de longe o recorde do ano passado, que foi de 839.192 para 14 dias.
O qualificatório recebeu 108 mil espectadores a mais do que no ano passado, o que totalizou 1.110.657 para todo o evento, superando os 902.312 da edição anterior.
Ninety minutes until the Australian Open men’s singles final gets underway and Groove Armada are warming up the crowd over at the John Cain Arena (where matches were being played until earlier this week). This really is an extraordinary event. pic.twitter.com/cVtA2EEtId
— Stuart Fraser (@stu_fraser) January 28, 2024
Esses números colocam o Australian Open ainda mais acima do US Open, o segundo colocado, que em 2023 atingiu 799.402 ingressos vendidos nas duas semanas de chave principal. Os Slam de Melbourne e Nova York têm tradicionalmente duas sessões diárias com ingressos vendidos separadamente para os estádios principais.
Roland Garros só aderiu a esse formato há dois anos e em 2023 bateu seu recorde próprio, com 630 mil ingressos vendidos em seus 15 dias. Wimbledon permanece com uma única sessão em seus estádios principais, porém aboliu o domingo de descanso na última edição e passou também a ter 14 dias de atividade, porém se manteve como o quarto em audiência, com 532.651 pessoas.