Auckland (Nova Zelândia) – Os nomes da nova geração mostraram força na rodada desta terça-feira no ATP 250 de Auckland, com vitórias do tcheco Jakub Mensik e do norte-americano Nishesh Basavareddy, ambos superando suas respectivas estreias na competição.
Mensik se tornou o jogador mais jovem a vencer em Auckland desde o canadense Denis Shapovalov em 2018. Ele derrotou o espanhol Pablo Carreño em três sets, com parciais de 6/2, 4/6 e 7/5, e terá agora pela frente o norte-americano Ben Shelton, cabeça de chave número 1.
“É uma ótima sensação vencer. Foi uma partida difícil desde o início. Acabei de chegar de Brisbane e não tive muito tempo para me adaptar, mas estou satisfeito com meu desempenho. Meu oponente jogou muito bem. É difícil vencê-lo da linha de base”, analisou o tcheco.
Dia de destaque também para Basavareddy, que registrou sua primeira vitória em uma chave principal de ATP, derrotando o lucky-loser argentino Francisco Comesana por duplo 6/2. Ele jogará em seguida com o segundo mais bem cotado ao título e atual campeão Alejandro Tabilo.
Veterano Monfils também avança
Em oposição aos triunfos dos jovens tenistas, quem também superou a estreia foi o veterano francês Gael Monfils, de 38 anos, que superou o espanhol Pedro Martinez por 1/6, 7/6 (7-5) e 6/3 para se tornar o jogador mais velho a vencer uma partida em Auckland desde Torben Ulrich, de 42 anos, em 1971.
Semifinalista do torneio em 2013, o francês terá agora pela frente o alemão Jan-Lennard Struff, responsável pela eliminação do chinês Yunchaokete Bu por 6/3 e 6/4. Será a terceira vez que eles se enfrentam e Monfils levou a melhor nos dois embates anteriores.
Cobolli desiste e Norrie é eliminado
Dois nomes importantes que também estavam na chave, Cameron Norrie e Flavio Cobolli se despediram cedo. Cabeça de chave 6. o italiano desistiu no meio do duelo contra o compatriota Luca Nardi quando perdia por 6/2 e 1/1. Já o britânico foi superado pelo argentino Facundo Diaz Acosta com 6/2 e 6/3.
Na segunda rodada, Diaz Acosta terá duelo 100% argentino contra o terceiro favorito Sebastian Baez, ao passo que Nardi enfrentará outro tenista do quali, o belga Zizou Bergs, com o vencedor garantindo boa campanha rumo às quartas de final.
por que o Basavareddy escolheu Auckland, e não o quali do AO?
Ele ganho Convite para a Chave Principal do Australian Open.