Budapeste (Hungria) – Atual campeã do WTA 250 de Budapeste, Maria Timofeeva estreou com vitória no torneio húngaro em quadras de saibro. A jovem russa de 20 anos e 103ª do ranking superou nesta segunda-feira a suíça Simona Waltert, 248ª colocada, por 7/5 e 7/6 (7-3) em 2h19 de partida.
Timofeeva atingiu o melhor ranking da carreira em abril, quando ocupou o 93º lugar, e conseguiu também neste ano sua melhor campanha em Grand Slam na Austrália, chegando às oitavas de final, depois de ter passado por Caroline Wozniacki e Bia Haddad Maia. Com muitos pontos a defender nesta semana, a russa pode perder mais de 50 posições se não fizer boa campanha.
A adversária de Timofeeva nas oitavas será a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich, ex-top 40 e atual 81ª do ranking aos 30 anos, que eliminou a búlgara Viktoriya Tomova, segunda cabeça de chave e 49ª do mundo, com parciais de 2/6, 6/2 e 6/4. O confronto da próxima fase é inédito no circuito.
Smash return, you say? 🫨
What a get from qualifier Gergana Topalova! 💥#WTABudapest pic.twitter.com/1fwRjUKuOW
— wta (@WTA) July 15, 2024
No mesmo quadrante, a holandesa Suzan Lamens eliminou a francesa Varvara Gracheva, cabeça 6 do torneio, com parciais de 6/3 e 6/0. Lamens enfrentará mais uma francesa nas oitavas, Carole Monnet, que bateu a húngara vinda do quali Amarissa Toth por duplo 6/1.
Boa rodada das espanholas
O primeiro dia de jogos em Budapeste foi bom para as espanholas. A cabeça 4 do torneio Sara Sorribes venceu a búlgara vinda do quali Gergana Topalova por 4/6, 6/3 e 7/5. Sua próxima rival é a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, que venceu a russa Kamilla Rakhimova por 3/6, 6/4 e 6/0.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Rebeka Masarova bateu a convidada local Natalia Szabanin por 6/2 e 6/3. Sua próxima rival será a russa Elina Avanesyan, algoz da polonesa Magdalena Frech, cabeça 5 do evento, com parciais de 7/6 (7-5) e 6/4.