PLACAR

ATP oficializa Next Gen Finals na Arábia Saudita

Foto: Peter Staples/ATP Tour

Londres (Inglaterra) – Nesta quinta-feira a cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, foi oficialmente anunciada como sede do Next Gen ATP Finals entre 2023 e 2027. O torneio acontecerá durante cinco dias na King Abdullah Sports City em quadra dura coberta.

Após cinco edições do torneio em Milão, a estreia em terras sauditas acontecerá em 28 de novembro, com a final marcada para 2 de dezembro. A premiação será recorde, distribuindo US$ 2 milhões em dinheiro.

Além de entregar prêmios em dinheiro recordes aos jogadores, a candidatura de Jeddah, liderada pela Federação Saudita de Tênis (STF), faz história como o primeiro evento oficial de tênis profissional a acontecer no país, que tem investido muito dinheiro em várias modalidades esportivas nos últimos tempos.

O dinheiro saudita entrando no circuito divide opiniões. Os críticos acusam o país de usar o esporte para ajudar a melhorar sua imagem, que foi prejudicada por alegações de violações dos direitos humanos. Uma dessas preocupações está relacionada aos jogadores LGBT que jogam no país.

Chris Evert e John McEnroe são duas lendas do tênis que já se manifestaram contra a aproximação saudita, O britânico Andy Murray também está deste lado. Em contrapartida, o australiano Nick Kyrgios defende a injeção saudita de dinheiro no circuito.

Presidente da ATP, Andrea Gaudenzi comemorou a ampliação do circuito para um novo país. “A ATP é verdadeiramente global e explorar novos mercados é fundamental para o crescimento. Levar o Next Gen Fonals para Jeddah é a nossa chance de inspirar novos fãs, em uma região com uma vasta população jovem, e unir o público em torno do tênis”.

“Estamos extremamente orgulhosos que a ATP tenha escolhido Jeddah para sediar um evento de tênis tão importante e entusiasmados em colaborar para promover as estrelas em ascensão mais promissoras da ATP”, destacou Arij Mutabagani, presidente da Federação Saudita de Tênis.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Karlovic oficializa aposentadoria e recebe homenagem da ATP

O melhor duelo entre Djokovic e Murray? Reveja Qatar em 2017

PUBLICIDADE