Londres (Inglaterra) – Vários astros da ATP dedicaram tempo a causas beneficentes em 2024, aproveitando seu sucesso em quadra para retribuir. Jogadores como Andrey Rublev, Carlos Alcaraz e Casper Ruud não se concentraram apenas em vencer partidas, mas também em arrecadar fundos para uma variedade de organizações beneficentes.
Em março, Rublev lançou a sua fundação, com o objetivo de apoiar crianças com doenças críticas. A missão da fundação é arrecadar fundos e fornecer recursos que ajudem essas crianças a superar desafios, capacitando-as a atingir seu potencial máximo. A linha de roupas de Rublev, Play for the Kids, que ele lançou em dezembro de 2023, arrecadou mais de US$ 150 mil em seus primeiros meses, servindo como financiamento inicial da fundação.
Em abril, Alcaraz seguiu o exemplo, estabelecendo a Carlos Alcaraz Garfia Foundation. Semelhante à fundação de Rublev, a iniciativa de Alcaraz é focada em melhorar a vida de crianças necessitadas. Com sede em El Palmar, a fundação está trabalhando para desenvolver programas que ofereçam suporte às crianças, ao mesmo tempo em que promove oportunidades de networking e soluções inovadoras. Um dos primeiros sucessos da fundação inclui iniciativas esportivas sociais que já alcançaram mais de 120 crianças, promovendo oportunidades iguais para jovens desfavorecidos.
“Acredito que os atletas estão em uma posição privilegiada e temos a responsabilidade de ajudar os necessitados, especialmente melhorando suas infâncias”, disse Alcaraz no lançamento da fundação. “Estamos começando com passos pequenos, mas significativos, para fazer uma diferença duradoura na vida daqueles que mais precisam.”
Ruud, atualmente classificado em 6º lugar no ranking ATP, está envolvido com a W Initiative, uma organização humanitária dedicada a melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens de diversas origens. Como Embaixador Global desde 2022, Ruud participou do evento anual da entidade em setembro, realizado em Oslo. O evento arrecadou uma doação de 1 milhão de NOK (US$ 95.000) para a Furuset IF Tennis, organização cujo trabalho se alinha com a missão da W Initiative de aumentar as oportunidades para os jovens.
“Eu já estava ciente dos excelentes resultados esportivos aqui, mas depois de hoje, eu realmente entendo o porquê”, disse Ruud no evento. “O trabalho que eles estão fazendo com crianças e jovens é incrível.”
Além disso, Alex de Minaur e Katie Boulter se ofereceram como voluntários no Miami Open Unites anual, juntando-se aos Hubert Hurkacz, Holger Rune e Alexander Zverev para ajudar em uma missão de resgate local. Eles participaram do plantio de sementes para doações de alimentos para os necessitados.
Hurkacz também doou 100 euros para cada ace que acertou entre setembro e novembro para apoiar as vítimas das devastadoras enchentes na Polônia, enquanto o especialista em duplas Marcus Daniell prometeu 50 por cento de seu prêmio em dinheiro de 2024 para caridade. Daniell, fundador da High Impact Athletes, está comprometido em orientar os atletas para as causas beneficentes mais eficazes.