São Paulo (SP) – A tradicional enquete “Melhores do Ano”, realizada continuamente por TenisBrasil desde o ano 2000, apontou que tanto a maioria dos internautas como a dos especialistas convidados considera que a aposentaria de Rafael Nadal e a ascensão definitiva de Aryna Sabalenka foram os “fatos de 2024” do tênis internacional.
É bem verdade que a conquista do ouro olímpico por Novak Djokovic também teve votação expressiva e ficou bem próxima no voto popular. Já os dois títulos da bielorrussa e consequente liderança do ranking foram unânimes e por longa margem sobre a campanha olímpica de Qinwen Zheng.
Nesta primeira parte da análise dos resultados, também venceu por ampla margem os dopings de Jannik Sinner e Iga Swiatek como “polêmicas”, Já no quesito de quem teve recuperação mais relevante, o público ficou com Danielle Collins sobre Paula Badosa e os especialistas, com Karolina Muchova sobre Collins.
Os dois painéis apontaram Taylor Fritz e Jasmine Paolini como os jogadores de maior evolução técnica na temporada e destacaram Stefanos Tsitsipas e Ons Jabeur como principais decepções.
Confira os resultados percentuais destas categorias. Votaram 2.432 internautas e 42 especialistas: Adriano Ferreira, Alexandre Cossenza, Aliny Calejon, Andrea Vieira, Carlos Omaki, Chiquinho Leite Moreira, Domingos Venâncio, Eduardo Faria, Eloi Silveira, Eloy de Souza, Emerson Lima, Fabio Silberberg, Fabrizio Gallas, Felipe Priante, Fernando Meligeni, Flávio Saretta, Gustavo Loio, Gustavo Zanette, José Nilton Dalcim, Leo Azevedo, Letícia Sobral, Luiz Fernandes, Luiz Procópio Carvalho, Marcelo Meyer, Mário Sérgio Cruz, Matheus Dalcim, Mauro Menezes, Nelson Aerts, Otávio Maia, Patrícia Medrado, Paulo Cleto, Paulo Wildmann, Renan Justi, Renato Messias, Ricardo Acioly, Sabrina Giusto, Sheila Vieira, Sylvio Bastos, Thomaz Bellucci e Vitor Bara.
Muito legal a proximidade matemática entre a visão “popular” e a dos especialistas. Parece mostrar que o povo que acompanha TENISBRASIL tem boa visão geral.
Nadal que me perdoe, mas o fato do ano foi a medalha de ouro de Djokovic em París. Foi o que mais teve visibilidade no tênis este ano.
Foram dois fatos interessantes. Um pelo lado positivo e outro pelo lado negativo.
E ainda assim na enquete com centenas de pessoas votando o fato do ano foi a aposentadoria do Nadal, o mesmo com os especialistas. O fato de voce ter opinião diferente não muda a realidade. Mas como a reportagem explica. A medalha de Djokovic tambem teve votação expressiva, sendo o segundo fato do ano segundo a opinião da maioria.
Eu acho que a cerimônia de aposentadoria do Nadal deixou muito a desejar… Foi muito triste em comparação ao que ele deveria receber.
Aposentadoria do Nadal estava pra ser anunciada a qualquer hora. Só tava ali por questões comerciais. Era um aposentado em quadra. O fato do ano foi a medalha Olímpica do GOAT!
E essa é a sua opinião, que não é a opinião da maioria dos internautas que votou nem dos especialistas. Acho hilario as pessoas que não aceitam a realidade. Voce pode não concordar, mas não pode mudar os fatos com a sua opinião.
Acredito que a Gauff também foi uma decepção, não ganhou nenhum slam no ano e não foi um destaque, não assumindo uma posição de grande importância.