Linz (Áustria) – Depois de bater na trave em duas ocasiões, a russa Ekaterina Alexandrova enfim comemorou o título do WTA 500 de Linz, disputado sobre piso sintético coberto na Áustria. Atual número 30 do mundo, a cabeça de chave 4 do torneio superou na final deste domingo a ucraniana Dayana Yastremska, 72ª colocada e quinta principal inscrita, pelo placar 6/2, 3/6 e 7/5 em 2h11 de jogo.
Aos 30 anos de idade, Alexandrova levanta o quinto e mais importante troféu da carreira, sendo o terceiro em quadra dura e o primeiro de nível 500. Antes, ela havia vencido quatro eventos 250: em Shenzhen 2020, Seul 2022 e o bicampeonato na grama de ‘s-Hertogenbosch, em 2022 e 2023. A russa também disputou outras quatro finais no circuito, duas delas no próprio evento de Linz, tendo ficado com o vice-campeonato em 2018 e na temporada passada.
“Este torneio sempre foi especial para mim, e realmente amo jogar aqui todas as vezes. Agora, finalmente, depois de chegar à final pela terceira vez [sou campeã]. Estou super satisfeita e feliz, e este lugar vai ser especial e mágico para mim o tempo todo”, destacou na cerimônia de premiação.
Ex-top 15, Alexandrova subirá cinco posições no ranking após a campanha desta semana, retornando para o 25º lugar. A russa ainda embolsará uma premiação de 142,6 mil euros.
Por sua vez, Dayana Yastremska continua com seu jejum de títulos, que já seis temporada. Dona de três conquistas na elite do circuito, ela não levanta um troféu desde 2019, quando triunfou em Hua Hin e Estrasburgo. A ucraniana de 24 anos também venceu em Hong Kong em 2018. Ex-número 21 do mundo, ela ocupa apenas a 72ª posição atualmente, mas dará um ótimo salto nesta segunda-feira, retornando para o 50º lugar. De quebra, ainda levará para casa um cheque de 87,8 mil euros.
Third times the charm! ✨🏆✨
Alexandrova wins the championship in her third final appearance in Linz! #WTALinz pic.twitter.com/XRtV69KNyZ
— wta (@WTA) February 2, 2025
Parabéns alexandrova
Parabéns Ekaterina, pela persistência e finalmente conquista deste torneio WTA 500, recheado de pontos substantivos e como cereja um prize money deveras suculento.
A música do Fantástico fica prá outra ocasião.
Linda e joga demais
É bonita mesma.
como dizem os jovens, que gata essa Alexandrova e que cheque bom! quase R$800.000,- pra comemorar! parabéns!
destaque para Alexandrova que, na cerimonia de premiação, teve a gentileza de cumprimentar elogiando sua adversária, coisa que a grosseria da ucraniana ignorou (como se não tivesse jogado ccntra outro ser humano)
Parabens Ekaterina (mesmo que a sua torcida esteja proibida de levar bandeira do seu pais natal)
As ucranianas com mais projeção são todas deselegantes. Uma menos conhecida cumprimentou a adversária russa ao final do jogo e foi punida pela Federação de Tênis do país, que está ficando cada vez mais miserável em todos os sentidos.