Andreeva supera início ruim, vira e é campeã de Indian Wells

Mirra Andreeva conquistou já dois WTA 1000. Foto: Jared Wickerham/BNP Paribas Open

Indian Wells (EUA) – Com mais uma grande campanha em um dos maiores palcos do tênis mundial, a adolescente Mirra Andreeva é campeã do WTA 1000 de Indian Wells. Depois de ser dominada por Aryna Sabalenka no início da partida e sair atrás no placar, a russa buscou a reação e marcou uma virada pelo placar de 2/6, 6/4 e 6/3, em 2h04 de partida.

Aos 17 anos e 321 dias, ela se torna a terceira tenista com menos idade a triunfar no deserto californiano, atrás apenas de Martina Hingis (com 17 anos e 166 dias em 1998) e Serena Williams (com 17 anos e 169 dias em 1999). Ela é também a quinta jogadora a disputar a final do torneio antes de completar 18 anos, algo que Monica Seles (vice em 1991) e Kim Clijsters (vice em 2001) também conseguiram.

Responsável pela eliminação de Iga Swiatek na semifinal e pela derrota de Aryna Sabalenka na decisão, a adolescente russa se torna a terceira jogadora com menos de 18 anos, nas últimas quatro décadas, a derrotar a número 1 e a número 2 do mundo em um único torneio. Antes dela, Steffi Graf havia batido Martina Navratilova e Chris Evert em Key Biscayne 1987, e Serena Williams havia eliminado Lindsay Davenport e Martina Hingis no US Open de 1999.

Desde a introdução do atual formato do circuito feminino, em 2009, Mirra é a jogadora mais jovem a alcançar finais consecutivas de WTA 1000, já que ela também foi campeã em Dubai no mês passado. Além disso, ela se torna a tenista mais nova a derrotar a número 1 do mundo vigente em uma final de qualquer evento da WTA desde que a compatriota Maria Sharapova venceu Lindsay Davenport em Tóquio 2005.

Por fim, a tenista de 17 anos se torna a líder isolada de vitórias na temporada 2025, agora com 19 triunfos, deixando para trás Iga Swiatek e Madison Keys, ambas com 18. Atual número 9 do mundo, Andreeva saltará para o sexto lugar e registrará seu novo recorde pessoal no ranking. De quebra ela, fatura uma premiação de US$ 1.127.500.

Do outro lado, Aryna Sabalenka amarga o vice-campeonato de Indian Wells pela segunda vez, repetindo o resultado de 2023, quando perdeu o título para Elena Rybakina. Esta foi sua 11ª final de WTA 1000, tendo agora sete vitórias e quatro derrotas. No total da carreira, ela segue com 18 troféus.

Hoje com 1.091 pontos de vantagem sobre Iga Swiatek no ranking, a bielorrussa ampliará essa diferença para 2.231 pontos a partir desta segunda-feira. Além disso, ela também leva para casa um cheque no valor de US$ 599.625.

Aryna domina no início, mas Mirra reage

Antes de começar a construir sua vitória no primeiro set, Sabalenka passou por um momento complicado ainda no terceiro game da partida, precisando salvar quatro break-points. Isso acabou elevando o moral da bielorrussa, que na sequência obteve uma quebra de zero e abriu vantagem no placar.

Visivelmente tensa, Andreeva não conseguia encaixar suas bolas, em especial o primeiro serviço, com apenas 56% de acerto. No oitavo game, novamente ela teve dificuldades com o saque e acabou sofrendo a segunda quebra, esta definitiva e que deu a vitória à Sabalenka na parcial.

Assim como set anterior, Sabalenka começou a segunda parcial levando um susto, precisando salvar mais três break-points. No entanto, no terceiro game, a bielorrussa não escapou e viu Andreeva conquistar sua primeira quebra na partida. A jovem russa ainda enfrentou dois breaks contra no sexto game, mas evitou ambos, o segundo com uma dificílima cruzada de esquerda no quadradinho, se esticando toda.

A mudança comportamental da adolescente a deixou mais confiante e seu jogo mais fluído, acertando winners e protagonizando outros belos lances. Do outro lado, Sabalenka estava mais instável, cometendo erros não forçados e demonstrando certa irritação. Com uma quebra atrás, ela não conseguiu reagir e acabou sofrendo o empate.

Com isso, a decisão foi para o terceiro set, que começou com três quebras de serviço seguidas, deixando clara a tensão que tomava conta de ambos os lados das quadra. Melhor para Mirra Andreeva, que superou o saque da adversária por duas vezes e abriu vantagem. A partir daí, a adolescente controlou com frieza os games de serviço e conquistou uma nova quebra no nono game para selar a vitória e o título.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por WTA (@wta)

Subscribe
Notificar
guest
42 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fernando Venezian
Fernando Venezian
10 meses atrás

Pega essa campanha: Rybakina, Svitolina, Swiatek e Sabalenka! Apenas 17 anos! Simplesmente assombroso!

Luciano K
Luciano K
10 meses atrás
Responder para  Fernando Venezian

Colocando todo TOP 10 no bolso. Dá mesma forma, tem muita técnica….vai muito longe essa tenista.

Eduardo Paulino
Eduardo Paulino
10 meses atrás
Responder para  Fernando Venezian

Ganhou da Tauson também

Joaz Magalhães
Joaz Magalhães
10 meses atrás
Responder para  Fernando Venezian

Impressionante! Um título com autoridade .

Craig
Craig
10 meses atrás

E assim a Andreeva vai se tornando o Joãozinho da WTA, atraindo todos os holofotes e agitando as expectativas no circuito.
Um “desabafo”: Terceiro game, ela perde vários break points, e pronto!!! De acordo com Meligeni e Teliana, Sabalenka já tinha ganhado, pois Andreeva estava fora do jogo, sem mental, sem maturidade, nervosa e etc. Putz, não bastasse falarem demais, ainda falam “bullshit” demais.
Quem teve o privilégio de vir uma virada histórica da russinha contra a Parry num Ausopen e quem tem acompanhado ela de perto, sabe muito bem que ela tem uma estabilidade emocional e resiliência maior que a maioria das jogadoras experientes do circuito.
Mirra já veio pra ficar e é satisfatório demais assistir ela.

Fábio
Fábio
10 meses atrás
Responder para  Craig

Na verdade, torço para que João Fonseca seja a Mirra Andreeva do masculino (tá no caminho), e que passe a ter um pouco da frieza da russa para fechar sets/jogos.

Luciano K
Luciano K
10 meses atrás
Responder para  Fábio

Sim, mas ele precisa apenas domar um pouco do seu nervosismo. Tem potencial grande para se tornar um excepcional tenista. A conferir.

Fábio
Fábio
10 meses atrás
Responder para  Luciano K

Talvez o ponto seja quanto ao tempo que leva para se reencontrar. Pois do primeiro para o segundo set ela se reencontrou. Sem dúvidas, isso pode custar caro dependendo do contexto do jogo. Para hoje, ainda houve tempo.

Craig
Craig
10 meses atrás
Responder para  Fábio

Rapaz, vdd!!!

Fábio
Fábio
10 meses atrás
Responder para  Craig

E realmente, os comentários na transmissão da ESPN foram tenebrosos. Bons tempos da dupla Eusébio/Dácio ou Maria Esther no SporTV.

Luciano K
Luciano K
10 meses atrás
Responder para  Craig

Sim….veio para ficar e vai fechar o ano como TOP 1.

Sergio
Sergio
10 meses atrás
Responder para  Craig

Concordo com o comentário sobre o Meligeni. Não é de hoje que ele se precipita a palpites sem pé e nem cabeça. Nem parece que foi um ótimo tenista.

Vivi
Vivi
10 meses atrás

O que é essa menina? Joga demais!! E o mental, então?! Gosto que ela não se intimida com ninguém, vai lá e faz o que tem que fazer. Se continuar nesse ritmo, vai alcançar o topo rapidinho. Já está na sexta posição, pra chegar no top 3 é um pulo.
Torço pra Iga, mas o frescor que essa menina traz, faz muito bem para o circuito!

Luciano K
Luciano K
10 meses atrás
Responder para  Vivi

E um detalhe…não é adepta da pancadaria…tênis com muita técnica e golpes com ampla variação de jogadas

Vicentina
Vicentina
10 meses atrás
Responder para  Luciano K

Concordo migo, as duas fizeram um jogo com muita habilidade, talvez falte a Iga aprender a usar habilidade de variação de jogadas como você mesmo disse.

Ichiwaki
Ichiwaki
10 meses atrás
Responder para  Vicentina

Iga é só pancadaria !

Vicentina
Vicentina
10 meses atrás
Responder para  Vivi

Miga que final viu, pois foi emocionante diferente da vergonha que a Keys fez na semi e as duas hoje jogaram muito, então confesso que eu torcia pra Keys,mas nessa final torci para a menina russa só que o que vi hoje foi jogo com intensidade, grandes habilidades e tenso proposto por elas que a Andreeva mereceu muito,muito. Pelo que li você torce pra Iga,mas desculpa miga Sabalenka e Andreeva( com só 17 anos) jogam muito mais do que a Iga porque elas são muito talentosas e fazem coisas que a Iga não sabe fazer, não acho a Iga ruim como muitos falam aqui só que a Sabalenka e Andreeva mostraram que tem um tênis melhor. Poxa, que final ótima que vimos, espero ver mais finais assim. Obrigada.

Sergio
Sergio
10 meses atrás

Monumental essa campanha e este título da Andreeva. Indiscutivelmente uma postulante a ser a número um do mundo. Parabéns à russa.

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
10 meses atrás

Espetacular. Essa Andreeva joga demais. Um fenômeno com apenas 17 anos. Veio para brigar pelo top do ranking. Futura número 1. Não tem medo de cara feia e gritaria. Estava torcendo p ela é foi só alegria.

Luciano K
Luciano K
10 meses atrás
Responder para  DENNIS SILVA

Pena que a Barty se apisentou. Bem possível de ocorrer duelos memoráveis.

Luciano K
Luciano K
10 meses atrás

Mirra é um fenômeno!! Vai terminar o ano como TOP 1. Talento excepcional e incomparável. Colocando todo TOP 10 no bolso!

Celio
Celio
10 meses atrás

Essa menina quando ganhar confianca vai dominar o tenis feminino, ela ainda é muito jovem. Nos que consideramos o Fonseca um prodigio com 18 anos, imagine ela com 17 anos e ja ganhando um Master 1000 encima da numero um e dois.

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
10 meses atrás
Responder para  Celio

Realmente é algo extraordinário. Totalmente fora da curva. Fenômeno

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
10 meses atrás

É isso aí!!!
Incrível garota.

Luciano K
Luciano K
10 meses atrás

Como é bom ver uma tenista jovem e que tem muito a evoluir demonstrando qualidades técnicas e que não vive de pancadaria. Vida longa a Mirra Andreeva, vai se tornar uma das maiores da história do circuito

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
10 meses atrás

Parabéns Mirra Andreeva. Foi campeã batendo as nºs 1 e 2 do mundo. Título merecido e incontestável.

João
João
10 meses atrás

Dois MMs que ficarão na história. Messi que já está e Mirra que está entrando.

Arthur
Arthur
10 meses atrás

Gostaria de saber pq não aparece a bandeira dos países de sabalenka e Andreeva?

Luciano K
Luciano K
10 meses atrás
Responder para  Arthur

Em função do conflito contra a Ucrânia. A Rússia pela invasão e a Belarus por dar suporte às tropas russas para a invasão do território ucraniano.

Realista
Realista
10 meses atrás

Vi um pouco do jogo e ela evoluiu bastante.
Lembro quando ela jogou com a Bia Haddad e ainda era bem jovem e jogava bem abaixo do que hoje em dia e ganhou da nossa compatriota, que por sinal não evoluiu desde a derrota pra russinha

Luciano K
Luciano K
10 meses atrás
Responder para  Realista

Bia parece que atingiu o teto infelizmente. Precisa reciclar seu jogo.

Victório Benatti
Victório Benatti
10 meses atrás

Minhas preces deram certo!
Torci muito para a Mirra.
E não é que a russinha ganha da Sabalenka, e ainda por cima, de virada!
Fez 6 aces e tomou 1.
Segurou a pancadaria da Sabalenka até ela cansar!
Depois mandou ver…
Sensacional esta garotinha.
Um verdadeiro exemplo para as futuras tenistas.
O que esta Conchita trabalha na equipe da Mirra, não está escrito.
Que belo time tem a Mirra.
Parabéns!
Mereceu muito a vitória.

Marcos RJ
Marcos RJ
10 meses atrás

O que que significa esse “quadradinho”?

Luciano K
Luciano K
10 meses atrás

Vai subir….bem provável que tenha um reinado na WTA.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
10 meses atrás

Andreeva, você é uma verdadeira Mirravilha.

Ramires
Ramires
10 meses atrás

Sabalenka pipocou odeiei kkkkkkkkkkkkkkk, mas parabéns a mirra jogou muito bem

Rossini
Rossini
10 meses atrás

Como ela melhorou do AO pra cá. Lá ele teve umas paradas nervosas, mas nesse IW a menina voou.
Essa menina é uma russa que não só bate plano na bola, tipo Dinara Safina, Vaidisova, Cibulkova. Conchita fazenda um ótimo trabalho com a menina.

Luiz Afonso
Luiz Afonso
10 meses atrás

O melhor de tudo: a russa não é adepta da gritaria! Muito chato assistir jogos da Sabalenka e de outras, que a cada golpe na bolinha parece que vão ter um filho…
Como é bom assistir aos golpes da Mirra, onde o que impera é o som da bolinha na raquete.

Sergio
Sergio
10 meses atrás
Responder para  Luiz Afonso

Mas é o estilo de cada um. Tem a ver com enorme esforço despendido para o golpe. Esses dias estava assistindo a um jogo antigo no YouTube entre o Nadal e o Djokovic. Os dois urravam a cada pancada na bola. O mesmo eu vi na final do AO de 2022 entre Nadal e Medvedev. Tem momentos em que o esforço é tão grande que o grito sai natural. Falo isso como ex-atleta também.

Realista
Realista
10 meses atrás
Responder para  Sergio

Não tem nada a ver com esforço, acho que você nunca jogou tenis…
Alguns gritam pq acreditam que pode imprimir mais potência por causa disso.

Sergio
Sergio
10 meses atrás
Responder para  Realista

O que você entende de esforço? Nada. Não foi atleta como eu. Não é formado em Educação Física como eu. Vai estudar um pouquinho antes de discutir comigo.

Paulo H
Paulo H
10 meses atrás

Que treinadora é Conchita Martinez! Depois de uma sequência brilhante com Muguruza, passou a treinar a russa e já a leva ao 6o lugar do ranking antes dos 18 anos

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.